Notícias Corporativas

ABES-SP debate poluição atmosférica e documentário “O Caso do Chumbo em Bauru”

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, realizará um evento com o tema Poluição Atmosférica: o vilão invisível para o meio ambiente e para saúde pública –  O Caso do Chumbo em Bauru – Relançamento oficial na capital do estado do documentário “Marcas do Chumbo: O caso do menino David”. O encontro acontece nesta sexta-feira, 3 de maio, das 9h às 12h, de forma presencial, na sede da entidade, na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Inscrições; https://forms.gle/kaPe4hFtHwqshsiy9

O encontro contará com a presença do produtor do filme, Leandro Ferrari, e da escritora Diva Fernandes, autora do livro “Marcas do Chumbo: A História do menino David”, que serviu de base para o documentário.

A obra conta a história real do desastre ambiental que ocorreu na cidade de Bauru: em 2002, a fábrica Ajax contaminou mais de 300 crianças por elevados níveis de chumbo e outros metais pesados no sangue, em uma área residencial ocupada por famílias de baixa renda.

O livro traz a narrativa de Davi, jovem que carrega as sequelas do acidente que ocasionou danos neurológicos irreversíveis à sua saúde. Reúne imagens da época com depoimentos atuais e de especialistas, como o próprio Ricardo Crepaldi e a escritora Diva Fernandes, Flávia de Vasconcellos Figueiredo, gerente da Agência Ambiental (CETESB-Bauru), Jorge Moura, advogado no Sindicato dos Metalúrgicos de Bauru, Dra. Niura Aparecida de Paula, neuropediatra, ex-docente e chefe da disciplina de Neuropediatria da Unesp-Botucatu, Oscar Sobrinho, professor e ex-membro da Pastoral Operária de Bauru, e Valdir de Souza, ex-funcionária da ACUMU.

Mesa de debate

O evento contemplará ainda uma mesa redonda para debater “O Aprendizado com o Caso de Bauru e o Futuro do Controle da Poluição Atmosférica”. Participarão da discussão Jônatas Souza da Trindade, subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil); José Mario Ferreira de Andrade, técnico especialista da Agência Ambiental de São José do Rio Preto; e Gilberto Natalini, médico e ambientalista.

Programação:

8h30 – Início com Café de Boas-vindas

9h – Abertura – Ricardo Crepaldi – Coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ABES-SP

9h15 – Palavras do produtor do documentário, Leandro Ferrari e da escritora Diva Fernandes

9h25 – Relançamento em SP do documentário: “Marcas do Chumbo: O caso do menino David” (será transmitido também online)

10h40 – Mesa redonda com os convidados sobre “O Aprendizado com o Caso de Bauru e o Futuro do Controle da Poluição Atmosférica”

Palestrantes Jônatas Souza da Trindade  – Subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil)

José Mario Ferreira de Andrade – Técnico especialista da Agência Ambiental de São José do Rio Preto

Gilberto Natalini – Médico e ambientalista

11h40 – Agradecimento e encerramento ABES SP e CT Meio Ambiente e Mudanças Climáticas

11h45 – Encerramento

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.