Notícias Corporativas

Liberação miofascial ajuda corredores, diz fisioterapeuta

A liberação miofascial pode ser realizada por fisioterapeutas para ajudar a relaxar a musculatura, aliviando tensões e contraturas possivelmente provocadas pela prática esportiva de corredores. É o que afirma a Dra. Nayra Rabelo, fisioterapeuta do esporte e atleta amadora que atua na Keep Running, site nichado em corrida.

Rabelo explica que a liberação miofascial consiste em um conjunto de técnicas de terapia manual como a massagem. “Para corredores, as técnicas de liberação miofascial são aplicadas mais especificamente nos membros inferiores e coluna, locais de maior tensão após a corrida”.

Além disso, a fisioterapeuta da Keep Running destaca que a modalidade tem foco nos grupos musculares mais demandados na prática da corrida, como glúteos, quadríceps e panturrilhas.

Segundo o estudo “Liberação miofascial na prevenção de lesão muscular: relato de caso”, desenvolvido pelo fisioterapeuta Julio Cesar Dias Junior, membro da Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física), a fáscia é uma estrutura formada de tecido conjuntivo, que envolve os músculos e pode sofrer aderências diminuindo o deslizamento dos tecidos.

“A liberação miofascial é uma técnica de pressão em partes do corpo que tende a melhorar a vascularização, maleabilidade e relaxamento dos tecidos, facilitando a mobilidade”, explica o pesquisador.

Ainda de acordo com a pesquisa, publicada em 2020 pela VITTALLE – Revista de Ciências da Saúde, uma série de estudos demonstram que a prática da liberação miofascial não promove, necessariamente, a melhora da força muscular.

Apesar disso, a pesquisa ressalta que “a liberação miofascial contribui para a melhora significativa da flexibilidade e, consequentemente, para a recuperação funcional dos músculos, assim como para a melhoria da recuperação muscular, flexibilidade e força, prevenindo lesões”.

A propósito, a corrida está entre as atividade mais praticadas no Brasil (22%), logo atrás de caminhada (58%), mas à frente de treino de força (18%), como mostra a sondagem “Atividade Físicas e Saúde da Mente”.

Atenta a este cenário, a Keep Running completou dez anos de atuação como loja on-line nichada em corrida em 2024 e, agora, está ampliando seus serviços a fim de atender o corredor 360° em sua primeira loja física, inaugurada em março deste ano em São Paulo. A empresa iniciou as atividades em fevereiro de 2014, quando Igor Santos e sua esposa Bel Goulart, fundadores e proprietários da marca, decidiram investir na corrida.

Para mais informações, basta acessar: https://www.keeprunningbrasil.com.br/

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.