- Propaganda -
Início Casa&Decoração Uma casa para desfrutar a brisa do mar

Uma casa para desfrutar a brisa do mar

A alegria do pequeno morador no sofá da sala de estar | Foto: Fabi Koren
- Propaganda -

Com uma decoração composta por peças artesanais e objetos decorativos divertidos, a casa localizada em Maresias, litoral norte de São Paulo, teve como premissa conforto, praticidade e móveis resistentes

Alegre, colorida e com cara de férias de verão: essas definições traduzem o projeto da casa reformada em Maresias, litoral norte de São Paulo, pelas arquitetas Carina e Ieda Korman, do escritório Korman Arquitetos. “Fazendo jus ao prazer de estar na praia e pensando no bem-estar da família inteira enquanto desfrutam o imóvel, trabalhamos uma decoração prática e inspirada no local”, destaca Carina, que selecionou móveis resistentes à umidade e a maresia no imóvel com 150 m².

Na sala de estar da residência de praia da família, tons brancos e o amadeirado prevalecem nas escolhas do décor | Foto: Fabi Koren

A varanda coberta é composta por uma mesa de centro em madeira de demolição e um sofá com estrutura de fibra sintética e bambu. Pensando na estética, conforto e, ao mesmo tempo, facilidade de manutenção, encosto e assento são envolvidos por capas que podem ser retiradas para lavagem periódica. Na parede um quadro de artesanato brasileiro com barcos de madeira do Depósito Kariri.

Na sala  de estar, a composição entre sofás brancos e pufes se revela como um convite para receber os moradores no descanso após uma caminhada na areia ou um dia de mar. A mantinha de lã da Trousseau Oficial marca presença para ressaltar que, casa de praia também é perfeita para desfrutar fora da temporada de verão. “Quem não gosta da tranquilidade de uma casa gostosa e a sensação de uma praia só para você mesmo agora, com a proximidade do inverno?“, reflete Ieda. Ressaltando o natural, um tronco de madeira faz as vezes de mesa lateral.

Madeira e materiais artesanais completam a área social da casa | Foto: Fabi Koren

Objetos coloridos e artesanais reinam na decoração do projeto. Na outra ponta da sala, o aparador, em madeira rústica, recebe elementos que remetem ao estilo praiano, como a réplica de um barco italiano Riva que o morador adora e o bar. Ao lado, uma poltrona com apoio para os pés se traduz como uma oportunidade para vivenciar o ócio e desfrutar a visão ampla de toda área social.

- Propaganda -

Na conexão com o segundo andar, que dá acesso aos dormitórios, a presença da escada com estrutura completa em madeira maciça chama a atenção. Prezando pela segurança de todos – principalmente dos pequenos –, o piso da escada é largo, proporcionando proteção ao pisar.

Projeto: Korman Arquitetos | Foto: Fabi Koren

Integrada ao estar, um pedaço da varanda coberta virou a sala de jantar com oito lugares transmite uma essência bucólica com a mesa em madeira maciça  e as cadeiras com estilo antigo pintadas em azul. No rebaixo da estrutura do teto, um ventilador traz frescor nos típicos dias quentes e abafados.

A casa, que era antiga e demandou uma reforma completa, ampliação as sala de estar, renovação de todas as instalações hidráulicas e elétricas, bem como a substituição dos caixilhos de madeira, com portas de correr e de vidro, que foram desenhadas pelas arquitetas e permeiam a edificação.

Detalhes da cozinha | Foto: Fabi Koren

A cozinha com formato corredor ganhou um aumento de área, criando um nicho com bancada de madeira e o acompanhamento de banquetas para tomar o café da tarde ou degustar uma fruta. Na parte superior, a prateleira recebe as travessas que ficam expostas para o uso no dia a dia. O charme fica por conta do revestimento decorado da Portobelloshop.

Detalhes sutis evocam a brasilidade no quarto do casal | Foto: Fabi Koren

No dormitório principal da residência, a leveza e a simplicidade dos tecidos de algodão, em uma alusão ao estampado do tradicional tecido de chita – originário da Índia, mas que marcou o Brasil depois que os portugueses trouxeram o material têxtil para cá. A alegria dos florais e estampas de trama simples e cores intensas foi eleita como a ‘cortininha’ que fecha a parte inferior do móvel lateral. O bordado das almofadas e travesseiros complementam com a manta amarela.

Sobre a Korman Arquitetos

Com mais de 35 anos de história nos segmentos residencial, corporativo e comercial, o escritório conta com diferentes gerações no comando dos projetos personalizados e exclusivos realizados no Brasil e exterior. Carina se juntou aos pais, Silvio e Ieda, para juntos darem forma a trabalhos criativos com uma linguagem moderna e atemporal, assinando reformas dos mais variados estilos e concebendo espaços do zero, passando pelo acompanhamento da obra até a finalização da decoração. Com participações nas principais mostras de decoração, como CASACOR, o trio já teve projetos evidenciados nas principais publicações da área.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
- Propaganda -

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui