ABES-SP estimula a qualificação dos profissionais do setor de saneamento

São Paulo 24/9/2021 –

Com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, o setor exige cada vez mais dinamismo e inovação. A fim de contribuir com esse momento de transformações, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) vem realizando uma série de cursos e webinares promovendo a qualificação contínua.

O Brasil tem vivenciado grandes desafios com o enfrentamento da pandemia de covid-19 e o saneamento ambiental tem tido papel fundamental nas iniciativas para superar a pandemia. O setor é um componente essencial para desenvolver o país de forma sustentável e, para que esse desenvolvimento acelere, é preciso investir em novas tecnologias e na capacitação dos profissionais da categoria. Com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, o setor exige cada vez mais dinamismo e inovação.

A fim de contribuir com esse momento de transformações, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental – ABES Seção São Paulo (ABES-SP) vem realizando uma série de cursos e webinares promovendo a qualificação contínua.

Utilizando a tecnologia e a comunicação, que permitem realizar os cursos em formato online, a ABES-SP vem investindo ainda mais em qualificação nestes quase dois anos, para promover a capacitação de profissionais do setor. “Com os investimentos que teremos daqui até a universalização, em 2033 (prazo estabelecido pelo Novo Marco Legal, Lei nº 14.026/2020), a necessidade de mão de obra qualificada vai existir em todos os níveis. Eu vejo que nós temos um campo enorme para capacitação. A ABES-SP e a ABES em âmbito nacional têm vários cursos e treinamentos para todos os níveis. A ABES já é uma das instituições que têm condições de suprir a demanda de formação e capacitação. Além disso, a ABES possui parcerias, como, por exemplo, com a Sociologia e Política – Escola de Humanidades, que é o MBA Saneamento Ambiental, um curso excelente, que tem um módulo internacional no qual os alunos podem se inteirar sobre o que está acontecendo nos vários países em termos novas tecnologias e eficiência do saneamento”, destaca o presidente da ABES-SP, Luiz Pladevall.

Levando em consideração o plano de universalização previsto pela Marco Legal do Saneamento, o engenheiro destaca a abrangência da área de capacitação e como será necessário aumentar a quantidade de profissionais qualificados. “Tem muito campo para qualificação, nós vamos precisar qualificar muita mão-de-obra, principalmente tendo em vista os investimentos necessários para a universalização até 2033. Estes investimentos em saneamento poderão quadruplicar somente para o atendimento do déficit de água e esgoto. Teremos um caminho virtuoso para os profissionais que querem entrar no setor de saneamento”, ressalta o presidente da ABES-SP.

O diretor responsável pelos cursos da ABES-SP, Agostinho Geraldes, comenta sobre as iniciativas realizadas pela associação para incentivar a importância da qualificação dos profissionais.

“A ABES-SP tem promovido cursos de excelência técnica, com os melhores instrutores do mercado, sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento ambiental. Dessa forma conseguimos manter o incentivo ao aprendizado contínuo dos profissionais, mesmo nesse momento de pandemia, em que muitas das atividades presenciais não podem ser realizadas. Neste período, reformamos nossa sede e os espaços para cursos, que contam com tecnologia de ponta para as aulas presenciais e com transmissão remota, assim que o cenário for adequado para esta modalidade”, frisa o diretor da ABES-SP.

Mais informações em: https://www.abes-sp.org.br/

Website: https://www.abes-sp.org.br/

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Sign up to best of business news, informed analysis and opinions on what matters to you.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Grato pela assinatura! Verifique seu e-mail para obter mais instruções.
Sair da versão mobile