Presidente de Cabo Verde e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares instalam Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial

São Paulo, SP. 3/8/2021 –

Em sua segunda visita à instituição comunitária de ensino, Jorge Carlos Fonseca recebe a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro.

Em sua segunda visita à instituição comunitária de ensino, Jorge Carlos Fonseca recebe a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro. “É uma coincidência feliz estar no Brasil e poder participar da instalação do Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial, porque o mundo em que vivemos é complexo, com altos e baixos, com alguma dose de imprevisibilidade. Por isso, apoio e empresto minha solidariedade moral à Universidade Zumbi dos Palmares e ao reitor Jose Vicente, por esta iniciativa e a tudo que vem sendo feito em prol de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática”. A afirmação é do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que, na tarde deste sábado (31/7), visitou pela segunda vez a instituição comunitária de ensino superior e, ao lado do reitor, instalou o novo Centro.

O presidente do país africano disse ainda que “quando vejo a criação de um centro como esse percebo que as metas de justiça, equidade e igualdade são uma luta comum e permanente. Nada está adquirido, infelizmente”. Ele destacou também que “a democracia rima com igualdade de gênero e racial e com o combate à desigualdade social, que é inaceitável”.

Já o reitor José Vicente disse que “estamos e continuamos sendo bastante desafiados a construir caminhos para uma pátria igualitária. Mas com esse grupo, vamos contribuir para a realização desses propósitos”. E desejou que, quando Fonseca voltar ao Brasil, “já tenhamos virado essa página”.

Sobre o Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial, o reitor afirmou acreditar que “vai produzir respostas para esses problemas” e lembrou que, mesmo durante o isolamento social exigido pela pandemia de covid-19, a letalidade policial continuou e que “78% dos jovens mortos eram negros”.

Integrante do novo Centro, o ex-ministro Aldo Rebello enfatizou que “em nome dos demais membros, saúdo a iniciativa de sua criação, bem como os feitos da Universidade Zumbi dos Palmares e do reitor José Vicente pela luta em favor das causas sociais”.

Ao final da cerimônia, o reitor e a secretária de Justiça da cidade de São Paulo, Eunice Prudente, entregaram ao presidente de Cabo Verde a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro.

Também participaram do evento o cônsul de Cabo Verde em São Paulo, Emanuel Rocha; o ex-secretário da Justiça de São Paulo, Antônio Claudio Mariz de Oliveira; o ouvidor da Polícia de São Paulo, Eliseu Lopes; o secretário executivo do Clima, Fernando Pinheiro Pedro; Adriana Vasconcelos e Rodrigo Massi, representando a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy; Felipe Costa, que representou o secretário da Educação de São Paulo, Fernando Padula; e Ingrid Soares, representante do secretário Municipal de Cultura, Alê Youssef.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial tem como objetivo orientar e realizar debates e estudos voltados para o estabelecimento de políticas públicas e privadas antirracistas e de promoção da igualdade racial no âmbito da segurança pública e privada e da justiça.
O Centro é integrado por oito ex-ministros: Luiz Carlos Bresser Pereira/Fazenda (1987); Cristovam Buarque/Educação (2003-2004); Aldo Rebelo/Defesa (2015-16); Raul Jungmann/Segurança Pública (2018); José Henrique Paim/Educação (2014-2015); José Eduardo Cardoso/Justiça (2011); Edson Santos/Igualdade Racial (2008-2010); Elói Ferreira/Igualdade Racial (2010-2011) e Luís Inácio Adams/Advocacia Geral da União (93-2017).
Participam também juristas, educadores, médicos, antropólogos, físicos, artistas e profissionais das áreas da segurança pública e justiça.

Website: http://www.zumbidospalmares.edu.br

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Sign up to best of business news, informed analysis and opinions on what matters to you.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Grato pela assinatura! Verifique seu e-mail para obter mais instruções.
Sair da versão mobile