Início Notícias Corporativas Santa Catarina terá um dos maiores parques urbanos do país

Santa Catarina terá um dos maiores parques urbanos do país

Publicidade

A cidade de Tijucas (SC), localizada a 50 quilômetros da capital Florianópolis, abrigará o terceiro maior parque urbano do país. Projetado pela Verde & Azul Urbanismo, o Parque das Orquídeas, que integra um maciço florestal com um milhão de metros quadrados de Mata Atlântica preservada, irá figurar como um dos maiores parques urbanos para uso público no país. Todo esse verde estará conectado ao vasto maciço de Mata Atlântica localizado por trás de Itapema e Camboriú através de um corredor ambiental a ser implantado, que resgatara e enriquecera a fauna já existente. O parque integrará a área do Reserva Royal, um projeto de localidade sustentável intermunicipal e será entregue à população em etapas.

A primeira etapa, que contemplará 300 mil metros quadrados, tem previsão de inauguração para 2024. “Parques urbanos são grandes espaços verdes de uso público construídos em áreas de cidade com o objetivo de oferecer momentos de convivência junto à natureza, recreação e lazer aos seus visitantes. Esse é o nosso propósito, apresentar um novo modo de se viver as cidades, mais integrado ao verde”, explica o CEO da Verde & Azul Urbanismo, Luiz Carlos Gallotti Bayer.

O Parque das Orquídeas contará com uma série de atrações para a comunidade local poder usufruir dos espaços da melhor forma possível, contemplando mais de 15 equipamentos, como dois espaços para pets, de acordo com o porte do “seu melhor amigo”, e uma área de convivência, com mobiliário urbano, cercado por um pomar e uma horta orgânica. A área de convivência também possui uma academia ao ar livre e um parquinho infantil, contemplando ainda espaços para prática de esportes, com uma quadra poliesportiva e outra de Beach Tênis. Um espaço para consumo de alimentos e bebidas (cafeteria) enriquece o mix de atrações da área de convivência. O parque ainda contará com arena arte-cultural, que pode ser utilizada para realização de eventos, assim como eventuais aulas ao ar livre e estudo, e com possibilidade de uso para cinema. Essa área terá mais de 53 mil metros quadrados.

O projeto também prevê uma construção única, com espaços próprios para abrigar as associações de moradores e de Orquidófilos no andar térreo, além de uma sala de monitoramento, no andar superior, que garantirá a segurança das pessoas. Destaque especial é a construção de trilhas elevadas. Na altura das copas das árvores, as inovadoras trilhas permitem total integração dos visitantes ao maciço verde de 1 milhão de m² preservado, e ainda contará com a visão das trilhas térreas distribuídas em 53000 mil metros quadrados, que serão ornamentadas com obras de arte e estarão iluminadas à noite. Um elevador garantirá acessibilidade às trilhas elevadas e a um belíssimo mirante, com total segurança para usuários de qualquer idade. Tudo planejado para as pessoas viveram em total harmonia com o meio-ambiente.

Ranking dos parques urbanos do país

O Parque das Orquídeas integrará o ranking dos maiores parques urbanos do país. Abaixo, o top 5:
– Parque da Cidade Sarah Kubitschek – DF: 4.200.000 m²
– Parque do Ibirapuera – SP: área de 1.584.000 m²
– Parque das Orquídeas Lelia Maria – SC : maciço de um de 1.000.000 m² com primeira parte sendo entregue em 2024 com 300.000 m²
– Parque Tangua – PR: área de 235.000 m²
– Parque Municipal Américo Renê Giannetti – SP: 182.000 m²

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorPobreza menstrual atinge cerca de 52% da população feminina
Próximo artigoGeração Z passa por mais sofrimento emocional do que as outras gerações