Notícias Corporativas

HCL Group e UpLink anunciam vencedores do Zero Water Waste Challenge, parte da Iniciativa de Inovação Aquapreneur

HCL Group, um conglomerado mundial, e UpLink, a plataforma aberta de inovação do Fórum Econômico Mundial, anunciaram hoje os 10 principais empreendedores com foco na água que receberão um prêmio econômico no total de CHF 1,9 milhão como parte do desafio Zero Water Waste Challenge. O HCL Group se comprometeu a investir até US$ 15 milhões para impulsionar a inovação no setor da água doce durante cinco anos – até 2027. Em menos de um ano, o compromisso do HCL Group viu um retorno de 10 vezes sobre o seu investimento, já que o primeiro grupo de “aquaempreendedores” arrecadou coletivamente US$ 54,5 milhões após se unir ao Ecossistema de Inovação da UpLink.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240117297525/pt/

L- Roshni Nadar Malhotra, Chairperson, HCLTech along with the two Aquapreneurs at World Economic Forum 2024 (Photo: Business Wire)

L- Roshni Nadar Malhotra, Chairperson, HCLTech along with the two Aquapreneurs at World Economic Forum 2024 (Photo: Business Wire)

O Zero Water Waste Challenge é o segundo de cinco desafios de inovação do HCL Group e da Iniciativa de Inovação Aquapreneur da UpLink. O foco deste ano foi a captação e proteção do abastecimento de água doce, a reutilização da água e a reciclagem de materiais, além da poupança de água na agricultura.

Os 10 principais empreendedores focados na água – ou “aquaempreendedores” – foram selecionados de um grupo de 192 candidatos do mundo inteiro. A maioria veio da África (16%), Ásia (18%) e Europa (13%). Esses talentos inovadores são de oito países diferentes e trazem soluções de ponta em áreas como reutilização de águas cinzas, captação de águas pluviais, filtragem avançada, agricultura de precisão e análise de dados e inteligência artificial (IA).

Ao anunciar os vencedores, Roshni Nadar Malhotra, presidente da HCLTech, disse: Diante da crise mundial das mudanças climáticas e da escassez cada vez maior de recursos de água doce, não podemos ignorar a necessidade urgente de soluções inovadoras para gerenciar nossos abastecimentos de água doce. Essas inovações remodelam a nossa abordagemàágua, otimizando a sua utilização e conservação. A HCL está comprometida em apoiar essas inovações para conseguir um impacto global positivo. Parabéns aos ganhadores da Iniciativa de Inovação Aquapreneur 2024”.

“As mudanças climáticas, a poluição e o uso excessivo representam uma grave ameaça ao abastecimento de água doce do planeta”, afirmou Olivier Schwab, diretor geral do Fórum Econômico Mundial. “A UpLink e a HCL estão criando um ecossistema de inovação em torno de empreendedores em estágio inicial com foco na água que lhes fornecerá os recursos, a experiência e o financiamento essenciais para prosperar. As soluções criadas por esses ‘aquaempreendedores’ desempenharão um papel crucial na hora de concretizar a mudança transformadora necessária para moldar um futuro sustentável e resilienteàágua para todo mundo.”

Dois dos 10 maiores talentos inovadores foram selecionados para apresentar suas soluções na reunião anual do Fórum Econômico Mundial de 2023, em Davos (Suíça):

  • É uma grande honra e satisfação ser reconhecida como vencedora do Zero Water Waste Challenge”, comentou Karina Peña, CEO e fundadora da FieldFactors. “Participar deste grupo nos permitirá levar nossa tecnologia ao cenário internacional, aumentando a resiliência da comunidade diante dos impactos das mudanças climáticas. AFieldFactors é uma startup de tecnologia hídrica que fornece soluções circulares para gestão urbana de água e adaptação climática. Especializada na adaptação às mudanças climáticas, a empresa concebe e implementa soluções integradas para combater inundações urbanas, secas e estresse térmico, promovendo a biodiversidade com espaços verdes.
  • Ser nomeado ‘aquaempreendedor’ é uma validação da nossa visão de eliminar a poluição da água urbana”, disse Asim R. Bhalerao, CEO da Fluid Analytics. Mal podemos esperar para trabalhar com a HCL e a UpLink no Fórum Econômico Mundial para dar vidaànossa visão de maneira global.” AFluid Analytics Inc. é uma empresa de análise de água comprometida em lidar com a poluição da água urbana. Com modelos matemáticos e de aprendizado de máquina exclusivos treinados em diversos conjuntos de dados, a Fluid Analytics Inc. implementou soluções bem-sucedidas, monitorando mais de 1,5 bilhão de litros de poluição da água urbana e permitindo o tratamento e reutilização de 800 milhões de litros diariamente.

Os outros empreendedores que receberam prêmios em dinheiro do HCL Group e apoio da UpLink são:

  • Juan Carlos Escobar, CEO e fundador, e Rina Martínez, fundadora da AQUAKIT SRL (Bolívia) – Uma tecnologia de tratamento de águas cinzas que permite a reciclagem de águas cinzas domésticas para usos não potáveis e reduz as emissões de águas residuais.
  • Amira Cheniour, CEO e fundadora, e Taher Mestiri, diretor de Tecnologia e fundador da SEABEX SAS (França) – Uma solução de irrigação de precisão alimentada por IA que utiliza um gêmeo digital para ajudar os agricultores a produzir mais alimentos com menos água.
  • Gokul Krishna Govindu, CEO da SmartTerra (Índia) – Um software de análise alimentado por IA projetado para analisar dados e reduzir o desperdício de água em redes de ambientes construídos e em escala urbana.
  • Trupti Jain, fundadora da Naireeta Services Private Ltd (Índia) – Uma tecnologia comunitária de captação de água da chuva que filtra, injeta e armazena água da chuva para uso em épocas de seca.
  • Mulundu Sichone, CEO da PYDRO (Alemanha) – Um medidor de fluxo inteligente e econômico com alimentação própria para tubulações de água, que ajuda a reduzir vazamentos de água, prevenir rompimentos de tubulações e realizar verificações de qualidade em tempo real e 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Laurence Battaille, CEO, e Gregoire de Hemptinne, fundador da SHAYP (Bélgica) – Uma solução SaaS habilitada para IoT que monitora o consumo de água em edifícios imobiliários em tempo real, ajudando os administradores de edifícios a eliminar vazamentos e danos relacionados.

  • Greg Newbloom, CEO e fundador da Membrion (EUA) – Uma tecnologia de dessalinização cerâmica que remove metais, minerais e sais de águas residuais industriais, permitindo que a água seja reciclada de maneira econômica e energeticamente eficiente.
  • Jaime de la Cruz Gonzales, CEO da Kran Nanobubble (Chile) – Uma solução tecnológica de nanobolhas que otimiza a eficiência hídrica na agricultura, no tratamento de água e na aquicultura.

Além da recompensa econômica, os vencedores receberão acesso exclusivo a eventos, projetos e comunidades lideradas pelo Fórum Econômico Mundial e parceiros.

Contato:

Assessoria de Imprensa:

Dr. Pooja Arora | pooja_sikka@hcl.com

Fonte: BUSINESS WIRE

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.