Início noticias-corporativas BRT em Campinas inicia operação em 2022 entre os mais modernos do...

BRT em Campinas inicia operação em 2022 entre os mais modernos do país

Publicidade

São Paulo 15/6/2021 – É um setor que exige investimento em tecnologia e é preciso se modernizar constantemente

Com uma das maiores obras públicas em execução no Brasil – o sistema BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido por ônibus em português) -, Campinas dá um salto na qualidade do serviço de transporte coletivo. Inicialmente com os ônibus convencionais, o município já colocou em operação os três corredores BRT (Perimetral, Ouro Verde e Campo Grande), que representam 36,6 quilômetros. A expectativa da Prefeitura é entregar a obra completa em 2022.

O sistema tem 36 estações, 7 terminais e 18 pontes e viadutos. É a maior obra de mobilidade urbana realizada no município. Entre os objetivos, estão reduzir o tempo médio das viagens, eliminar sobreposições de linhas, ampliar as opções de destino e contribuir para dinamizar o trânsito da cidade de forma geral.

Cerca de 450 mil campineiros serão diretamente beneficiados com transporte em ônibus articulados elétricos, com ar-condicionado, que vão operar em faixas exclusivas, separadas do trânsito comum, mas integradas às linhas convencionais (alimentadoras). O embarque e desembarque serão feitos pelo lado esquerdo, com acessibilidade direta ao piso elevado dos veículos BRTs.

As estações foram projetadas para o conforto e a segurança dos milhares de usuários que passam diariamente por elas, como explica Henrique Coutinho, engenheiro da Garen, empresa de Garça com experiência de dez anos no setor e que está presente nesse projeto com catracas, portas automáticas, automatizador para portas de rolar e software de monitoramento e gestão de acesso. Para mais detalhes, a reportagem entrevistou o engenheiro Coutinho, da Garen.

Sobre as soluções para as estações de Campinas, como funcionam e quais são seus benefícios?

As soluções são decorrentes de muita pesquisa e desenvolvimento de nossa empresa. Destaco as portas automáticas com a tecnologia de motores BLDC, que aumentam a vida útil dos motores e trazem maior economia de energia na operação; e as catracas com sistema de comunicação IP ligado ao centro de comando e controle, proporcionando maior fluidez no fluxo de pessoas.

As catracas liberam o acesso por meio de cartões previamente adquiridos pelos usuários?

As catracas para operação no BRT utilizam um aparelho validador, já amplamente utilizado em ônibus de linha convencional. Desse modo, o passageiro não precisa adquirir um novo cartão exclusivo para uso no BRT. O usuário, ao se aproximar da catraca, apresenta seu cartão com crédito ao aparelho validador e a passagem é liberada.

A operação pode ser remota?

Sim, todos os produtos do sistema BRT são integrados por meio de um centro de controle, e o sistema pode ser operado remotamente. De forma rápida e sem precisar ir até o local, o operador pode alterar o sentido de fluxo de pessoas nas catracas e a forma de operação das portas automáticas. Em caso de emergência, a estação é aberta remotamente para evacuação dos usuários do sistema BRT.

Como garantir o funcionamento correto das estações, principalmente a abertura da porta automática com o veículo na posição correta?

Por meio do sistema de sensores e transmissores instalados nas estações e nos ônibus. O sistema reconhece a aproximação do veículo, acionando o semáforo, na cor verde, que indica a posição correta na parada. Após o comando de abertura de porta do ônibus, o semáforo muda para o vermelho e aí ocorre o sincronismo de abertura entre as portas do ônibus e as portas automáticas da estação. A abertura das portas da estação e dos ônibus acontece de forma alinhada e sincronizada.

Como as soluções BRT ajudam na mobilidade urbana das cidades?

O BRT é um sistema de transporte público muito mais rápido e eficiente que os serviços convencionais de ônibus. Nas estações, a cobrança de bilhetes é feita antes de o passageiro entrar no ônibus, evitando assim atrasos pelo pagamento ao motorista ou cobrador. Todas as estações apresentam piso no mesmo nível do veículo. Com isso, evitam-se atrasos decorrentes do embarque e desembarque por escadas. Há também múltiplas portas para o acesso de pessoas com necessidades especiais. O BRT é considerado um sistema moderno e rápido de transporte de massa sobre pneus. É um setor que exige investimento em tecnologia e é preciso se modernizar constantemente. Nesse sentido, a Garen está muito bem-posicionada no mercado.

Website: https://www.garen.com.br/

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorAmiga contrata fotógrafa surpresa para pedido de casamento e vídeo viraliza
Próximo artigoCadiveu Essentials lança linha vegana em parceria com a popstar Anitta

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui