Brasília

Floresta Nacional de Brasília comemora 24 anos neste sábado (10)

Unidade de conservação é responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do DF. Espaço conta com trilhas para fazer de bike ou a pé; entrada é gratuita.

Floresta Nacional de Brasília (Flona) comemora 24 anos neste sábado (10). Criada em 1999, a área é uma das unidades de conservação responsáveis pela sobrevivência das nascentes que irrigam a maior represa do Distrito Federal, o Descoberto, responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água do DF.

A 22 km do centro da capital, a área de visitação fica ao lado da BR 070, próximo à Taguatinga. Atualmente, a cobertura vegetal da Flona é constituída de talhões de eucaliptos e pinus, pastos abandonados e áreas em recuperação que dividem espaço com importantes amostras de vegetação de Cerrado. São matas de galeria, campos úmidos (veredas) e campos sujos, campo limpo, campo de murundus.

Com entrada gratuita, a área tem trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta. No local está a maior trilha de Mountain Bike sinalizada em uma unidade de conservação do país: o Circuito Flona

Trilha da Floresta Nacional de Brasília, no DF — Foto: Agência Brasil/Reprodução

As trilhas da Flona

São 48 km que cobrem todos os tipos de terrenos alternados entre um estradão de terra e single track, com trechos técnicos, subidas íngremes e descidas em velocidade, tudo em meio a belezas naturais do cerrado. Há também percursos de 5 km14 km21 km27 km e 32 km para quem visita a Flona de bicicleta.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.