Brasília

Guará completa 55 anos: quais mudanças estão sendo construídas?

Da origem provinciana, como refúgio de trabalhadores braçais, a uma cidade pulsante e imobiliariamente valorizada

Nos últimos anos, especialmente na última década, o Guará testemunhou um avanço significativo em sua oferta de bens e serviços. Os setores gastronômico e de lazer floresceram, com restaurantes saindo dos shoppings e se espalhando pelas ruas. Eventos ao ar livre tornaram-se frequentes, reavivando o sentimento de comunidade entre os guaraenses. A cidade viu surgir novos prédios e quadras, refletindo um aumento na qualidade de vida e na valorização imobiliária.

No entanto, ainda há desafios a enfrentar. O aproveitamento pleno de espaços como o Cave e o Parque do Guará carece de uma estrutura adequada. A educação e a saúde também demandam investimentos, desde a construção de novas escolas e creches até a ampliação dos serviços de atendimento médico. Além disso, um aspecto notável do desenvolvimento urbano do Guará é o fenômeno da gentrificação, evidente em áreas como a Avenida Central e a Avenida Contorno do Guará II: a revitalização dessas regiões atrai uma classe econômica mais favorecida, resultando em conflitos com estabelecimentos tradicionais e uma reconfiguração do tecido social.

No contexto das mudanças em curso, destaca-se o conceito de cidade inteligente, que ganha relevância no planejamento urbano do Guará. Projetos como o Hackacity Guará buscam encontrar soluções inovadoras para os desafios da cidade, incentivando o desenvolvimento tecnológico e a participação comunitária. Rafael Souza, coordenador de Comunicação do Hackacity e presidente do Conselho de Cultura do Guará, destaca: “Durante a incubação, os empreendedores podem discutir e ressignificar o espaço urbano, com incentivos da nossa plataforma para o desenvolvimento inteligente da cidade”.

O Hackacity não apenas fomenta a inovação, mas também promove a integração da comunidade em busca de uma cidade melhor. Eventos como o TEDxGuará demonstram o engajamento dos guaraenses em discutir o futuro da cidade e encontrar maneiras de torná-la mais inteligente, agradável e sustentável.

Para a coordenadora do programa Hackacity, Cristiane Pereira, a incubadora de projetos oferece mentorias de capacitação, apoio e assessoria de imprensa para dar evidência aos incubados e seus projetos. “Damos todo suporte jurídico e administrativo, além de um cuidado pegando cada um pela mão, durante o período de incubação de seis meses”, explica.

Para Leonardo Ávila, presidente do do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal – Codese-DF, o Hackacity Guará permite que a inovação nasça de dentro da própria cidade. “Todos os organizadores estão pautados na participação voluntária, visão de futuro e planejamento, suporte técnico profissional, no foco no desenvolvimento econômico e social.

À medida que o Guará celebra seus 55 anos, é evidente o potencial de crescimento e transformação. Com a participação ativa da comunidade e o apoio de iniciativas como o Hackacity, a cidade está preparada para enfrentar os desafios do futuro e consolidar-se como um núcleo urbano vibrante e acolhedor. O aniversário é mais do que uma celebração; é um lembrete do compromisso coletivo em construir um Guará cada vez melhor.

O Hackacity Guará é uma iniciativa do Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

SERVIÇO:

Incubadora de Projetos Hackacity Guará

Local das aulas: Auditório da Administração Regional do Guará, QE 25 do Guará II

Período das aulas: Abril a Julho de 2024

Informações: https://hackacity.com.br/

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.