Início Notícias Corporativas Tecnologia se torna um dos principais fatores para a evolução da logística

Tecnologia se torna um dos principais fatores para a evolução da logística

Publicidade

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço nos processos logísticos. O setor, que segue em constante expansão, busca soluções para tornar o mundo cada vez mais conectado e globalizado. A logística internacional, principalmente depois da pandemia, tem se mostrado uma atividade de altíssimo valor e importância. Para que os processos sejam otimizados e ocorram de forma mais eficiente, as empresas investem na inovação.

Os avanços não são apenas uma aposta para o futuro, mas realidade para empresas que já colhem bons resultados. “Na nossa empresa, conseguimos reduzir em mais de 50% o tempo utilizado com comunicação através de uma integração de sistema global. Além disso, o cliente consegue saber em tempo real o local de sua carga. Além disso, o sistema de blockchain já é uma realidade, trazendo mais segurança de informações e maior agilidade”, afirma o especialista em logística Luís Felipe Campos.

Os avanços tecnológicos na logística têm papel fundamental para a eficácia e segurança quanto a uma série de itens como, por exemplo, rastrear e controlar as mercadorias, acelerar os processos documentais, cumprir legislações alfandegárias, entre outros.

“No porto de Rotterdam, por exemplo, o transporte dos containers internos é feito quase que completamente de forma autônoma através de caminhões sem motoristas. Da mesma forma, muitos armazéns tem trabalhado na Alemanha, onde o computador faz a disposição da mercadoria até o caminhão”, explica o especialista.

Além de ser um diferencial de mercado, a inovação em logística tem impacto em todos os negócios. Agrega-se valor para as empresas do segmento e contribui-se com resultados diretos tanto nas operações quanto para o ecossistema do setor como um todo. A eficiência dos processos logísticos é proporcional aos investimentos em tecnologia que a empresa realiza.

“Não há dúvida que a tecnologia moderna e madura na cadeia de suprimentos é uma importante vantagem competitiva entre todas as empresas do mundo logístico. Por isso os investimentos em novas tecnologias vão surgir e muitos especialistas ainda acreditam que será a sofisticação da transformação digital”, conclui Campos.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorBalança comercial da Alemanha registra déficit pela primeira vez em 30 anos
Próximo artigoQR Code: ferramenta pode ser usada para roubo de dados