noticias-corporativas

Estudos motram que 80% das empresas pagam 15% a mais na conta de luz

São Paulo 4/8/2021 – Identificar a situação energética do negócio é tão importante quanto ir ao médico para realizar um exame de rotina

A não realização de um diagnóstico energético completo é uma das principais causas que fazem as empresas pagarem mais do que o necessário na conta de luz.

Diagnóstico Energético é um estudo realizado por um especialista que visa identificar situações de risco e oportunidades de economia nas empresas consumidoras de energia. Este trabalho é executado por um profissional com alto grau de experiência e conhecimento das normas técnicas, inclusive para propor a regularização de itens que possam sofrer penalizações por agentes reguladores.

Da mesma forma que as pessoas precisam ir ao médico para realizar uma consulta e sair de lá com uma lista de exames, remédios ou recomendações, uma empresa precisa de um diagnóstico energético da conta de luz e do local físico para identificar se estão pagando mais do que o necessário para a distribuidora de energia.

No diagnóstico da conta de luz são avaliados, com base na fatura de energia, os seguintes pontos:

a) se a empresa está pagando multa para a distribuidora por conta de não adequação de um equipamento técnico, chamado banco de capacitores;

b) qual a melhorar tarifa com base no perfil de consumo da empresa;

c) valor correto da demanda contratada conforme a necessidade de potência de cada equipamento;

d) recuperação de crédito de ICMS para empresas que tem área produtiva;

e) possibilidade de compra de energia de outro fornecedor e não mais da distribuidora.

Já o diagnóstico energético do local físico tem o objetivo de conhecer o perfil energético da operação e definir um plano de ação de eficiência energética para reduzir custos de energia na empresa. Para este estudo ser elaborado, é necessário fazer levantamentos de dados do empreendimento e levantamento técnico in loco na empresa com o acompanhamento do responsável da manutenção. 

“Infelizmente muitas empresas não realizam o diagnóstico energético de forma completa por falta de conhecimento. Os gestores contratam contador, advogado, mas na hora de tratar do assunto energia preferem resolvendo tudo sozinho. Por este motivo pagam em torno de 15% a mais na conta de luz”, comenta Raphael Ruffato, CEO da Lead Energy.

Após o diagnóstico energético, outra ação interessante a ser feita na empresa é o monitoramento dos equipamentos que é um serviço mais complexo, realizado com o auxílio de equipamentos instalados por um período em pontos estratégicos da empresa, que faz a coleta de dados que posteriormente são analisados minuciosamente por especialistas. Basicamente são realizadas as seguintes ações:

a) acompanhamento em tempo real quais são os equipamentos que estão consumindo mais energia do que o necessário;

b) verificação do registro de picos de potência que pode ocasionar multa com a distribuidora;

c) realização de ações preventidas em equipamentos que tem grandes possibilidade de estarem próximos a falha;

d) confirmação de ultrapassagem do fator de potência;

e) avaliação do perfil de consumo da empresa para realocação da energia em horários mais caros.

“As empresas que têm este tipo de conhecimento tornam-se mais competitiva em relação aos concorrentes. Sabemos que o tema energia elétrica é complexo e quase ninguem entende uma conta de luz, mas existem, sim, diversas saidas para economizar com soluções sustentáveis e baixo ou nenhum investimento” complementa Raphael Ruffato.

 

Website: http://www.leadenergy.com.br

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.