Notícias Corporativas

Uso consciente do celular na pauta literária da 16ª Flist

Um dos maiores desafios da geração atual é o uso saudável dos smartphones. Mas como abordar esse assunto com crianças e adolescentes? Para conversar sobre essa questão, a escritora Viviane Viana, que acaba de lançar o livro infantojuvenil “Ah, se Graham Bell falasse!” (Franco Editora), participará, no dia 18 de maio, da Festa Literária de Santa Teresa (Flist), no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro.

A autora, que é Mestre em Educação e estudou, há 15 anos, as contribuições da tecnologia para o aprendizado, agora, em seu novo livro infantojuvenil, trata dos excessos no uso das telas. “O que se discute é a moderação. Os smartphones são ferramentas multifuncionais incríveis, porém, a dependência nociva causa problemas à saúde física e mental”, explica Viviane Viana.

O livro utiliza o recurso da rima para descrever situações em que alguém exagera no uso do celular, enquanto o título “Ah, se Graham Bell falasse!” funciona como um refrão, que se repete cena após cena até o inventor, a quem se atribui o desenvolvimento do telefone, dar sua opinião sobre a situação atual, em que o celular se tornou quase uma extensão do próprio corpo.

A ideia é que as crianças e os adolescentes se divirtam com a leitura, se lembrem de experiências parecidas e reflitam sobre a necessidade de se estabelecer limites às tecnologias, além de respeitar o espaço do outro. E nesse ambiente em que o propósito é fornecer elementos para que a garotada faça escolhas de forma consciente, a escritora defende a importância da formação de leitores. “É preciso estimular o hábito da leitura desde cedo. A literatura desempenha um papel fundamental para que possamos compreender melhor o mundo e suas transformações, ampliar repertórios e formar sujeitos mais empáticos”, afirma Viviane Viana.

Serviço

A Festa Literária de Santa Teresa, organizada pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat) com curadoria da escritora Ninfa Parreiras, acontece nos dias 18 e 19 de maio, das 9h às 18h, com atividades gratuitas para públicos de diversas faixas etárias. Esta é a 16ª edição da Flist, que ocorre pela primeira vez fora do bairro carioca que dá nome ao evento, em função da reforma do Parque Glória Maria, antigo Parque das Ruínas.

Viviane Viana estará no dia 18 de maio, às 14h30, no salão do Palacete do Museu Histórico da Cidade. A autora participa da Flist a partir de uma parceria do Ceat com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), da qual ela faz parte, e que celebrará 25 anos de existência em evento na Festa Literária.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.