Soluções de décor ‘ampliam’ o apartamento

Com boas sacadas para driblar o pequeno espaço do imóvel, o arquiteto Bruno Moraes apostou em ambientes integrados e decoração em estilo contemporâneo

Com metragem enxuta – apenas 53m² –, o apartamento localizado no tradicional bairro do Ipiranga, em São Paulo, foi o cenário escolhido para a jovem moradora iniciar uma nova etapa de sua vida.

Com estilo moderno e decidido, ela confiou ao arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório que leva o seu nome, a oportunidade de transformar o imóvel em seu lar. Conectado a esse desejo tão supremo, o sonho de um décor de estilo contemporâneo pautado por cores marcantes e soluções criativas para o aproveitamento ímpar de cada cantinho.

O que a priori seria um obstáculo, Bruno traduziu em realização. Como a moradora desejava um apto o mais amplo possível para receber amigos em casa, o arquiteto estudou a planta original para entender quais paredes poderiam ser eliminadas, já que o projeto do edifício realizado pela construtora utilizou a alvenaria estrutural.

Diante da impossibilidade de realizar uma completa transformação no layout, incluindo os deslocamentos de hidráulica e elétrica, a oportunidade de integração ficou concentrada entre varanda e sala de estar.

Detalhes da varanda gourmet realizada pelo arquiteto | Fotos: Luis Gomes

Ao conectar os dois ambientes, Bruno realizou o nivelamento do piso, contribuindo muito positivamente para a sensação de ‘aumento’ da área social.

Para entender melhor, nessa parte, o profissional inovou com outra solução para a jovem moradora que almejava uma varanda gourmet com churrasqueira tradicional. “Nessas horas, sempre precisamos consultar a infraestrutura do prédio e, nesse caso, constatamos que as condições embargavam essa realização”, lamenta Bruno.

Todavia, “como a arquitetura é constituída por ideias criativas“, como ele enfatiza, a varanda tornou-se realidade com a instalação de uma churrasqueira elétrica e uma decoração descontraída e super jovial.

Dessa forma, Bruno apostou em revestimentos ‘mais vivos’ e detalhes geométricos em branco e azul, bancada da pia em laca e estilo provençal, além de uma poltrona em madeira e fixada por corda, que foi desenhada pelo escritório. “Embora em um espaço pequeno, queríamos que ela se sentisse em uma varanda de uma casa, com vista para a cidade. E a julgar por seu sorriso e satisfação, conseguimos transmitir essa essência”, vibra.

O suporte giratório da TV e o móvel realizam a ‘divisão’ entre a sala de estar / televisão e o ambiente de estar conectado com a varanda | Foto: Luis Gomes

O layout trouxe uma sala de TV mais reservada, uma sala de jantar, e um espaço de estar integrado com a varanda, com elementos do décor que conquistaram a harmonia visual no apê. A televisão ganhou realce com sua posição: por meio do suporte giratório, a possibilidade de direcioná-la para o lado que a jovem decidir.

Ampla visão da TV voltada para o estar e as suas ‘costas’, que pode ser trazida para o sofá que complementa a varanda | Fotos: Luis Gomes

A escolha dos acabamentos também se revelou essencial na integração visual da área social do imóvel. Além do piso de porcelanato, que imita cimento queimado e foi aplicado em todos os ambientes, a mesma madeira compôs o sofá-futon, o pórtico que liga sala e varanda e base da península da cozinha.  “Nossa intenção era que os ambientes se conectassem e fizessem parte de um único contexto, por isso essa ligação“, explica Bruno.

Cozinha Ilha, um pedido da moradora | Foto: Luis Gomes

Na cozinha, mais uma conquista arquitetônica do escritório com o objetivo de realizar o sonho de uma ilha. Com a inviabilidade de quebrar a parede existente entre a sala e a cozinha, a oportunidade de estender a cozinha possibilitou realizar a ilha com direito a cooktop e coifa.

Visão da cozinha e da área de serviço | Fotos: Luis Gomes

Na parte interna, sua composição trouxe eletrodomésticos com pintura em inox, marcenaria em dois tons que embutiu itens como forno e micro-ondas, e o backsplash composto por revestimento cerâmico com efeito 3D e finalizado com esmalte branco fosco.

A porta que liga a cozinha e área de serviço foi executada em serralheria com visual retrô e vidro serigrafado branco. “A transparência contribui para a luminosidade na cozinha e, ao mesmo tempo, preserva a visão das roupas estendidas no varal“, diz Bruno.

Sala de jantar com 4 posições e destaque para a parede composta com revestimento 3D e espelho central | Fotos: Luis Gomes

De modo geral, a decoração trouxe uma paleta de tons neutros, que contribui para a amplitude visual e proporciona ares de um apartamento contemporâneo. Mas nessa composição, pitadas de cores fortes fazem a diferença: a sala de jantar se destacou por meio de revestimento 3D pintado de preto.

A distribuição do apto ainda trouxe um lavabo para os convidados da moradora | Fotos: Luis Gomes

No pequeno lavabo, o projeto contemplou o revestimento Prime Piguês empregado no piso, na bancada e pia esculpida. O espelho foi afastado 8 cm da parede para a instalação da fita de LED que criou o efeito intimista dentro do ambiente. Outro item de destaque foi a bacia sanitária preta.

Dormitório e o mini closet da moradora | Fotos: Luis Gomes

Adentrando no dormitório, a cabeceira de madeira, instalada de ponta a ponta na parede, abraça o ambiente e garante o clima moderno e acolhedor na composição com os pendentes laterais do Armazém da Luz. Ao analisar a planta do apartamento, o arquiteto percebeu que ainda seria possível instalar um closet de 1,75 m².

Essência de spa no banheiro | Fotos: Luis Gomes

No banheiro da suíte, uma bancada sob medida para adequar a necessidade da moradora. “O espaço permite que ela possa acomodar seus produtos pessoais de skincare“, enfatiza Bruno. Na área do banho, a sensibilidade do arquiteto ao revestir as paredes com seixo, pedra que induz ao relaxamento. “Como ela trabalha com bolsa de valores, é estressante. O banheiro precisava se traduzir em um espaço de desconexão do dia a dia”, finaliza.

Sobre Bruno Moraes Arquitetura

Bruno Moraes é formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Em 2007, expõe o projeto “Complexo do Moinho” na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, junto a um grupo de arquitetos e alunos formados pela FEBASP.

O profissional já passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina. Também atua nas áreas de gerenciamento de obras, execução de projetos, criação e consultoria sustentável.

Bruno Moraes Arquitetura
www.brunomoraesarquitetura.com.br
@brunomoraesarquitetura

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Sign up to best of business news, informed analysis and opinions on what matters to you.
Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Grato pela assinatura! Verifique seu e-mail para obter mais instruções.
Sair da versão mobile