Início Notícias Por que o Dia dos Namorados é comemorado em Junho?

Por que o Dia dos Namorados é comemorado em Junho?

24

As comemorações do Valentine’s Day, nos Estados Unidos e na Europa, tiveram início bem antes do Dia dos Namorados no Brasil. A data começou a ser celebrada na Roma Antiga no século V.

A teoria mais conhecida é de que Valentim era um padre romano que foi condenado à pena de morte no século III pelo Imperador Claudius II, o Gótico, que aboliu os casamentos naquele século por acreditar que homens casados se tornavam soldados inaptos para batalhar.

Claudius ll tinha a ideia de que solteiros, sem responsabilidade familiar, poderiam render melhor no exército.

Valentim, então, defendeu que o casamento dava sentido ao mundo por fazer parte dos planos de Deus. Por isso, ele passou a infringir a lei e celebrar cerimônias secretas. Quando o Imperador descobriu, o padre foi preso e sentenciado à morte no ano 270 d.C.

Durante o período em que ficou preso, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia da execução, ele enviou uma carta de amor à moça assinando “do seu Valentim” o que originou o costume atual de enviar cartões para a pessoa amada no dia 14 de fevereiro, de acordo com a cultura americana e europeia.

Acredita-se que São Valentim não tenha sido apenas uma pessoa, mas pelo menos três.

Uma delas é um bispo de uma cidade próxima a Roma, na atual Terni, e a outra, um mártir da África. Como não se sabe muito sobre essas duas outras figuras, o padre de Roma acabou se tornando o mais conhecido dos padroeiros dos namorados.

Mas a data passou a ser efetivamente comemorada a partir do século V, quando o Papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim, classificando-o como símbolo dos namorados.

No Brasil, a comemoração tem origem comercial, desde 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que durante o mês de junho ocorria uma queda nas vendas.

Para reverter essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória. Ele se baseou pelo sucesso do Dia das Mães, assim, Dória estabeleceu mais uma data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

“Não é só com beijos que se prova o amor”

O dia 12 foi escolhido por ser véspera da celebração de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

O santo casamenteiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui