Notícias Corporativas

Caravana da Saúde chega ao município de Guapiaçu

No dia 18 de maio, das 8h às 12h, os moradores do município de Guapiaçu terão acesso a serviços médicos gratuitos, exames e orientações de saúde no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Esta ação faz parte da 5ª Caravana da Saúde, promovida pela Faculdade de Medicina FACERES, em parceria com a Prefeitura Municipal de Guapiaçu.

Organizada pelas ligas acadêmicas da FACERES, a caravana visa conscientizar e orientar a população sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. No local serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, vacinação, orientações sobre alimentação saudável, cuidados de saúde bucal e atividades para crianças.

De acordo com Rodrigo Vieira Zerati, Presidente das ligas acadêmicas da FACERES, uma das novidades desta edição é o espaço dedicado à saúde da mulher, oferecendo orientações sobre câncer de mama, mamografia, câncer do colo do útero e papanicolau. “As mulheres agendadas previamente pelo município terão a oportunidade de realizar mamografias pela Carreta móvel do Governo do Estado de São Paulo, “Mulheres de Peito”, explica Rodrigo.

O evento também contará com ação de orientação em saúde mental para todas as idades, e coleta de dados sobre Determinantes de Saúde, além da sensibilização para o Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com a participação do CRAS de Guapiaçu em uma caminhada comunitária.

Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de Extensão, descreve a 5ª Caravana da Saúde como um evento de extensão integrado com o ensino e a pesquisa, com ações gratuitas, com foco no rastreio e prevenção de doenças crônicas. “É uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida por meio de orientações gratuitas de saúde”.

Talita Valentino, coordenadora de Pesquisa, acrescenta que durante o evento, ocorrerá uma pesquisa com a população.  O objetivo é analisar o perfil demográfico, socioeconômico e de saúde da população participante de um conjunto de ações em saúde no município. A identificação dessas informações, reconhecidas como Determinantes de Saúde, poderá contribuir na elaboração de propostas que auxiliem para um melhor enfrentamento no processo saúde/doença da população.

Cerca de 100 profissionais, entre alunos e professores, participam da ação, organizada pelo Diretório de Ligas Acadêmicas (DILAF) e o departamento de Extensão da FACERES em colaboração com a prefeitura de Guapiaçu, desenvolvendo a integração do Ensino, Pesquisa e Extensão.

A diretora de Saúde da prefeitura de Guapiaçu, Patrícia Fernandes, ressalta a importância da Caravana na promoção da saúde preventiva, orientando mudanças de hábitos e estilos de vida para benefício a longo prazo da comunidade.

“A Caravana da Saúde enfatiza a prevenção e promoção da saúde, uma prioridade para o SUS e o Departamento de Saúde. Investir em medicina preventiva é fundamental, pois ajuda a orientar a mudança de hábitos e estilos de vida, o que certamente trará resultados a médio e longo prazo para a comunidade”, finaliza Patrícia.

 

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.