Casa&Decoração

Studio Tan-Gram traz dicas de como usar o backsplash na cozinha

A solução é capaz de proteger as paredes e trazer personalidade para o ambiente

Se existe uma solução capaz de transformar a cozinha, aliando estética com funcionalidade, essa é o backsplash. Também conhecido como rodabanca, trata-se de uma faixa de revestimento que protege a área localizada atrás da pia ou fogão, costumeiramente entre a bancada e armários superiores da cozinha. “Essa região costuma receber muitos respingos de água ou gordura dos preparos dos alimentos e deve, portanto, ser protegida”, explicam as arquitetas Claudia Yamada e Monike Lafuente, sócias do Studio Tan-Gram.

Segundo a dupla do Studio Tan-Gram, toda cozinha se beneficia do backsplash – salvo aquelas em formato de ilha, em que o cooktop fica afastado da parede. “A solução garante maior durabilidade da parede, necessitando de menos manutenção quando se comparado à pintura”, apontam. Além da resistência, a aplicação de revestimento no frontão da cozinha é capaz de trazer praticidade ao cotidiano, pois tem uma limpeza facilitada. “Para não errar, o ideal é optar por revestimentos pouco porosos”, indicam. Isso porque eles não absorvem substâncias e, portanto, não mancham com facilidade. “Cerâmicas, porcelanatos e ladrilhos hidráulicos são opções perfeitas, especialmente os modelos com juntas pequenas, que pedem por menos rejunte”, apontam Claudia e Monike.

O revestimento geométrico foi a escolha do Studio Tan-Gram para o backsplash dessa cozinha, trazendo personalidade para o ambiente. Foto: Estúdio São Paulo

Além da funcionalidade, o backsplash é capaz de trazer personalidade para a cozinha, modernizando o espaço sem a necessidade de uma grande obra. “Ele também é uma opção econômica, pois permite revestir apenas uma área específica da parede, que precisa de mais cuidado”, dizem. Ali, é possível brincar com cores, texturas, formatos e paginações diferenciadas, tornando a parede o destaque do ambiente. “Não existe regra na hora de escolher o estilo do backsplash. Tudo depende do lifestyle de quem mora e do estilo de todo o projeto”, apontam as profissionais do Studio Tan-Gram.

Tendência, o revestimento de tijolinho é destaque no projeto do Studio Tan-Gram. Foto: Estúdio São Paulo

Sempre em alta, uma bela opção é apostar em revestimentos que relembram os tijolinhos de metrô. Revestimentos geométricos ou estampados, como os ladrilhos hidráulicos, também são tendência e apostas certeiras. “Para valorizar a solução, é possível apostar em uma iluminação direcionada, ampliando o destaque da parede”, opinam.

Grafismos também podem trazer personalidade para o backsplash, como mostra o projeto do Studio Tan-Gram. Foto: Nathalie Artaxo
Sobre Studio Tan-Gram

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças geométricas capazes de formar até 5 mil formas diferentes. Inspirado nesta pluralidade, versatilidade e criatividade surgiu o nome do escritório, liderado pelas arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada. A arquitetura que concebem e acreditam se estrutura na multiplicidade de soluções, adaptabilidade ao usuário-espaço e renovação de conhecimento contínua. São espaços desenvolvidos para o ser humano e, portanto, cada desafio traz uma solução individual.

www.studiotangram.com.br | @studio.tangram
Av. Onze de Junho, n 1070 – Cj. 609 – Vila Clementino, São Paulo
(11) 5571-3304 (WhatsApp)

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Mostrar mais

Joyce Andrade

Editora chefe da Revista Matrimoni e produtora de eventos corporativos e sociais, Assessora de casamento, e formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.