Bem-estar e harmonia em casa: como a aplicação do Feng Shui muda a energia dos ambientes
Não é apenas decoração: a especialista em Feng Shui e Neuroarquiteta Cris Paola explica como a técnica milenar chinesa transforma a vibração energética de uma casa em consonância com o equilíbrio energético pessoal do ser humano
“Lar: lugar onde se habita. Domicílio familiar.” Esta é a definição após uma busca rápida no dicionário, indicando que muito além de uma edificação, este espaço é a representação do nosso refúgio e desconexão com o ambiente externo, o lugar onde descansamos, recarregamos nossas energias e expressamos nossa identidade.
“Acredito que o lar reflete nossa essência e intenções. É nele que cultivamos harmonia, transformando cada ambiente em um refúgio de boas energias e acolhimento, onde a alma se encontra com o bem-estar.”, sinaliza a neuroarquiteta e especialista em feng shuiCris Paola, com mais de 20 anos de experiência.
Durante este processo, que tem por objetivo a busca pelo bem viver e o conforto, ela explica que somos convidados a dedicar nosso olhar para os ensinamentos ancestrais e milenares do Feng Shui que permanecem incrivelmente atuais e em total sintonia com estudos de neurociência aplicados a neuroarquitetura. De acordo com Cris, muito além de um reposicionamento de móveis, esses conhecimentos reúnem humanas universais e atemporais, propiciando mudanças significativas em diversas áreas da vida como a saúde, desenvolvimento pessoal e profissional, e, principalmente, nas questões energéticas da casa e de seus moradores.
“Mesmo que não a vejamos, a energia está presente em cada canto, impactando diretamente nossas emoções e o modo como nos sentimos”, conta Cris. Desta forma, o Feng Shui entra em cena como um meio efetivo de organizar os ambientes para que as energias fluam de forma equilibrada com o propósito de converter os ambientes da casa em verdadeiros aliados para a saúde, prosperidade, amor e a paz.
Mas o que é Feng Shui?
Baseado na ideia de que o meio onde estamos influencia diretamente em nossos sentimentos, objetivos de vida e comodidade, Cris Paola detalha que Feng Shui é introduzido na decoração de interiores através da seleção e posicionamento dos móveis, uso de cores, seleção de materiais como vidro, cerâmica, madeira e metal, objetos diversos, imagens, formas e o paisagismo, dentre outras possibilidades. “A essência está justamente na organização consciente do espaço para que a energia possa vibrar e fluir livremente“, define a especialista.
Cris ainda revela que cada área da casa possui uma necessidade a ser alinhada com as demandas dos moradores e, para tanto, toda atuação é fundamentada através da leitura do Ba’guá, gráfico energético que divide a casa em nove áreas, cada uma relacionada com os diferentes aspectos de nossas vidas: saúde, prosperidade, relacionamentos, carreira, criatividade, amigos, sucesso, família e espiritualidade. “O propósito está justamente em determinar os inputs específicos para incentivar cada um desses pontos“, comenta.
Por que aplicar o Feng Shui em casa?
“Aplicar o Feng Shui em casa transcende a simples reorganização de móveis e objetos decorativos”, explica Cris. Com profunda compreensão dos benefícios que essa prática oferece, ela enfatiza que o estudo realizado antes de uma reforma ou renovação busca equilibrar os elementos de forma estratégica, promovendo harmonia e funcionalidade nos espaços. “O estado de nossa casa reflete diretamente nosso estado emocional. O acúmulo de objetos e o desequilíbrio visual geram energia estagnada, que se manifesta como estresse e cansaço, prejudicando nossa concentração e disposição“, completa a neuroarquiteta.
Além de harmonizar os ambientes, o Feng Shui nos leva a refletir sobre quem somos, o que desejamos atrair e as intenções que guiam nossa jornada. “Sempre digo que essa técnica nos apoia na construção de um estilo de vida mais conectado com nossos sonhos e com a felicidade que buscamos”, ressalta.
O Feng Shui em cada área da vida
O Ba’guá representa a conexão com nossos ancestrais, o fortalecimento dos laços familiares e o apoio mútuo entre entes queridos. Ele simboliza união, tradição e estabilidade, nutrindo as relações que honram nossas raízes. “Por meio desse instrumento, promovemos maior entendimento entre os membros da família, o que contribui para a resolução de conflitos e o fortalecimento dos vínculos”, destaca a especialista em Feng Shui.
