Início Casa&Decoração Qual seu estilo de banheiro?

Qual seu estilo de banheiro?

Definir um perfil para o seu banheiro transmitirá mais personalidade ao ambiente | Foto: Divulgação

Incepa preparou um guia completo para não errar na escolha

Para ajudar a escolher o estilo que mais combina com a sua personalidade, a marca dá dicas e referências das principais tendências de banheiros.

Cada vez mais percebemos a importância de ter um banheiro agradável em casa. Este espaço tão íntimo merece atenção, pois une as funções de higiene diária e relaxamento. Quanto mais a personalidade dos moradores for impressa nesse ambiente, mais confortável serão os momentos desfrutados nele. E você? Sabe qual é o seu estilo? Industrial, escandinavo, retrô, rústico, romântico, moderno, clássico e minimalista são alguns dos mais procurados.

Antes de escolher as características que mais te agradam, é importante ter em mente questões como tamanho, iluminação disponível, harmonia com o restante da residência e a funcionalidade. Além disso, o uso de materiais duráveis é imprescindível para alcançar o banheiro dos sonhos. A Incepa, especialista em louças e metais sanitários para banheiros, reúne, em seus produtos, beleza e qualidade, proporcionando mais tranquilidade aos usuários.

A marca preparou um guia completo para estabelecer o décor do banheiro que mais combina com sua personalidade e modo de vida. Confira a seguir:

1) Estilo industrial: 

O banheiro industrial destaca cores mais escuras e tubulações aparentes | Foto: Divulgação

estilo industrial surgiu em Nova Iorque, na década de 1950, quando antigos galpões e fábricas passaram a ser usados como residências, muitos mantendo os acabamentos originais. Ele é marcado pelo uso de paredes com revestimento de tijolo, assim como concreto, fiações, tubulações e estruturas aparentes. Charmoso, ele conquistou muitas pessoas ao longo do tempo.

Para transportar esse estilo aos banheiros, as proporções entre o mobiliário e o ambiente devem ser respeitadas, sobretudo em um espaço com o pé direito alto. Além disso, a fim de deixar o ar industrial ainda mais marcante, o projeto deve deixar as tubulações, tanto hidráulica quanto elétrica, expostas.

Com relação a cor das louças sanitárias, as brancas e com brilho alcançam um bonito contraste com um piso mais escuro, como o porcelanato que imita o concreto. As peças em tons de cinza preto, com acabamento matte, também oferecem um efeito muito interessante. Essas tonalidades estão presentes nas linhas BossNeo e Platinum, da Incepa.

Linha Neo tem bacia com caixa acoplada na cor Noir e acabamento matte | Da Incepa | Foto: Divulgação
Cuba de apoio Incepa, da linha Platinum, na cor Noir e acabamento matte | Foto: Divulgação

Os metais cromados funcionam perfeitamente nesse estilo. As linhas Boss e Platinum contam com modelos que unem beleza e qualidade.

2) Estilo minimalista: 

O estilo minimalista busca a tranquilidade dos ambientes | Foto: Divulgação

Regido pela famosa frase do arquiteto Mies Van Der Rohe “o menos é mais”, o minimalismo quer trazer paz e tranquilidade em oposição ao caos e confusão do mundo moderno. Para transmitir seu lema ao banheiro, o segredo é apostar em formas simples e em peças que unam decoração e utilidade ao mesmo tempo. A iluminação clara também é uma boa dica para quem se identifica com o modelo.

Dentro do portfólio da Incepa, as linhas de cubas Platinum e Loft, nas cores branco, preto e cinza, auxiliam nessa ambientação. As bacias sanitárias Boss e Neo também podem ser usadas. Quanto aos metais, as linhas Misano e Trentino para os monocomandos e Neo,para o chuveiro, completam o décor.

