noticias-corporativas

Prêmio Municípios Mineradores vai reconhecer os serviços públicos municipais

Brasília, DF 24/3/2022 –

Nesta edição, a premiação vai destacar 10 iniciativas com melhor desempenho da gestão local

Foi lançado publicamente na última terça-feira (22), o Prêmio Municípios Mineradores 2022, organizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) e Agenda Pública, com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME). A iniciativa vai reconhecer o desempenho da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população e seu entorno.

Na edição deste ano, o prêmio irá avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos municípios e premiá-los em categorias como Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Governo Aberto; Gestão; Finanças; Desenvolvimento Econômico; e Serviços Digitais.

Serão 25 municípios finalistas analisados pela Agenda Pública e validados pelo comitê de seleção, para chegar às 10 premiações.

Municípios Mineradores

“A mineração exerce um papel de agente socioeconômico influente no desenvolvimento territorial dos municípios e de suas respectivas regiões. Estimula negócios em várias cadeias produtivas, com geração de empregos, renda e tributos, promovendo, portanto, meios para a condução de políticas públicas de desenvolvimento. Visando a plena sustentabilidade do território minerado, incentivamos a implementação de programas de diversificação econômica como ferramenta de apoio para o durante e pós-mineração”, ressalta o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

O objetivo central do projeto é reconhecer e difundir boas práticas de gestão em categorias que evidenciem bom desempenho, qualidade dos serviços públicos e bem-estar da população.

“As boas práticas de governança são fundamentais para garantir a qualidade do serviço público oferecido à população pelas prefeituras. O prêmio é um marco histórico para o setor de mineração, demonstrando seu compromisso e apoio ao fortalecimento da gestão municipal e ao desenvolvimento dos territórios em que a mineração é realizada”, comenta o cientista político Sergio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública.

Realizadores

IBRAM

Atuando diretamente na valorização das empresas e instituições que atuam no setor mineral, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), também contribui com fomentação de inovações no setor e difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral.

Agenda Pública

A Agenda Pública é uma organização especializada em aprimoramento de serviços públicos, ampliando capacidades, oportunidades e bem-estar para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Tornar os serviços públicos brasileiros mais inteligentes (com base em dados e evidências), simples (mais ágeis e com baixo custo) e humanos (com foco nos problemas dos cidadãos, além de propor soluções para grandes problemas públicos brasileiros).

MME

O Ministério de Minas e Energia (MME) foi criado em 1960. Anteriormente, os assuntos de minas e energia eram de competência do Ministério da Agricultura. Dentre as atuais e principais responsabilidades do MME estão o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ambos presididos pelo ministro de Minas e Energia. O MME possui quatro Secretarias finalísticas que propõem diretrizes e implementam políticas nacionais em suas áreas de atuação.

Website: http://www.ibram.org.br

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.