Início Casa&Decoração Arquitetos abordam a relação e a importância do quarto em casa e...

Arquitetos abordam a relação e a importância do quarto em casa e contam o que não pode faltar nessa composição

Fotos Luis Gomes

Em qualquer idade e fase da vida, o ambiente é, indiscutivelmente, o refúgio da casa para estar consigo mesmo, refletir, descansar e, até mesmo, se distrair.

É nesse ambiente que repousamos, vivemos nossos momentos interiores, curamos nossas dores e guardamos nossos objetos particulares.

Fotos Luis Gomes

Com a premissa de que os cômodos da casa devem transmitir o bem-estar para a vida, o escritório Andrade & Mello Arquitetura compartilha dicas para que o dormitório ‘abrace’ o estilo e momento de cada morador.

Com experiência e sensibilidade para entenderem cada perfil e desejos de seus clientes, os arquitetos do escritório Andrade & Mello Arquitetura, compartilham ideias e inspirações que revelam a premissa: não há segredo para tornar a decoração do quarto cheia de originalidade e funcionalidade. Confira:

1. Quarto infantil para meninas

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

Estrela do apartamento da família, o quarto das pequenas esbanja suavidade e alegria. Para a menina mais velha, de 3 anos, a cama com pegada montessoriana trouxe independência, pois pode brincar sem limites e com muita segurança.

Para a bebê, a cama baixa e o restante dos móveis sob medida dão conta do recado. A marcenaria conduziu toda concepção e o tom claro da madeira atuou como pano de fundo para a combinação atemporal de rosa e azul.

“Todos os projetos são especiais para nós, mas esse teve um adicional em nossa memória, já que acompanhamos toda a gravidez da mais nova e não sabíamos o sexo. Assim, trabalhamos com os sonhos da mamãe… um desafio total”, explica Erika Mello.

2. Quarto para pré-adolescente

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

O dono deste quarto é apaixonado pela saga Star Wars e isso reflete em toda a decoração.

Uma das prioridades foi a cama de baixa altura, já que o menino é um grande amante de videogames.

Nesse conjunto, os arquitetos pensaram na funcionalidade dos móveis para quando o garoto estivesse aproveitando seus games favoritos e, por isso criaram uma iluminação especial sob o tablado, permitindo que ele jogue confortavelmente com as luzes apagadas. “Na nossa primeira conversa, ele deixou muito claro suas paixões e o que esperava para o ambiente”, afirma Renato Andrade.

3. Para a adolescente romântica

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

O quarto é simples e aconchegante, combinando perfeitamente com a delicadeza da moradora adolescente.

A proposta de suíte foi modernizada, já que a área de banho não conta com divisórias. A cama de casal foi um pedido da cliente e entrou em harmonia com a parede e cabeceira.

Como detalhes, a poltrona com apoio para pés, na cor rosa, marcou todo o estilo de quem dá vida ao espaço. “Fluidez, conforto e simplicidade definem bem este projeto“, finaliza Renato.

4. Suíte Master

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

Composta por 34m², a suíte master não tem divisões entre o espaço de dormir e a área do banho. “É muito interessante trabalhar com esse tamanho para um quarto, já que hoje vivemos com uma realidade composta por apartamentos bem próximos desse tamanho”, revela Erika Mello.

Entre todos os pontos observados pelos profissionais, a cabeceira, com altura até o teto, foi concebida de olho na proporção com a área do quarto e trouxe ares de imponência para se traduzir como ponto de destaque do ambiente.

As duas faixas laterais dão um acabamento sofisticado e delimita o espaço de dormir, já que dentro dele existem outras áreas integradas, como o cantinho de leitura, o closet e o banheiro com banheira.

5. Tendência monocromática para casal

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

No briefing com o casal, duas prerrogativas: máximo conforto e a presença do rosa, cor favorita da moradora.

Os profissionais investiram na tendência do monocromático ao escolherem um tom para as paredes e outro para a cabeceira.

A madeira escolhida para as mesas de apoio cria um contraste para a composição, além de reforçar a atmosfera de aconchego.

A contemporaneidade para o ambiente se dá por cada escolha de Renato e Erika, que ainda investiram no destaque para a luminária preta de estilo minimalista.

6. Quarto de solteiro feminino

Foto: Luis Gomes
Foto: Luis Gomes

No quarto, a cabeceira, produzida em tapeçaria com estampa geométrica, segue até o teto e conta com uma faixa de espelho que acresce os ambientes pequenos e responde ao pedido da moradora.

Apaixonada pelo mundo da moda e maquiagem, atrás da cama o projeto posicionou o closet.

Para a penteadeira, o escritório buscou inspiração na cenografia dos camarins, combinando a iluminação ideal para as makes da moradora. “A ideia foi desenvolver um projeto urbano e feminino, já que nos encantamos pela personalidade da cliente”, finaliza Erika.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui