Notícias Corporativas

Dia do Livro estimula arte e solidariedade nas escolas

A celebração do Dia do Livro inspira diversas escolas a estimular a arte e a leitura. A arte, há muito tempo, tem sido reconhecida como parte essencial da experiência educacional. Quando aliada à solidariedade e à preocupação com o próximo, é capaz de desenvolver habilidades como criatividade, expressão, autoconfiança, disciplina, sensibilidade, comunicação e empatia, essenciais para colaborar com a saúde mental dos alunos. O pós-pandemia mostrou para as escolas a importância de instituir como prioridade ao longo do ano projetos ligados ao bem-estar não só dos estudantes, mas de toda a comunidade escolar. 

O Elite Rede de Ensino, por exemplo, criou o projeto Vernissage, aplicado em todas as suas unidades espalhadas pelo país, que une trabalhos de arte com solidariedade. Todos os trabalhos artísticos criados são expostos em uma amostra e, posteriormente, leiloados. O valor arrecadado é doado a outro projeto, o Elite do Bem, que estimula os alunos a realizarem campanhas diversas de arrecadação de alimentos, dinheiro e outros artigos para distribuição a comunidades carentes residentes no entorno das unidades.

Na última edição do ano passado, o Elite do Bem arrecadou cerca de R$ 22 mil e aproximadamente quatro toneladas de alimentos. Todas as doações foram destinadas a 44 instituições espalhadas pelo Brasil. Algumas entregues em mãos pelos próprios alunos.

Este ano, com o tema “Sonho Grande – 100 anos do Surrealismo”, o projeto Vernissage acontece durante o mês de abril por conta da comemoração do Dia do Livro. As obras pretendem honrar um movimento que desafiou as normas estabelecidas, inspirando gerações a explorar as profundezas da imaginação e da expressão criativa. 

Para Gláucia Sobral, coordenadora do segmento Infantil e Anos Iniciais do Elite, projetos que colocam as artes como protagonistas valorizam não apenas a expressão artística, mas também os inúmeros benefícios que a arte traz para o crescimento pessoal e intelectual. “Além disso, unir ações como a arrecadação de alimentos, dinheiro e outros donativos complementa a celebração da arte e ainda faz uma diferença tangível nas vidas daqueles que mais precisam. O resultado pode ser visto em alunos mais inspirados e motivados e responsáveis vibrantes com a mudança de atitude”, afirma.

Os objetivos pedagógicos delineados para este evento são ambiciosos. Desde a articulação entre percepção, imaginação e reflexão até a celebração da singularidade artística de cada estudante, o Vernissage visa enriquecer não apenas o repertório cultural dos alunos, mas também sua compreensão da importância da expressão artística na sociedade. “Mais do que simplesmente produzir pinturas visualmente impactantes, os alunos são incentivados a refletir sobre seus próprios sonhos e aspirações para um futuro melhor, transmitindo mensagens poderosas sobre a importância de sonhar alto e ser protagonistas de suas próprias histórias. Ao celebrar a arte, a criatividade e a solidariedade, estamos capacitando nossos alunos a se tornarem cidadãos críticos, observadores, engajados e solidários, prontos para enfrentar os desafios do mundo com coragem e imaginação”, finaliza Gláucia.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.