Notícias Corporativas

Carteira de Ações do Inter valoriza 80,64% no ano e vence Ranking Valor

São Paulo, 9 de janeiro de 2023 – As indicações periódicas do Inter ao Valor Econômico de cinco ações que devem ser investidas em cada mês tiveram retorno de 80,64% no acumulado de 2023, o que tornou a instituição vencedora do ranking do veículo. Para efeito comparativo, o Ibovespa, índice referência do mercado de renda variável no Brasil, terminou o ano com alta de 22%.

Com mais de 20 anos de existência, a Carteira Valor é o compilado mensal das dez ações mais indicadas por um grupo de 19 instituições financeiras participantes. Na prática, cada casa envia uma lista de cinco papéis que acreditam ser os mais promissores para o mês seguinte, e os jornalistas responsáveis elaboram o levantamento das principais sugestões.

De acordo com Gabriela Joubert, estrategista-chefe do Inter, o sucesso do portfólio recomendado durante o ano está relacionado, principalmente, ao embasamento aprofundado do processo de escolha dos ativos. “Mensalmente reunimos um comitê para discutir dez ações para a nossa Carteira Retorno, e entre essas dez, elencamos as cinco melhores para enviar ao Valor”, explica Gabriela.

O principal ponto é a forma como essa reunião é conduzida. “Inicialmente, o time liderado pela Rafaela Vitória, nossa economista-chefe, aborda o cenário macroeconômico. Com isso, os analistas sinalizam quais segmentos devem performar melhor, e quais os papéis mais indicados de cada um”, explica.

Ao longo do ano, portanto, as escolhas do Inter se adaptaram aos movimentos de mercado. Gradativamente, por exemplo, houve aumento das indicações de empresas de setores mais sensíveis a juros, como varejo e bancos e, por outro lado, a exposição em commodities se tornou menor, por conta da desaceleração da China.

Matheus Amaral, analista do Inter, endossa a importância de analisar, além do segmento, o case de cada empresa, porque há disparidades entre players do mesmo setor. “É preciso evitar o value trap: um papel pode parecer estar descontado, mas na verdade, pode estar no seu preço real, por não ser mais um negócio tão sólido”, aponta. “E mesmo que a empresa esteja descontada, a economia é cíclica, é importante saber o momento exato de comprar o ativo, principalmente com base na análise macro”, reforça Amaral.

Como as análises são fundamentalistas, Gabriela comenta que as mudanças de papéis da carteira do Inter acontecem de forma pontual e estratégica, porque os fundamentos são duradouros. “As movimentações são táticas, mas no geral a seleção é de uma carteira voltada para o longo prazo”, comenta.

Hoje, mais de 10% dos investidores de ações da bolsa brasileira já investem via a plataforma de investimentos do Inter. “Temos muito orgulho de liderar o processo de democratização da renda variável no Brasil. Esse prêmio reforça que é possível ter acesso aos melhores conteúdos e recomendações do mercado de forma totalmente gratuita, sem comissões ou taxas abusivas”, afirma Felipe Bottino, diretor da área de investimentos do Inter.

Perspectivas para 2024

Para o próximo ano, os critérios de seleção para as carteiras serão os mesmos. “Esse será um ano de perspectivas positivas para a bolsa, impulsionadas pelos movimentos globais de cortes de juros e pelo crescente apetite de investidores estrangeiros, estamos confiantes com as oportunidades de investimentos em renda variável”, afirma.

Além disso, Gabriela adianta que o Inter também trará análises e carteiras recomendadas de ativos offshore, em linha com a estratégia de internacionalização da marca, que lançou sua corretora internacional em 2023.

 

Informações à imprensa:

Danielle Mota – danielle.mota@dealcomunicacoes.com.br

Chiara Paz – chiara@dealcomunicacoes.com.br

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.