Início Casa&Decoração Geladeiras repaginadas: arquiteta Cristiane Schiavoni aposta em pintura e no envelopamento para...

Geladeiras repaginadas: arquiteta Cristiane Schiavoni aposta em pintura e no envelopamento para destacar cores fortes e efeito lousa para o eletrodoméstico

Independente do modelo e tamanho, o eletrodoméstico pode se destacar no ambiente. | Fotos: Carlos Piratininga
Publicidade

Item indispensável em qualquer cozinha, a geladeira ganha o protagonismo no ambiente graças as técnicas de envelopamento e pintura que vêm conquistando entusiastas de uma decoração moderna e diferente.

Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva o seu nome, a técnica de envelopamento, que se consiste em encapar a geladeira com material adequado, têm se tornado cada vez mais popular pela possibilidade de transformar a geladeira com um custo baixo, eliminando a necessidade de comprar uma nova. “Adoro usar este recurso, pois conseguimos transformar um item que, ou passa desapercebido ou está com ares mais antigo, em uma peça decorativa, alegre e super funcional”, explica.

A arquiteta afirma que os tipos mais comuns de envelopamento são os coloridos e aqueles que promovem o efeito lousa, utilizado para expor frases divertidas ou especiais para os moradores. “Como a procura deste recurso tem sido grande, o mercado dispõe de diversas opções de cores e estampas. Em relação ao material, o mais indicado é o de vinil adesivo e, em meus projetos, sempre conto com a experiência de empresas especializadas na aplicação”, indica.

A pintura também chega como uma opção para quem deseja dar um novo astral para o item alterando a sua cor padrão. “Pintar também nos oferece inúmeras possibilidades na decoração. Mas, como citei, indico sempre a contratação de um profissional especializado para não estragar o eletrodoméstico”, relata a arquiteta.

Como combinar?

Para quem deseja aderir ao novo estilo para geladeiras, mas não sabe como combinar a nova peça com a decoração da cozinha, Cristiane Schiavoni destaca que é importante analisar qual o estilo do ambiente e a proposta que se busca ter com o item repaginado: “A geladeira estampada ou colorida é uma peça que agrega  destaque. Assim, precisamos pensar no conjunto completo e refletir sobre a cor que melhor combinará com o restante do mobiliário”, ressalta a arquiteta

Nesse contexto, ainda deve-se definir que a geladeira se tornará a peça central da cozinha ou se fará parte de um conceito moderno no ambiente como um todo.

Separamos cinco ambientes assinados por Cristiane Schiavoni e que contam com as geladeiras em tons e efeitos renovados. Confira:

  1. Abraçada pela marcenaria
Marcenaria e geladeira revelam o amarelo intenso proposto para o décor. | Foto: Carlos Piratininga

Na hora de reformar esta cozinha, Cristiane Schiavoni já tinha programado em projeto a aplicação de detalhes coloridos na marcenaria. Porém, no decorrer da obra, a geladeira da cliente quebrou e deu lugar a um novo modelo, na cor branca. Conforme a cozinha foi ficando pronta, a moradora percebeu que o estilo do eletrodoméstico não se integrava com o restante e, dessa forma, Cristiane propôs o adesivamento com a mesma cor da marcenaria. “Ela topou na hora“, celebra.

A cozinha ganhou o tom de amarelo vibrante tanto nos móveis, quanto na geladeira, realçando a modernidade que contrastou no ambiente prioritariamente cinza.

2. Frase da família

Freezer com frases eleitas pela família foi posicionado na varanda | Foto: Carlos Piratininga

O freezer de apoio da área da churrasqueira foi repaginado e ganhou um novo significado para a família, já que as frases estampadas foram escolhidas com carinho por eles e ainda deixou o ambiente muito mais despojado, entrando no contexto do ambiente gourmet. A escolha do freezer é sempre um dilema, já que os fabricantes não produzem modelos bonitos. O adesivamento transformou a peça em um elemento decorativo e com significado para a morada dos clientes”, avalia Cristiane.

3. Geladeira de cinema

Geladeira ganhou o adesivo de um dos clássicos do cinema | Foto: Carlos Piratininga

A área gourmet desta família, que adora confraternizações, evidencia um décor pautado no contraste entre o preto e os tons de laranja presentes nos elementos. Seguindo o projeto, Cristiane já considerava envelopar a geladeira na cor preta, e foi conversando e entendendo o gosto dos moradores que nasceu a ideia de estampá-la com um dos filmes preferidos do casal: ‘The Godfather’.

4. Paixões estampadas

Geladeira adesivada com estampa de Kombi conferiu um ar despojado ao ambiente | Foto: Adriana Pastori

O cantinho preferido deste cliente era a área gourmet, pensada para receber seus convidados. A arquiteta tinha então a missão de produzir um espaço despojado e que refletisse a personalidade do morador. Envelopar com a imagem de uma Kombi foi solução encontrada por Cristiane para incrementar o modelo mais simples da geladeira adquirida para o projeto.

A decisão acertou em dose dupla nas paixões do cliente: além da Kombi, o verde notabilizado no painel da frente do veículo homenageia seu time do coração. “É claro que ele amou!“, relembra a profissional.

5. Original dos anos 50

A reforma da geladeira da década de 50 é um dos encantos da cozinha projetada para um chef. | Foto: JP Image

Os eletrodomésticos de hoje são incríveis – tanto pelo design, como também pelas configurações –, mas não há como negar que as peças da década de 50 continuam a esbanjar beleza! Projetada para um chef de cozinha, a arquiteta não teve dúvidas ao decidir pelo modelo da geladeira: elegeu um modelo original dos anos 50 para trabalhar a reforma com pintura. Com funcionamento perfeito, a estética do trabalho evidenciou o vermelho e um acabamento brilhante que impacta quem adentra ao ambiente. “Para nós, profissionais do décor, é um prazer dar vida nova para peças que seguem com um charme insubstituível. Eu amei resgatar essa geladeira, que apresenta cerca de 70 anos e segue com funcionamento perfeito. É fabuloso!”, finaliza.

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorCintia Dicker garante cerimônia de casamento com Scooby após pandemia
Próximo artigoLembrancinhas de casamento
Editora chefe da Revista Matrimoni e produtora de eventos corporativos e sociais, Assessora de casamento, e formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui