Brasília

Entenda como empresas estão reinventando o cenário de propostas para quem almeja comprar imóveis na planta

O perfil do consumidor realmente está passando por transformações significativas, especialmente no que diz respeito a escolhas conscientes e investimentos criteriosos. A busca por investimentos sólidos e que tragam retorno financeiro tem levado muitas pessoas a considerarem o mercado imobiliário como uma excelente opção.

No Distrito Federal, por exemplo, o mercado imobiliário tem apresentado números impressionantes, com um recorde na oferta de imóveis novos em todas as regiões e um ritmo de vendas positivo. Segundo a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), o setor superou as expectativas em 2023, alcançando um Valor Geral de Lançamentos (VGL) de R$ 4,6 bilhões e um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 3,5 bilhões. Ao longo de 12 meses, foram lançados 33 empreendimentos pelas empresas associadas, totalizando 5,6 mil imóveis novos disponíveis para os compradores.

Esses dados demonstram a confiança dos consumidores no mercado imobiliário como um investimento seguro e rentável. Seja para quem busca um imóvel para morar no futuro, para alugar e obter renda extra, ou simplesmente para não deixar o dinheiro parado, os imóveis se destacam como uma escolha sólida e inteligente.

Entretanto, outra questão que está evidente é a cautela de quem busca um imóvel na planta. Isso porque as pessoas querem entender a fundo, nos mínimos detalhes, o que está sendo empregado na construção do imóvel. Se os insumos utilizados condizem com o valor do investimento e com a qualidade do que será entregue. Nesse novo cenário, as construtoras seguem em um processo de reinvenção no quesito transparência e confiança para seus futuros clientes. E é nesse sentido que emergem os modelos de apartamentos técnicos dentro dos empreendimentos à venda.

Eduardo Aroeira, sócio-diretor da Apex Engenharia e Amir Jarjour, engenheiro e sócio-diretor da Jarjour Empreendimentos, revelam a abordagem estratégica da empresa diante das mudanças no comportamento do consumidor, especialmente no crescente interesse por imóveis na planta. Ambas as empresas que atuam no cenário de construção civil no Distrito Federal perceberam que a escolha de um produto nessa fase indica um engajamento desde o início do processo, levando-os a adotar uma abordagem detalhada para mostrar todas as nuances da construção dos imóveis.

Para Amir Jarjour, a evolução desse cenário é algo natural, pois as gerações mudam, e com elas, os comportamentos também se transformam. Ele explica que anteriormente, os consumidores costumavam se contentar com a apresentação de um modelo de unidade decorada, uma prática comum entre as construtoras. Para esses clientes, era interessante visualizar como a apresentação final do produto poderia ser. No entanto, hoje em dia, além da projeção da decoração, que continua sendo importante para que o cliente se imagine vivendo no espaço, há uma demanda crescente para ver os detalhes da construção. Os consumidores querem saber mais sobre os materiais utilizados, a qualidade da construção e como todo o trabalho foi realizado por trás das paredes.

“Essa mudança de perspectiva traz mais confiança aos consumidores na hora de adquirir um imóvel. Foi essa percepção que levou a Apex Engenharia a investir em atender essa nova demanda do mercado, fornecendo transparência e detalhes que antes não eram tão valorizados, mas que agora se tornaram essenciais para satisfazer as expectativas e ganhar a confiança dos compradores”, explica Aroeira.

No que consiste um apartamento técnico? 

Com dois modelos nesse viés já estabelecidos em Brasília, a Apex Engenharia apresenta a unidade técnica que mostra os detalhes estruturais e suas instalações com tudo que está por dentro das paredes, o que não é possível ver normalmente em uma visita.

Para os clientes é oferecido uma abordagem equivalente a um Raio-X de todo o sistema construtivo da unidade. Uma espécie de análise aprofundada das questões técnicas envolvidas, que muitas vezes as pessoas não conhecem, mas que fazem toda a diferença na conservação e manutenção do seu imóvel.

A abordagem proporciona uma visão detalhada com a instalações elétricas (preparação de infraestrutura para casa inteligente); cuidados com a instalação e estruturação das paredes internas e externas; cuidados com o reforço para instalações de equipamentos em teto e paredes; cuidados com impermeabilização de áreas molhadas (banheiros) e tubulação em shaft; tecnologia utilizada nos vidros e cuidados com o tratamento acústico das paredes da unidade.

Já em relação à estrutura, o sistema construtivo utiliza concreto com armadura de aço para criar elementos estruturais, como colunas, vigas e lajes. Essa técnica é amplamente utilizada na construção civil devido à sua durabilidade, resistência e versatilidade. Para as instalações hidráulicas, as empresas usam o sistema Pex, composto por tubulações flexíveis que têm a capacidade de se deformar e voltar ao estado inicial. É um sistema de ponta a ponta, sem conexões intermediárias, evitando vazamentos.

“Faz parte do nosso processo apresentar o empreendimento aos clientes com todos os detalhes, inclusive o que tem por dentro das paredes. Sem a ajuda visual fica difícil que as pessoas entendam e tangibilizem a qualidade do que está sendo oferecido. Itens como tubulações, acabamentos e outros são um exemplo disso. Por isso que veio a necessidade de ajudar o cliente a visualizar essas questões técnicas. Entendemos que assim, de forma didática e sensorial, o consumidor se sente mais seguro em relação ao investimento que será realizado,” finaliza Eduardo Aroeira, sócio-diretor da Apex Engenharia.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.