Brasília

Copa do Mundo: como torcer e receber a família e os amigos em casa

Especialistas do Oba Hortifruti dão dicas de cardápios e harmonizações para os vários encontros a serem realizados durante o mundial

A paixão pelo futebol corre nas veias dos brasileiros e com a proximidade dos jogos da Copa do Mundo, que começa no próximo dia 20, muitos já se programam para reunir família e amigos para torcer pela Seleção. Boa comida e bebida são fundamentais para complementar a festa. Especialistas do Oba Hortifruti dão dicas de cardápios e harmonizações para os vários encontros a serem realizados durante a competição.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, começa com um alerta aos exageros. “O ideal é não juntar a fome com a vontade de comer! Então, é importante manter um padrão de alimentação saudável nas refeições principais. Outro ponto é tomar cuidado para a ansiedade durante a torcida não favorecer os excessos. Preste atenção no que você está comendo. Petiscos são bem-vindos, mas sempre em pequena quantidade, pois são calóricos e precisam de moderação”, ressalta.

Opções leves, como salada de frutas, uvas congeladas, frutas picadas em geral, palitinhos de vegetais, tomate-cereja com patês, podem fazer parte do cardápio para ajudar a equilibrar o consumo calórico durante os encontros, orienta Renata. Para as bebidas, uma dica é alternar o consumo de bebida alcoólica com água ou suco para manter a hidratação e ajudar na redução do volume de álcool ingerido.

A especialista lembra que é importante adequar o cardápio às pessoas que participam dos encontros, levando em conta tanto as preferências quanto as restrições alimentares, como intolerância à lactose ou algum tipo de alergia alimentar.

Em grupos com crianças, deve-se ter atenção a alimentos que possam causar engasgos, como pipoca e amendoim. Com pessoas mais idosas, é necessário se atentar à consistência dos alimentos, possibilitando a boa mastigação. Amendoins e castanhas podem ser um desafio, por exemplo.

Se a torcida for a dois, cuidado para não planejar um cardápio muito variado e acabar favorecendo desperdício ou consumo exagerado. A dica é apostar em menor variedade e opções que agradem aos dois.

Para quem vai curtir os jogos na sala ou quintal, o cardápio pode ser variado com petiscos, como pipoca, amendoim, castanhas, tortas caseiras, espetinhos de frutas, tábuas de frios e queijos, azeitonas, mini salgados assados, chips de vegetais, mini torradinhas e palitos de cenoura e de pepino com patês e queijos boursins.

“Se a turma optar por ficar na cozinha, é possível consumir tanto petiscos quanto refeições mais elaboradas, como massas e carnes. E na área gourmet, o tradicional churrasco e os petiscos são as melhores opções”, elenca Renata, que lembra que além dos alimentos já fracionados, tortas, queijos, frutas e pães, devem ser servidos cortados em pedaços pequenos para facilitar o consumo.

Para alguns, dia de jogo combina com uma boa bebida. O especialista em bebidas do Oba Hortifruti, Júlio César de Oliveira, traz algumas combinações para deixar a torcida mais saborosa. “Temos várias opções de harmonizações, mas o mais importante é saber consumir com moderação”, afirma.

Segundo Júlio, reuniões intimistas combinam com um bom gin, como o Gin Tônica Five Drinks, e as tábuas de frios são ideais para acompanhar.

Para quem vai optar pelas carnes, a sugestão do especialista é combinar cortes mais leves, como a fraldinha, por exemplo, com as cervejas maltadas, como a Dusza Puro Malte. Esse corte também harmoniza com vinhos tintos, como o português AdegaMãe Pinta Negra.

Já para quem não abre mão da tradicional picanha, a escolha ideal são as cervejas com aromas mais adocicados. Uma combinação perfeita para proporcionar um sabor diferenciado e destacar as qualidades do corte é harmonizar com a Dusza Pale Ale. Para quem é do time do vinho, a dica é um tinto malbec Dona Paula Estate.

As carnes suínas, como a panceta, vão bem com um vinho tinto pinot noir, como o da Casas Del Bosque Reserva, ou cervejas tipo IPA, que possuem alta concentração de lúpulos e sabor mais amargo.

Como dia de torcida pelo Brasil é dia de união, Renata dá dicas de quatro receitas que podem ser feitas pelos amigos e familiares e incrementar a festa do futebol.

Palitinho de legumes assados
2 cenouras médias cortadas em formato palito
200g de vagem cortada em formato palito
Azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Acomode os vegetais picados em uma assadeira untada com azeite. Adicione o sal e a pimenta, distribuindo por todos os palitos de cenoura e de vagem. Leve ao forno a 200 graus por cerca de 30 minutos, até que fiquem al dente. Sirva acompanhado de boursin, homus, molho pesto ou molho de mostarda

Espetinho de batata bolinha
300g de batata bolinha
Alecrim a gosto
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas com casca por cerca de 10 minutos. Retire da água e coloque cerca de 3 batatas em cada espeto. Regue com o azeite, adicione o sal e salpique as folhas de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido ou à churrasqueira por cerca de mais 20 minutos.

Drinque de morango e uva sem álcool
1 xícara de morangos picados
1 xícara de uvas vermelhas cortadas ao meio
1 xícara de água
½ xícara de suco de laranja
200ml de água tônica

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os morangos, o suco de laranja, a uva e a água. Acrescente a água tônica delicadamente (sem bater) e sirva em seguida.

Drinque de acerola
½ xícara de polpa de acerola
1 dose de vodca
½ xícara de gelo
2 folhas de hortelã picadas
2 colheres de sopa de leite condensado
Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, agitando com a ajuda de uma coqueteleira. Sirva em seguida.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.