Pesquisa do IBGE aponta que produção industrial cresceu em 11 dos 15 locais avaliados em maio de 2021

São Paulo 26/7/2021 –

Crescimento na indústria de São Paulo reflete no cenário nacional

De acordo com dados levantados pela “Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional”, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no dia 8 de julho, a produção industrial apresentou aumento em 11 dos 15 locais pesquisados na transição de abril e maio. Na cidade de São Paulo, o maior parque industrial do Brasil, o crescimento foi de 3,9%.

Os outros crescimentos foram em Goiás com 4,8%; Minas Gerais, 4,6%; Ceará, 4,4%; Rio de Janeiro, 4,3%; Mato Grosso, 3,4%; Espírito Santo, 2,1%; Pernambuco, 1,4%; Amazonas, 0,5%; Rio Grande do Sul, 0,3%; e Santa Catarina, 0,1%. Já as retrações ocorreram na região Nordeste, com -2,8%; Pará, -2,1%; Bahia, -2,1%; e Paraná, -1,4%. Em relação à média global, a indústria brasileira avançou 1,4% em maio se comparado ao mês de abril.

Comparação anual

A produção da indústria apresentou crescimento em 12 dos 15 locais analisados em maio deste ano se comparado a maio de 2020, de acordo com o IBGE, que também apontou que o mês de maio de 2021 contou com um dia útil a mais que maio do ano passado, refletindo positivamente na produção. Apesar disso, a explicação central para os resultados altos é a comparação baixa.

O órgão divulgou que, em maio de 2020, várias plantas industriais estavam paradas por conta da pandemia da Covid-19, o que afetou diversos setores, como os que produzem lubrificantes industriais. O IBGE também apontou que o mês de maio de 2020 mostrou o segundo pior patamar industrial da pesquisa, ficando atrás apenas de abril do mesmo ano.

Indústria de São Paulo cresce 3,9% em maio e influencia no desempenho nacional

O parque industrial de São Paulo, o principal do país, superou a queda de 4,8% em sua produção de abril e apresentou alta de 3,9% no mês de maio. O estado foi a principal causa para o crescimento de 1,4% na produção industrial do Brasil em maio, se comparado a abril. A indústria de São Paulo, que equivale a 24% do total do Brasil, acarreta um bom desempenho nos setores alimentícios e derivados de petróleo, de acordo com o IBGE. Apesar do crescimento observado no mês de maio, não foi o suficiente para recuperar a queda de abril em relação à produção industrial.

Durante este ano, a indústria de São Paulo apresentou muitos altos e baixos em relação a sua produção devido à restrição no funcionamento ocasionada pela pandemia da Covid-19. No início do ano, apresentou alta de 1,1% no mês de janeiro e, logo em seguida, retração de 1,4% no mês de fevereiro. Em março, teve variação de 0,5%. Os dados do IBGE divulgados também apresentaram uma revisão no desempenho industrial do mês de abril. Anteriormente, foi apresentado que a queda de produção foi de 3,3% na série em relação a março, mas foi revista para 4,8%.

Website: https://www.efficaxbrasil.com.br/

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Sign up to best of business news, informed analysis and opinions on what matters to you.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Grato pela assinatura! Verifique seu e-mail para obter mais instruções.
Sair da versão mobile