Notícias Corporativas

Parceria garante know-how de implementação da solução X-ROAD

A Metasix, empresa que oferece soluções de atendimento omnichannel e CzRM (CRM com foco nos cidadãos), anunciou em dezembro de 2023 um acordo com o grupo argentino Thinknet. Com a parceria, a companhia adquiriu o know-how de implantação da solução X-ROAD, da Estônia, ferramenta que transmite conjuntos de dados e realiza pesquisas em diversos sistemas de informação de forma simultânea.

Com o acordo, os empreendimentos poderão atuar em conjunto no mercado brasileiro de interoperabilidade de dados. Com 14 anos de experiência em transformação digital do atendimento para empresas e governos, a Metasix aplica IA (Inteligência Artificial) em plataformas de dados heterogêneos para integrá-las a canais como WhatsApp, URA, site, redes sociais, contact centers e sistemas de gestão do conhecimento.

A Thinknet, por sua vez, atua há mais de vinte anos em soluções de integrabilidade para a troca e orquestração de dados de fontes múltiplas, e de tecnologias díspares, para a prestação de serviço público.

Para Gustavo Giorgetti, da Thinknet, a Estônia é o melhor exemplo do potencial inovador nos serviços governamentais através de um Ecossistema Digital de Integrabilidade (EDI), baseado no X-Road.

“Este sistema apresenta um governo invisível, já que não incomoda, responsivo, porque compreende as necessidades do cidadão, e proativo, uma vez que presta serviços sem necessidade de solicitação”, explica. “Esses EDI permitem desenvolver a melhor experiência possível do cidadão, garantindo que as diversas organizações públicas e privadas se comuniquem entre si sem incomodar as pessoas”, detalha.

Segundo Giorgetti, a “chave” está em garantir que todas as interações, independentemente da organização, sejam realizadas de forma unificada e através da interface escolhida pelo cidadão. “Isto é inatingível com soluções baseadas apenas em produtos concorrentes, criando soluções individuais”, pontua. “Só um ambiente de interoperabilidade massivo, que salvaguarde a soberania dos dados e a confiança digital dos seus membros, pode tornar possíveis estes resultados”, completa.

Para Giorgetti, a parceria entre a Metasix e a ThinkNet representa uma oportunidade para os brasileiros. “Esta colaboração internacional evitará a perda de tempo dos cidadãos nos seus procedimentos com o Estado, além de gerar economias de tempo e dinheiro desde o início da implementação dos EDIs”.

Ruy Trida, CEO da Metasix, destaca que, nos últimos anos, a evolução da experiência digital do cidadão como consumidor de serviços no setor privado tem impulsionado uma transformação na oferta de serviços por parte de agências e órgãos governamentais. “As expectativas de todos são cada vez mais influenciadas pelas experiências positivas que têm como consumidores, que esperam o mesmo nível de eficiência e conveniência ao lidar com serviços públicos”.

Trida ressalta que, com mais de quatorze anos de experiência, a Metasix atuou na implementação de projetos de governo digital no Brasil que demandam a integração de diversos órgãos públicos em interfaces de atendimento unificadas.

“Nessa jornada, enfrentamos diversos desafios, sobretudo relacionados à cultura estatal que, muitas vezes, é resistente a mudanças, e aos legados sistêmicos baseados em burocracia interna, com poucas iniciativas para facilitar o acesso e a agilidade dos serviços públicos”, afirma.

Ele conta que, para superar esses desafios, a empresa investiu na adoção de metodologias de digitalização de serviços com uma abordagem omnichannel. “Oferecemos serviços públicos digitais com canais integrados e gerenciados em nossa plataforma CUBE, que inclui portais de serviços, APPs, mensageria instantânea, chatbots, e-mails, SMS e totens, entre outros”, detalha.

O CEO da Metasix comenta que, em 2023, a companhia aprofundou a pesquisa sobre iniciativas globais de governo digital, quando se deparou com o conceito de governo inteligente e transparente adotado pela Estônia, com a utilização do ecossistema de digitais de integrabilidade por meio da Plataforma X-Road.

“Essa descoberta nos incentivou a buscar parcerias que agregassem valor à nossa plataforma, levando-nos à Thinknet, especialista na implementação do modelo estoniano fora da Estônia, que mantém parceira oficial X-Road na América Latina, com experiência na implementação desses ecossistemas em mais de seis governos estaduais (províncias) na Argentina”, relata Trida.

Para mais informações, basta acessar: https://www.metasix.com.br/

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.