Casa&Decoração

TV ganha painel de porcelanato ao longo de pé direito duplo em apartamento de 240 m²

Parede verde na varanda levou o poder das plantas para dentro do projeto com uma paleta suave, moderna e aconchegante

Desenvolver um projeto de arquitetura de interiores é sempre um desafio, mas entregar um resultado esperado pelos clientes – ou mesmo alcançar um contexto capaz de superar as expectativas depositadas por eles – , é verdadeiramente muito gratificante para o profissional de arquitetura que acompanha tudo muito de perto e realiza muitas trocas de impressões, referências e estudos antes de iniciar a execução. É essa a síntese que a arquiteta Marta Martins, à frente do escritório que leva seu nome, realiza sobre a reforma proposta para um apartamento, de 240m², e da experiência de trabalhar em cada obra que já realizou.

Com um pé-direito duplo na sala de TV e varanda, que foram integradas após a abertura dos cômodos, o objetivo era transformar as grandiosas paredes em elementos presentes e valorizados de uma forma que saísse do óbvio. Assim, o ripado de madeira foi considerado apenas de um lado para acompanhar a prateleira superior. “Realizamos dessa maneira por uma preferência dos moradores, que não queriam uma presença muito grande da madeira“, recorda-se Marta. Dessa forma, ela investiu no porcelanato de grande formato e com estética de mármore para o revestimento do painel, que por sua vez foi acompanhado por LEDs embutidos nas laterais para propiciar as percepções de profundidade e a amplitude.

Na conexão entre os ambientes, a profissional também considerou a instalação de recursos luminotécnicos, com a iluminação em toda a sanca que acompanha o pé-direito mais alto e na região da parede verde por meio dos perfis de LED que também atuam como recurso decorativo. “Eu gosto muito quando temos a possibilidade de incluir a parede verde nos projetos, pois adicionar o verde para dentro de nossas casas, é uma prática que contribui para essa ligação entre o humano e o natural de que tanto precisamos”, diz Marta.

Além da área social, com o balanço suspenso – que se configura como um chamado para as horas de relaxamento –, e as poltronas giratórias de couro, que atendem os dois ambientes, a divisão da varanda também considerou a execução de um espaço gourmet com churrasqueira, chopeira elétrica em torre na ilha e duas cervejeiras, que nitidamente expressam as preferências do cliente.

Na sutil ligação entre os espaços, a elegante sala de jantar entra em cena como um complemento da ala gourmet, quando é preciso acomodar um número maior de convidados. Entretanto, no projeto elaborado pela profissional, o ambiente mantém a sua singularidade quando as ocasiões pedem por um clima mais intimista e requintado.

Próxima à mesa de jantar, a adega é uma joia que valoriza os rótulos colecionados por seus clientes. Para compor o equipamento climatizado, a marcenaria desenhada por Marta Martins trouxe refinamento e armários que permitem acomodar os acessórios destinados aos momentos de degustação.

Separada da área social, a cozinha, com direito a uma pequena copa para as refeições diárias dos moradores, deu abertura para uma combinação clássica e atemporal – tanto na moda, como na arquitetura de interiores: o mix entre o preto e cinza. Para acompanhar a marcenaria cinza clara o preto marcou presença no granito preto absoluto revestindo todas as bancadas, e nos eletrodomésticos.

Área íntima

O quarto do casal, claro, seguiu a personalidade dos clientes. De estilo sofisticado, aconchegante e moderno, a composição focou nos tons neutros, com papel de parede em linho que arremata com a cabeceira azul.

Para os quartos dos filhos, a arquiteta dedicou um olhar prático e otimizado que realça um décor funcional, mas que ainda assim exalam a individualidade de cada um dentro de uma leitura contemporânea. Pensando nas soluções de arquitetura de interiores, prateleiras e nichos, na parte superior das paredes do dormitório da menina, ajudaram na missão de aumentar o espaço de armazenamento, sem interferir na leveza visual.

Ainda nesse décor pueril e romântico, os detalhes dourados do papel de parede brilham como pequenos raios de sol que dançam suavemente pelo local, concebendo um ambiente acolhedor e delicado com o rosa que se evidencia na cadeira gamer e outros itens pontuais do projeto.

Para o filho, a predominância do azul sinaliza a serenidade da sua personalidade. Uma característica notável do ambiente é a marcenaria que engloba uma cama auxiliar suspensa – pensada para receber os amigos –, e que na parte superior entregou uma confortável escrivaninha para os momentos de estudo. Com a cama encaixada no ‘L’ formado na parede, destaque para o lambril azul de madeira incluído nessa área.

Banheiros

Dando continuidade ao que é encontrado nos quartos, os banheiros foram pensados realmente como um complemento aos espaços, recebendo elementos que transmitiram toda a particularidade de cada personalidade em uma área ainda mais íntima e que também precisa de conforto, como na suíte do casal com a pia dupla em quartzo branco, uma escolha harmoniosa com o porcelanato cinza ao estilo carrara.

Já o banheiro do filho ganhou um revestimento metro azul da Portinari, contrastando com o revestimento cinza da área do chuveiro. Uma combinação moderna! Para a filha, o rosé gold predominou nos metais, no gabinete rosa milkshake e no revestimento ao estilo calacata branco com detalhes sutis em dourado e bege.

No banheiro dos hóspedes, o porcelanato confete da Ceusa em combinação com o off white recebem as pessoas de maneira nostálgica, lembrando o granilite, material muito utilizado no passado e que retornou às obras nos últimos tempos.

Sobre Marta Martins

Marta Martins acredita que cada projeto é um novo desafio para criar propostas adequadas às necessidades do cliente. Sendo assim, ela e sua equipe oferecem soluções inteligentes e viáveis para converter cada projeto em realidade, fazendo presente o requinte do clássico e a praticidade do estilo moderno, adequando espaços e transformando cada trabalho em uma obra única, com toques de elegância e originalidade.

@martamartinsarquiteta

Site: www.martamartins.com.br

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.