Notícias Corporativas

MG tem vagas para curso gratuito de empreendedorismo social

A consultoria empresarial A&M, em parceria com a ONG de educação SOMAS, anuncia a abertura de mais uma turma do “Desafio de Inovação Social Impulso”. As inscrições para o programa educacional de inovação e empreendedorismo estão abertas até 30 de junho, com 40 vagas disponíveis. São destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de Minas Gerais, principalmente das cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas e Antônio Pereira.

Com aulas previstas para começar no dia 6 de julho, a nova edição tem duração aproximada de quarenta dias, com oficinas online e trilhas de aprendizagem de design thinking, modelagem de negócios, prototipação e storytelling, para aprimorar desde a definição da proposta de valor, até o desenvolvimento da solução no desafio social apresentado.  Ao final do processo, cinco dos 40 participantes terão as ideias selecionadas com base em critérios como impacto social, viabilidade e originalidade, e ganharão três meses de mentorias dos consultores da A&M e da SOMAS. Uma das iniciativas escolhidas também receberá uma verba de R$3 mil para investir no projeto.

“Em poucos meses, estamos caminhando para a terceira turma em Minas Gerais, o que reforça o potencial criativo e empreendedor da população brasileira. Com o Impulso, auxiliamos essas pessoas a estruturar sonhos em forma de projetos, ensinamos a pescar utilizando, como ferramentas, conhecimento e experiências através da educação, impulsionando o desenvolvimento socioambiental”, avalia Lilian Giorgi, sócia-diretora de recursos humanos da A&M.

Os interessados em participar desta quarta edição – terceira consecutiva em Minas Gerais – devem propor, no ato da inscrição, um modelo de negócio social inovador para um desafio específico que tenha identificado na sua região. É preciso ter 18 anos ou mais, residir em Minas Gerais e ter disponibilidade para participar do encontro final presencial em Ouro Preto. O cadastro pode ser feito pelo site https://impulso-mg.somas.org.br/. As vagas serão preenchidas a partir da avaliação dos índices sociais do candidato, como renda familiar, gênero e raça e escolaridade.

 

O programa

Criado pela A&M e SOMAS, em parceria com a Vale e seu programa Partilhar, o Desafio de Inovação Social Impulso é 100% gratuito e tem por objetivo promover transformação e impacto positivos nas comunidades. Iniciado em 2023 em São Paulo, acumula mais de 50 alunos certificados, resultando em mais de 30 projetos aprovados, voltados para educação, cultura, autocuidado, preservação de animais e do meio ambiente, arte, empregabilidade, reciclagem e parcerias público-privadas.

Na edição anterior, concluída em maio deste ano, o projeto vencedor foi “Cursinhos populares”, um coletivo de professores voluntários para auxiliar alunos da região de Ouro Preto, que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, a entrarem em faculdades. O projeto foi criado por Vinícius Silva de Souza com o objetivo de romper barreiras educacionais da desigualdade. “Participar do Impulso foi muito bom. Fizemos bastante network e conhecemos propostas inovadoras. Fiquei muito feliz com a seleção do meu projeto para receber a verba. Já tivemos a aula inaugural com mais de 40 inscritos, sinal de que estamos no caminho certo e do quanto é importante acreditarmos na nossa comunidade”, comemora.

Para Lilian, todos os participantes têm potencial para o sucesso profissional, o que reforça, diz ela, “a conexão do programa com o propósito da A&M de empreender para revolucionar”.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.