Notícias Corporativas

Os campos e o sol: modelos agrofotovoltaicos, uma oportunidade para a energia e a indústria agrícola

Os objetivos da UE são ambiciosos: a implantação total de energia solar deve chegar em torno de 750 gigawatts até 2030. Neste contexto, conceitos de uso duplo do solo, especialmente os modelos agrofotovoltaicos, estão adquirindo importância. Na Intersolar Europe, a principal exposição mundial da indústria solar, os visitantes terão a oportunidade de ver várias tecnologias, produtos e soluções para a energia agrofotovoltaica (oufotovoltaica agrícola) e obter informações mais detalhadas sobre as melhores práticas e os desenvolvimentos mais recentes. A Intersolar Europe acontecerá de 19 a 21 de junho de 2024, como parte do The smarter E Europe, a maior aliança de exibições do continente para o setor de energia, em Munique.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240507207501/pt/

Latest tracking systems for agricultural PV applications will be presented at the "Intersolar Europe Special Exhibit Agrivoltaics". (© BayWa r.e.)

Latest tracking systems for agricultural PV applications will be presented at the “Intersolar Europe Special Exhibit Agrivoltaics”. (© BayWa r.e.)

Agricultura ou fontes renováveis de energia – no passado, era um ou outro. O modelo de energia agrofotovoltaica é uma abordagem inovadora que oferece opções promissorasàagricultura eàproteção do clima com a união da produção agrícola e a geração de eletricidade na mesma superfície.

Extensos subsídios

Países europeus, como a Alemanha e a França, subsidiam o modelo de energia agrofotovoltaica com o objetivo de implantar mais energia solar e, ao mesmo tempo, reduzir a competição pelo uso da terra. A Alemanha introduziu um segmento de leilão separado com um valor máximo para “instalações solares especiais” (que inclui instalações agrofotovoltaicas) no Pacote Solar 1, e a França é considerada uma das pioneiras em legislação específica. Outros países, como a Áustria e os Países Baixos, também promovem o seu setor agrofotovoltaico.

Benefícios da energia agrofotovoltaica

As vantagens do uso duplo do solo são óbvias: combina a energia solar com a agricultura, e a proteção contra tempestades, geadas e correntes de ar acrescenta um bônus extra para os agricultores. Os custos de produção de eletricidade são mais baixos do que os de pequenas instalações montadas no telhado, e o rendimento dos agricultores é diversificado. A sombra e a proteção contra o vento fornecidas pelos painéis solares reduzem a evaporação; além disso, foram desenvolvidos painéis solares inovadores que também coletam água da chuva para irrigação. Isso pode beneficiar as operações agrícolas, aumentando a sua resiliência contra o fracasso das colheitas.

Projetos de melhores práticas

Projetos-piloto estão emergindo em toda a Europa. Na autoridade local holandesa de Meierijstad, por exemplo, a BayWa r.e. AG e sua subsidiária GroenLeven estão implementando um projeto fotovoltaico agrícola pioneiro, uma instalação solar de pico de 8,7 megawatts que abrange uma vasta plantação de framboesas. Na Sicília, os figos e as azeitonas crescem entre as fileiras de módulos da maior central fotovoltaica agrícola da Europa. Em Neißeaue, Alemanha, a Next2Sun Technology trabalha em um parque solar de 20 megawatts com módulos verticais.

Intersolar Europe 2024: atenção especialàenergia agrofotovoltaica

A Intersolar Europe está especialmente concentrada na energia agrofotovoltaica. Uma exposição especial na área externa será dedicada ao tema. Os parceiros da exposição especial são a BayWa AG, BayWa r.e., a Conexio PSE, a Vista Geo e o ZIMMERMANN PV-Steel Group. Além disso, dos mais de 1.370 expositores da Intersolar Europe, cerca de 60 expositores planejam apresentar produtos e soluções agrofotovoltaicas. Os especialistas pretendem se aprofundar no tema e oferecer informações ainda mais amplas em diversas sessões do Intersolar Forum e da Conferência Intersolar Europe.

Intersolar Europe

Como a principal exposição do mundo para a indústria solar, a Intersolar Europe demonstra a enorme vitalidade do mercado de energia solar. Há mais de 30 anos, oferece oportunidades de networking para os principais players, com foco nas últimas tendências, desenvolvimentos e modelos de negócios sob o lema “Connecting Solar Business”. A Intersolar Europe ocorrerá de 19 a 21 de junho de 2024 como parte do The smarter E Europe, em Messe München.

Mais informações: www.intersolar.de/en.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Roberto Freiberger

ressourcenmangel an der Panke GmbH

Schlesische Straße 26/c4

10997 Berlin

press@thesmartere.de

Peggy Zilay

Solar Promotion GmbH

Postfach 100 170

75101 Pforzheim

zilay@solarpromotion.com

Fonte: BUSINESS WIRE

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.