Início noticias-corporativas Foco no bem-estar garante otimização do clima e satisfação de colaboradores

Foco no bem-estar garante otimização do clima e satisfação de colaboradores

Publicidade

São Paulo, SP 26/7/2021 – Num período em que é preciso ter equilíbrio emocional para lidar com gestão e organização do trabalho à distância, as habilidades interpessoais são fundamentais

Pesquisa mostra que 91% dos colaboradores aprovam o home office. Para Kainos, o alto nível de satisfação dos funcionários em home é reflexo do cuidado que a liderança desenvolveu com a equipe no período

O mercado nunca havia presenciado tantas exigências a respeito dos soft skills para a contratação de pessoas. A maior crise do século, causada pela Covid-19, ensinou as empresas a enxergar nessas qualidades a medida ideal para um ambiente profissional saudável. “Num período em que é preciso ter equilíbrio emocional para lidar com gestão e organização do trabalho à distância, as habilidades interpessoais são exigências necessárias para a saúde de toda uma equipe”, afirma William Sousa, presidente da Kainos, empresa especializada em customer experience e soluções de atendimento.

Uma pesquisa realizada pela FIA Employee Experience (FEEx) mostra que apenas 7% das empresas estavam preparadas para o home office, as outras 93% precisaram acelerar processos e desenvolver soluções para o trabalho remoto. A Kainos fazia parte do segundo grupo. A empresa conseguiu, em 10 dias, reestruturar os pontos de atendimento para que 80% de seus funcionários pudessem trabalhar de casa. Sousa explica que apesar da agilidade, esse não foi o único problema enfrentado naquele momento: “Precisávamos pensar em estratégias para tranquilizar e motivar nossos funcionários em um momento de tantas incertezas. Ninguém sabia ao certo o que esperar do futuro, e essa imprevisibilidade pode causar muitas frustrações. Também por isso sentimos a necessidade de preparar nossos líderes com competências interpessoais para o desenvolvimento da equipe neste sentido”.

A empresa, que já tinha um projeto voltado para líderes, começou a falar sobre a importância dos soft skills e estimulá-los, e viu a oportunidade de ensinar e ganhar maturidade para todo o negócio. Especialistas da área afirmam que os líderes aprendem, começam a colocar seu aprendizado em prática e suas equipes são automaticamente beneficiadas. Nesta linha, a Kainos percebeu por meio de relatórios internos que uma gestão mais humanizada impacta diretamente nos resultados e contabilizou um crescimento de 40% na produtividade após o investimento em ações para a liderança.

Dados da pesquisa FEEx mostram ainda que 91% avaliaram o home office de maneira positiva. Hoje, mais de um ano após o isolamento social, a pesquisa da Kainos confirma o dado e mostra que 87% dos funcionários em home office estão satisfeitos. “O isolamento social fez o mercado refletir a respeito de muitos paradigmas. Nós, como a maioria das empresas, vimos a eficiência nas entregas aumentando. Ainda não podemos bater o martelo para um home office definitivo porque uma parte da equipe ainda precisa estar no escritório, mas o formato híbrido com certeza fará sentido para nós quando tudo isso passar”, diz Sousa.

Apesar da agilidade para iniciar o home office, o modelo não pode ser adotado por 20% dos profissionais. Para esse grupo, a iniciativa tomada foi pautada em infraestrutura, segurança e pessoas. As soluções adotadas foram indispensáveis para que o trabalho presencial pudesse funcionar. “Seguimos todas as orientações governamentais, fomos muito rigorosos no processo para cuidar do colaborador e pensamos em cada detalhe. Apesar do longo período de pandemia e isolamento, as ações continuam funcionando perfeitamente até os dias de hoje”, finaliza o presidente.

Website: https://www.kainos.com.br/

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorHotéis têm se adequado às novas necessidades dos viajantes se tornando pet friendly
Próximo artigoOs gatos futuramente serão os pets predominantes no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui