Notícias Corporativas

Concurso internacional de piano busca novos talentos em todo Brasil

Um dos concursos de piano mais tradicionais do país está com inscrições abertas até o próximo dia 21 de janeiro para pianistas de todo o Mercosul. Além dos prêmios em dinheiro para os novos talentos das categorias 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos, a 14ª edição do Concurso de Piano – Prêmio Edna oferece uma bolsa de estudos de uma semana na Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha, para o vencedor da categoria principal de 19 a 27 anos. A competição será realizada em duas etapas: a primeira por mídia digital será eliminatória, os candidatos selecionados serão convocados para a etapa final realizada presencialmente na Capela Santa Maria, na cidade de Curitiba, em junho de 2024.

Podem se inscrever alunos de escolas de música e pianistas residentes no Brasil e países membros do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname). A disputa acontece em duas etapas: a primeira com inscrições abertas até 21 de janeiro de 2024 e divulgação dos inscritos até 02 de fevereiro de 2024; a divulgação dos classificados para a 2ª etapa será até 29 de fevereiro de 2024. A etapa final acontecerá em junho de 2024, na cidade de Curitiba. O regulamento, premiação e acesso ao formulário de inscrição estão no site https://concursodepiano.com.br/

A diretora artística do Edna, Daniela Tsi Gerber, conta que o concurso pretende estimular o aluno iniciante a desafiar-se tanto na disciplina do estudo quanto na projeção da emoção e do caráter da música. “É nesse momento de palco que o pianista pode extravasar seus sentimentos em suas performances”, afirma.

Daniela também lembra que a atual edição do Concurso de Piano – Prêmio Edna celebra os 200 anos da imigração alemã no Brasil. “Nossa premiação principal levará um pianista para estudos na Universidade de Música de Karlsruhe que tem se destacado pela qualidade de seus professores e o grande número de alunos premiados em concursos internacionais”, conclui Daniela.

Sobre Edna Bassetti Habith (1948-2002)

Foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim. 

Realização, apoios e patrocínios

Com apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Duettom Escola de Música  e Habith-se, o concurso é uma realização da Unicultura Trento Edições. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed Curitiba, Unimed Laboratório, Timber e Rodoparana.

SERVIÇO:
14ª edição do Concurso de Piano – Prêmio Edna
Inscrições: até 21 de janeiro de 2024
Valor da inscrição: R$ 60 (sessenta reais)

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.