Início Viagens Jericoacoara: Paraíso Brasileiro

Jericoacoara: Paraíso Brasileiro

32
Pedra Furada - Parque Nacional de Jericoacoara

Jericoacoara é um santuário ecológico situado no estado do Ceará, cercado por Jijoca de Jericoacoara: 23 km; Camocim: 87 km; Itapipoca: 176 km; Parnaíba: 227 km; Fortaleza: 305 km.

Foi considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal Washington Post. Em 1984 tornou-se Área de Proteção Ambiental (APA), e posteriormente em Parque Nacional, em fevereiro de 2002, preservando uma área de cerca de 200 Km² repleta de dunas, manguezais, coqueirais, cavernas e lagoas de águas transparentes.

O Parque possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas até a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara.

A partir da Vila de Jericoacoara, os turistas têm a oportunidade de realizar diversos passeios para visitar atrativos como o Serrote, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça, além de passeios de canoa pelos belos manguezais do Rio Guriú, para avistamento dos cavalos-marinhos – Hippocampus reidi.

Serrote é o nome dado a duas colinas de aproximadamente 100m de altura que se destacam entre as grandes dunas de Jericoacoara. Visto do alto, o Serrote tem o formato de um jacaré deitado ou um “jacaré quarando ao sol”. Para os moradores mais antigos esse é o motivo do nome da vila que, segundo eles, era chamada antes de Jacarequara. Mas também existe uma explicação mais oficial para o nome: é a de que ele deriva do vocábulo tupi-guarani yuruco, que quer dizer buraco, mais cuara, que quer dizer tartaruga, formando a expressão “buraco das tartarugas”.

As lagoas de Jeri são encantadoras, a principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras.

As correntes de ar da região – considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos – conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia.

Quem conhece Jericoacoara não esquece jamais. A beleza das paisagens impressiona a todo o momento, neste paraíso onde são proibidas a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição.

Maravilha de Paisagem!

Por se localizar no extremo norte do estado do Ceará, Jericoacoara tem o mar tanto à leste como a oeste, sendo portanto um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no mar, o mesmo ocorrendo com o nascer e o pôr da lua.

Para ver o pôr-do-sol, o local mais procurado é uma duna gigantesca localizada do lado oeste da vila, conhecida como Duna do pôr-do-sol. Hoje a estrutura turística, com pousadas, hotéis, restaurantes e lojinhas, não impede a preservação de cenários naturais como este. O buggy, aliás, é essencial para se deslocar dentre estes ambientes fascinantes nos arredores.

A cultura dos estrangeiros locais influenciaram a gastronomia e criaram novos hábitos. Há grande variedade de receitas internacionais nos restaurantes, por outro o visitante tem de se adaptar a horários não convencionais: a maior parte das lojas fica fechada no começo da tarde (alguns estabelecimentos só abrem as portas no fim da noite). Devido a maior movimentação devido ao famoso pôr-do-sol, já citado anteriormente.

A energia elétrica se restringe a uma rede subterrânea que alimenta toda a vila, não há postes nas ruas, somente a luz das estrelas e da lua. O contato com a natureza é extremamente intenso e faz você mergulhar de cabeça dessa incrível experiência – nada de preocupações.

Tudo é muito simples e amplo, dando uma sensação de liberdade indescritível.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui