Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura, entendem a importância de saber tudo que os moradores esperam desse espaço tão querido dentro de tantas casas
Para muitos, a cozinha já alçou o status de ambiente favorito da casa!
Seja grande ou pequena, moderna ou clássica, o mais importante é que sua concepção acompanhe a vida do morador em todas as suas necessidades, desejos e sobre como pretende vivenciar o ambiente no dia a dia.
Cada projeto realizado deve compreender a história do cliente – seja residindo sozinho, para um casal ou uma família.
“Nosso trabalho se consiste em entender a história de quem nos procurou para projetar a cozinha, conhecer a rotina, o que é essencial e aprender sobre seus gostos pessoais. Com a máxima de surpreender, ao entregar o ambiente buscamos aquele sorriso no rosto e a expressão corporal que fala por si só sobre a felicidade de termos realizado tudo o que era esperado… ou até além”, afirma Renato Andrade, sócio de Erika Mello no escritório Andrade & Mello Arquitetura.
Em busca de histórias e inspiração para cozinhas? Os arquitetos, que enxergam o lar como um templo restaurador, também acreditam que o preparo de refeições expressa o amor e esse fato justifica a ascensão do ambiente. “Esse sentimento é vivenciado não apenas quando a pessoa recebe convidados para oferecer um jantar, mas também é expresso quando, mesmo na correria do dia a dia, você tira 10 minutos para preparar uma refeição saudável e prática”, contextualiza Erika.
Por meio de alguns projetos, os profissionais compartilham histórias e propostas de como a cozinha pode ser cheia de funcionalidade e estilo. Confira:
1 – Cozinha com estilo para a segunda morada
Os profissionais sabem que a arquitetura está muito ligada aos sonhos das pessoas. Aqui, para findar a rotina de hospedagens em hotéis, um casal de empresários residentes em Manaus – mas muito presentes em São Paulo, resolveu investir em um imóvel para chamar de seu na capital paulista.
Mesmo não sendo a morada principal, era fundamental a necessidade de sentir-se em casa com uma decoração que apresentasse traços de suas personalidades e incorporasse a oportunidade de cozinhar e interagir com quem estivesse com eles.
Em função do espaço reduzido, a cozinha tipo corredor foi o ponto de partida e seguiu acompanhada pela marcenaria sob medida na cor azul e detalhes de madeira nas bordas e laterais.
Além disso, a serralheria, aliada aos armários, ganhou vez como prateleiras superiores e trouxe modernidade e equilíbrio.
De quartzo, a bancada da pia foi concebida como uma extensão que forma uma mesa e primordial para os momentos gastronômicos.
Para acompanhar, os arquitetos escolheram cadeiras mais altas que seguiram em harmonia com o décor.
2) Cozinha para quem ama preparar, receber e servir
Presente em um apartamento de 128m², essa cozinha ampla traz grandes soluções idealizadas pelos arquitetos.
Com os proprietários de origem pernambucana, Renato e Erika foram designados a desenvolver um ambiente que proporcionasse à moradora o prazer de preparar as receitas nordestinas que fazem parte de suas raízes.
Junto com isso, a satisfação de receber amigos e familiares – que os visitam com frequência – para degustar seus pratos.
Coube a eles prover uma cozinha super equipada com uma ampla bancada (em um total de 4,5m de extensão) e com a possibilidade de integrar ou separá-la da área social quando necessário.
Os profissionais resolveram essa questão com as portas de correr, em madeira e vidro, que funcionam como uma barreira para as refeições mais perfumadas, como. “Para crescermos o espaço, derrubar algumas paredes do layout original da planta nos permitiu criar um projeto funcional e superinteressante”, revela Renato.
3) Cozinha para o dia a dia de uma jovem
Presente em um apartamento de 55m², a cozinha, embora pequena, dispõe de tudo o que a moradora precisa e emana seu jeito de ser.
Com 25 anos de idade e os sonhos de uma jovem que chegou em São Paulo para realizar seus projetos e começar uma vida nova, Renato e Erika expressaram na cozinha o conceito dos traços urbanos mesclado ao feminino, que fica evidente na aplicação do revestimento chevron no frontão da pia. “A escolha dos tons de cinza, rosa e branco, que são os favoritos da nossa cliente, evidenciou uma atmosfera muito própria para todo o apartamento”, diz Erika.
O módulo de marcenaria que fica sob a pedra acomoda o cooktop, forno e máquina de lavar louças.
Na parte superior o armário recebe o escorredor de louças, deixando espaço livre para utilização da bancada.
4) Cozinha com revestimento exclusivo
O projeto dessa cozinha veio de encontro ao novo momento de uma família, que se mudou para um apartamento mais amplo, com o dobro da área útil anterior.
Com essa prerrogativa, a vontade de um novo estilo de vida também na cozinha!
Na hora de escolher o revestimento, nenhum expressava o gosto dos clientes. Foi a partir daí que os arquitetos partiram para a personalização: criaram desenhos em formas geométricas combinados aos fortes de azul, preto e cinza e contaram com a Eliane Revestimentos para essa produção exclusiva.
O resultado foi o protagonismo em todo projeto da cozinha e a composição harmônica com a base neutra também presente no décor.
Andrade & Mello Arquitetura e Interiores
Formados em Arquitetura, Renato Andrade e Erika Mello são sócios-fundadores do escritório. Em 15 anos de trabalho, somam mais de 120 projetos entregues com a certeza de terem proporcionado aos seus clientes todo profissionalismo nas intervenções realizadas.
Além de atuar nos projetos, devotam suas experiências profissionais ao ensino: ambos respondem como professores titulares do Centro Paula Souza e lecionam disciplinas no curso técnico de Edificações.
www.andrademelloarquitetura.com.br | @ondeafamiliaacontece