Início Comportamento Anel de noivado vs. aliança de casamento: qual é a diferença ?

Anel de noivado vs. aliança de casamento: qual é a diferença ?

Publicidade

Qual é a diferença entre um anel de noivado e uma aliança? Eles não são a mesma coisa? Essas são dúvidas comuns, principalmente para partes do casal.

Na verdade, os brasileiros ainda estão pouco acostumados com a cultura do anel de noivado. Aos poucos alguns casais vem surpreendendo com grandes pedidos e a tradição vem chegando. Então, quando chega a hora de dar um passo adiante no relacionamento, seja noivado ou casamento, a confusão começa. Preciso de um anel ou do outro? Dos dois? Um exclui o outro?

Vamos entender de uma vez por todas qual a diferença, para que você decida o que é mais conveniente para você.

Anéis de noivado e alianças representam momentos diferentes de um relacionamento: o pedido de casamento e o casamento propriamente dito, respectivamente. Embora muita gente ache que tudo se trata da mesma coisa, esses momentos possuem certas particularidades e, portanto, são bastante diferentes.

O pedido de casamento propriamente dito se resume àquele instante especial, quando surge a famosa pergunta: “quer se casar comigo?”. É um breve momento sustentado por semanas de esforço, planejamento, pesquisa e muito carinho no preparo da surpresa.

O noivado é o período de tempo entre o pedido de casamento e a celebração do matrimônio. É uma fase muito importante, onde os noivos vão se preparar para o casamento.

O anel de noivado é a joia do pedido de casamento. Ele não é apenas símbolo de comprometimento, mas também trará memórias do momento em se fez a pergunta “quer se casar comigo?”.

A joia costuma ter características bastante específicas. Os aneis solitários, mais tradicionais, são confeccionados em metais nobres, como ouro e platina, e possuem uma pedra preciosa em destaque, que se projeta para fora do aro, geralmente o diamante, que é o queridinho. No entanto, rubis, safiras, esmeraldas e até pérolas são utilizadas na fabricação de anéis de noivado.

Tradicionalmente, após o pedido de casamento, a noiva usa o anel de noivado em seu dedo anelar esquerdo durante todo o noivado. A partir do casamento, ele pode ficar preso pela aliança no dedo anelar da mão esquerda.

As alianças aparecem em um momento posterior ao pedido de casamento. Ao contrário do anel de noivado, que costuma ser escolhido por ele e com pouca ingerência dela, as alianças são joias, em grande parte dos casos, escolhidas pelo casal. Elas entrarão em cena na cerimônia de casamento para simbolizar a união, os votos.

Alianças são usualmente confeccionadas geralmente em ouro amarelo 18K. É comum encontrar diamantes nos modelos femininos. Nesses casos, os diamantes não são projetados para fora do aro, como é o caso dos anéis de noivado.

O costume aqui no Brasil ainda é fazer o pedido de casamento ou noivar já com as alianças, que serão as mesmas usadas no casamento. Nesse caso, durante o noivado, o casal usa as alianças no dedo anelar da mão direita e, após o casamento, elas passam para o dedo anelar da mão esquerda.

De fato você não é obrigado a usar aliança ou anel de noivado, e seguir a risca os costumes e tradições. A regra é usar o que faz mais sentido para o casal.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorPajem rouba cena em casamento e encanta: ‘Ela duvidou e eu fiz’
Próximo artigoKaká e a noiva, Carol Dias, fazem o ensaio pré-wedding
Editora chefe da Revista Matrimoni e produtora de eventos corporativos e sociais, Assessora de casamento, e formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui