Início Casa&Decoração Lives em alta! Como iluminar corretamente o seu espaço de gravação

Lives em alta! Como iluminar corretamente o seu espaço de gravação

46
Luz, câmera, live Três cantinhos inspiradores! 1- Luminária de mesa com ar de cinema no projeto de Pietro Terlizzi; Pendentes redondos reguláveis no estar de Patrícia Cardoso de Mello; e spot direcionável no ambiente de Robert Robl (Crédito das imagens Divulgação Yamamura)

Em um período em que a maioria dos encontros têm sido virtuais, as lives, apresentações e reuniões online têm ganhado cada vez mais força e popularidade.

Muita gente pensa que apenas personalidades e youtubers podem ter um cantinho para gravações bem estruturado, mas todo mundo pode ter um espaço para lives charmoso. A Yamamura, referência em iluminação e antenada nas últimas tendências, mostra que, a partir da boa iluminação é possível arrasar nas transmissões via internet. Confira algumas sugestões!

Luzes de Apoio

O ideal é não contar somente com a luz central da sala, geralmente aquela proveniente do plafon ou lustre. Aposte também nas luzes de apoio, que são um ponto fundamental para que o espaço se torne ainda mais eficiente.

É possível complementar a iluminação com peças como arandelas, luminárias de mesa ou piso, pendentes e spots direcionáveis. Evite a iluminação superior e direta acima da cabeça, pois deixará o rosto com muitas sombras. Por isso, opte por luzes frontais ou laterais, que permitem que as feições apareçam de forma mais leve na câmera.

Para reuniões de trabalho, uma estante com livros e uma luminária de mesa no cenário são muito bem-vindos (Projeto Oliva Arquitetura com foto de Emerson Rodrigues)

Temperatura de Cor / Tipos de Luz

O branco quente (2400K a 3000K) é o mais indicado para essas ocasiões. Isso ocorre, pois esse tom mais “amarelado” valoriza os tons naturais de todos os tipos de pele e também deixa o cenário mais convidativo para quem assiste.

Quanto ao efeito, para que a iluminação não ofusque a visão de quem apresenta; e torne o ambiente homogêneo e agradável, a indicação é pela luz indireta (em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha para o ambiente, de forma leve), ou a difusa (que ilumina de forma uniforme e difunde a luz de forma mais geral).

Apresentações Musicais

Em caso de apresentações musicais ou culturais diversas, a recomendação é por fitas de LED RGB, com até três cores, a exemplo do vermelho, verde e azul. É possível optar por usar as três cores alternadas ou apenas uma selecionada por meio do controle remoto. Assim, o espaço poderá se tornar uma verdadeira casa de shows.

Philips Hue é uma linha de iluminação indicada para quem procura por algo mais exclusivo. Trata-se de um sistema de iluminação inteligente, com lâmpadas e fitas de led, que podem ser acionadas por meio de controle de aplicativo do próprio smartphone (dentro e fora de casa). Assim, podem trazer mais dinamismo para a live, principalmente para quem mexe com games, música, fotografia e vídeo, ao mudar rapidamente as cores e intensidades das luzes.

Balada em casa – Fita de LED Hue Lightstrip Plus e Lâmpada Hue 9.5w, ambas da Philips, que fazem parte de um sistema de iluminação inteligente, por meio de controle de aplicativo de celular. As peças estão à venda na Yamamura. (Fotos: Divulgação)

Cenário Perfeito

A preocupação com o cenário de fundo da live também é bem importante! Por meio do uso de fitas de LED ou de spots direcionáveis é possível evidenciar objetos decorativos e texturas, além de criar um clima mais aconchegante, ideal para que o expectador se sinta mais próximo.

Para quem quiser caprichar ainda mais, vale investir em luzes dimerizáveis (que aumentam e diminuem de intensidade de luz), tornando o espaço mais versátil. Outra opção bastante interessante, sobretudo para áreas externas, é o cordão de luz, indicado para ser instalado com lâmpadas de filamento.

Arandelas do tipo “camarim” à venda na Yamamura

Outras Peças Indicadas

Nas lives, o ideal para que as pessoas consigam ver os protagonistas da melhor forma, é a aplicação de luzes frontais, como é o caso das arandelas com efeitos mais uniformes. Na Yamamura, alguns itens que podem ser utilizados para esse tipo de funcionalidade são as chamadas luminárias “camarins”, peças com luzes indiretas (em que a iluminação se espalha melhor no ambiente) e, de fluxo luminoso mais alto, além de arandelas e plafons circulares.

 

Serviço Yamamura

Loja online: yamamura.com.br (Com entrega para todo o Brasil)
E-mail  comercial@yamamura.com.br

Atendimento Online (Orçamentos)

Whatsapp (11) 99737-2516 (Lojas Consolação, Lar Center e SBC)
De segunda-feira a sábado, das 11h às 19h

Whatsapp (19) 99897-2447 (Exclusivo Loja Campinas)
De segunda-feira a domingo, das 10h30 às 17h

Redes e Blog
Blog: blog.yamamura.com.br
Instagram: @yamamuraoficial
Facebook: yamamuraoficial
Pinterest: yamamuraoficial
Youtube: yamamuraoficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui