Brasília

Candidatos pedem impugnação do edital do Acesso UnB de 2022

Os autores da solicitação acham injusto o processo seletivo considerar notas de três edições do Enem para classificar alunos

Dois candidatos do Distrito Federal enviaram pedido de impugnação do edital do Acesso UnB de 2022 – seleção que oferece vagas para ingresso em cursos na Universidade de Brasília por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles procuraram o Ministério Público Federal, e o caso chegou ao gabinete do procurador-geral da República para análise.

O edital deste ano possibilita que os interessados concorram com as notas do Enem de três anos: 2019, 2020 e 2021. Segundo o texto encaminhado ao MPF, esses alunos consideram tal regra injusta, já que as notas de corte do exame variam a cada ano.

“Na maneira em que o edital foi publicado, não há igualdade de concorrência, pois as notas obtidas em diferentes anos do Enem não podem ser usadas como parâmetro de classificação. Ocorre que as notas do Enem não são delimitadas com mínimos e máximos iguais em cada ano, o que desvirtua a concorrência entre alunos com notas de anos diferentes”, escreveu um dos autores da solicitação.

Além de procurarem o MPF, os candidatos afirmam ter enviado o pedido ao Cebraspe, banca organizadora do processo. Procurada, a UnB informou que “não foi comunicada oficialmente sobre qualquer contestação relativa ao Edital nº 1 – UnB – Acesso Enem UnB 2022”.

Renata Matos entrou com uma das impugnações, e o filho dela ingressou com a outra. Segundo a candidata, é importante que o caso seja analisado o mais rapidamente possível. “Muitas pessoas estão sendo prejudicadas com essa regra”, frisa.

 

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.