Desta forma, baseado nas nove áreas do Baguá, Cris Paola desvenda como o Feng Shui atua em cada área da vida:
· Criatividade e Filhos:
Ideal para quem deseja estimular a criatividade e pensar fora da caixa no trabalho ou nos negócios. Para quem tem filhos, o Feng Shui facilita o fortalecimento de laços e a conexão mais profunda com eles.
· Amigos e Viagens:
Um projeto de interiores disposto com os preceitos do Feng Shui fortalece e melhora o relacionamento com amigos, atrai novas amizades e abre portas para novas oportunidades como indicações de emprego e convites para viagens. ,
· Carreira e trabalho:
Pode proporcionar avanços profissionais e novas oportunidades.
· Espiritualidade e Autoconhecimento:
Favorece o aprendizado e o desenvolvimento pessoal, pode fortalecer seu lado espiritual.
· Família:
Promove harmonia entre os membros da família.
· Prosperidade e abundância:
Ativa a abundância financeira e o bem-estar material.
· Sucesso:
Associada à fama, ao reconhecimento e ao alcance dos objetivos pessoais e profissionais, essa divisão do Ba’guá personifica a forma como somos vistos pelas pessoas, o impacto que causamos, nossa autoconfiança e o alcance de nossos sonhos. “Por meio dela é possível impulsionar a ascensão na carreira, reconhecimento público ou para quem ambiciona a validação sobre as atividades que realiza“, orienta a especializada.
· Relacionamento:
Para Cris Paola, “O ato de relacionar-se é muito mais amplo e significa convivermos em parceria com nossa alma gêmea, fortalece os vínculos afetivos e amorosos.” sinaliza.
· Saúde:
Localizada no centro do Ba’guá, traz a imagem de Yin e Yang, forças opostas e complementares, e Cris completa que essa área retrata o equilíbrio físico, emocional, mental e a vitalidade dos moradores.
Sobre Cris Paola
Cris Paola é formada pela Universidade Mackenzie São Paulo, em Arquitetura e Urbanismo, e acumula mais de 30 anos de experiência em arquitetura, design de interiores e Feng Shui. Em 2021, concluiu a pós-graduação em Neuroarquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPOG.
Criativa e detalhista, Cris personaliza os projetos de acordo com as necessidades do cliente, mergulhando no universo de cada um. O resultado são ambientes harmoniosos, aconchegantes e cheios de estilo. Atuando em todo o Brasil e em Miami, a profissional tem um portfólio diversificado, o que inclui projetos comerciais – como restaurantes, bares, cafeterias, consultórios, clínicas, escritórios e showrooms – além de espaços residenciais, sejam eles casas e apartamentos urbanos, de campo ou de praia. À frente do Studio Cris Paola, a neuroarquiteta especialista em Feng Shui coordena desde a concepção do projeto até a execução da obra e os detalhes da decoração de interiores.
Sempre antenada ao universo do design, moda, arquitetura e decoração, Cris Paola é autora do blog Mil Ideias por Metro Quadrado, um espaço dedicado a compartilhar ideias, tendências e dicas. Palestrante em diversos eventos do setor sempre levando a arquitetura como principal mote de seu trabalho. Cris, ministrou por 6 anos consecutivos aulas na ESBRE (Escola Técnica de Bares e Restaurantes) e possui importantes parcerias no currículo, como ABRASEL (associação de bares e restaurantes de São Paulo), FHORESP (Federação de hotéis, bares e restaurantes de São Paulo), Viva Decora e Revista It Home, Grupo Brazil Sales (Hotelaria e turismo – Brasil).
Relacionado
Grato pela assinatura! Verifique seu e-mail para obter mais instruções.
Editora chefe da Revista Matrimoni e produtora de eventos corporativos e sociais, Assessora de casamento, e formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Usamos cookies para otimizar nosso site e nosso serviço.
Funcional
Sempre ativo
The technical storage or access is strictly necessary for the legitimate purpose of enabling the use of a specific service explicitly requested by the subscriber or user, or for the sole purpose of carrying out the transmission of a communication over an electronic communications network.
Preferências
The technical storage or access is necessary for the legitimate purpose of storing preferences that are not requested by the subscriber or user.
Estatísticas
The technical storage or access that is used exclusively for statistical purposes.The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
The technical storage or access is required to create user profiles to send advertising, or to track the user on a website or across several websites for similar marketing purposes.