Qualidade do ensino e da estrutura fazem do centro universitário uma das instituições mais bem avaliadas do DF
Ao pensar em melhorar de vida e prospectar um futuro mais próspero, estudar é uma das primeiras opções que vem à mente. De fato, os estudos mudam realidades, não só das pessoas como também das empresas, pois a falta de qualificação especializada – conquistada por meio da graduação e da pós – é apontada como fator que dificulta as contratações.
Uma boa notícia segundo dados de pesquisa promovida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é que cerca de 77% dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino planejam continuar estudando após concluírem a Educação Básica.
Para receber essa demanda com uma experiência de ensino única, há mais de 24 anos o Centro Universitário Unieuro oferece opções de cursos em diversas áreas do conhecimento, tanto presenciais quanto a distância, além de ser reconhecida pela excelente estrutura e qualificação dos professores.
Além disso, nesse caminho de inovar e oferecer um diferencial aos estudantes, em 2005, o Unieuro inaugurou a unidade de Águas Claras, descentralizando para além do Plano Piloto – a sede da instituição fica na Asa Sul. As unidades oferecem cursos superiores nas áreas de Exatas, Saúde e Humanas.
De acordo com o reitor do Unieuro, professor Edson Zangrando, as decisões da instituição são tomadas para facilitar o acesso e democratizar o ensino. “Acreditamos que a aprendizagem muda realidades, transforma cenários e traz perspectivas. É isso que nos impulsiona a quebrar barreiras e oferecer uma experiência única”, explica.
Por isso, para aqueles que estão interessados em investir na carreira, o Centro Universitário Unieuro está com inscrições abertas para o vestibular tradicional até 31 de agosto (exceto para Medicina cujas inscrições estarão encerradas em 10 de junho).
Evolução do ensino
Em 2017, o Unieuro foi eleito como uma das instituições universitárias mais bem avaliadas do Distrito Federal pelo Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). De acordo com Zangrando, a qualidade e a credibilidade representam o trabalho de centenas de professores e coordenadores empenhados em firmar os cursos da graduação e da pós-graduação entre os melhores da região.
Nas duas unidades, as bibliotecas e os laboratórios didáticos foram equipados, proporcionando, desde o início do ciclo acadêmico, o acesso à pesquisa e o aprofundamento do conhecimento científico. Outro destaque das instituições são as Clínicas-Escola e o Ambulatório, que, além de campo para estágios supervisionados e o aprendizado prático, prestam serviços de qualidade e gratuitos às comunidades de toda a região.
Em 2018, o MEC autorizou o funcionamento do curso de Medicina, que hoje conta com uma infraestrutura de qualidade, onde os alunos têm acesso a laboratórios equipados com o que há de mais atual no mercado.
Unieuro de Portas Abertas
O Unieuro conta com um projeto de visitação dos alunos do ensino médio chamado de “Unieuro de Portas Abertas”. “O projeto surgiu por entender que a escolha de uma profissão não é tarefa fácil e que o ensino médio exige várias respostas que, na maioria das vezes, o jovem não possui. Entre as dúvidas, as principais são ‘qual curso fazer’ e ’em qual faculdade devo ingressar?’”, explica o reitor.
A ideia do projeto é apresentar as profissões e também a estrutura da faculdade. A ação é uma visita guiada com os professores dos cursos e esclarece dúvidas sobre a grade curricular, mercado de trabalho e apresenta os espaços da instituição. Os alunos recebem as orientações e são divididos por áreas de interesse. Em seguida, vão para o tour guiado para conhecer o espaço e entender melhor a atuação da carreira pretendida.