Linha Platinum, em Gris, com acabamento Matte | Foto: Divulgação
Bacia sanitária Neo, em Gris, com acabamento Matte | Foto: Divulgação

Mono comando Misano à esquerda e Trentino à direita, ambos com tecnologia Cold Start| Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

3) Estilo escandinavo:

Cuba de apoio Loft | Foto: Divulgação

Entre os estilos industrial e minimalista, temos o estilo escandinavo, que se caracteriza por ser mais clean, transitando por linhas retas e detalhes minimalistas. Para montar um banheiro seguindo essa tendência, o piso deve ser composto por peças hexagonais e, nas paredes, revestimentos menores nos formatos quadrados ou retangulares.

A combinação entre a bacia sanitária da linha Suite e cuba de apoio da linha Platinum, ambas brancas e com acabamento brilho são recomendadas para este estilo de décor | Foto: Divulgação

branco é a cor mais aplicada nos ambientes regidos por esse estilo. Sendo assim, as louças sanitárias das linhas Neo, Boss, Suite, First, Loft e Platinum, nos tons de branco brilho ou matte, tem tudo para compor perfeitamente o espaço. Os metais da Platinum, Neo, Boss e New, presentes no vasto portfólio de Incepa, conquistarão os apaixonados pela tendência escandinava.

Torneira de parede da linha Platinum | Foto: Divulgação

Os gabinetes podem combinar a madeira, material muito usado nas decorações desse tipo, com o branco. As linhas Loft, Suite e Zip, oferecidas pela marca, contemplam as características ideais para esse banheiro.

À esquerda, gabinete branco da linha Loft, acompanhado pela cuba de apoio. Ao lado, a linha Suite, com o lavatório em louça integrado ao móvel, na cor Wengue | Foto: Divulgação
A linha Zip combina a madeira, na cor Wengue, com o branco ideal para banheiros compactos| Foto: Divulgação

 

4) Estilo retrô: 

Ambientação de decoração retrô realizada pela Incepa | Foto: Divulgação

O retrô combina com aquelas pessoas que querem resgatar as memórias afetivas de outras épocas, compondo a decoração com toques de modernidade e tecnologia do presente. As peças usadas são releituras daquelas de antigamente, geralmente adaptadas aos dias de hoje. O resultado é uma atmosfera que gera a sensação de acolhimento, do feito à mão, do tempo passando mais devagar, ou seja, uma homenagem aos tempos de outrora.

Nos banheiros, cores emblemáticas dos anos 60, 70 e até mesmo 80, como o rosa, o azul bebê e o amarelo são bem comuns, tanto nas louças quanto nos revestimentos. O acabamento matte acrescenta ainda mais charme ao espaço.

Bacia sanitária e caixa acoplada da linha Boss, na cor Rose e acabamento matte | Foto: Divulgação

Cuba de apoio, da linha Platinum, nas cores Champagne e Rose, ambos com acabamento matte | Foto: Divulgação

5) Estilo rústico: 

O estilo rústico preza pelos elementos naturais | Foto: Divulgação

O rústico preza, principalmente, pelo aconchego e simplicidade, apostando em materiais naturais como madeira, cimento queimado, pedra, tijolo e cores quentes puxando para os tons terrosos. Outro elemento que compõe muito bem esse estilo é o uso das plantas, a “biofilia” que significa amor (philia) a vida (bio), termo popularizado por Edward Osborne Wilson. Ainda é possível combinar o rústico com itens modernos, como a bancada em madeira de demolição com uma cuba com linhas mais curvas. É importante, porém, ter em mente que, por se tratar de um ambiente úmido, a madeira deve receber um tratamento especial.

Cuba da linha Loft, na cor Noir, no acabamento matte | Foto: Divulgação
Bacia Boss, na cor Noir, acabamento matte | Foto: Divulgação

Nesse sentido, as louças sanitárias podem ser de cores escuras e com acabamento matte presentes nas linhas Loft, Boss e Neo. Já os metais cromados das linhas Trentino, First e Boss são ideias.

Para cuba de apoio, o monocomando bica alta Trentino, com tecnologia Cold Start, é o metal indicado | Foto: Divulgação
Chuveiro Boss | Foto: Divulgação

6) Estilo romântico: 

Cuba Platinum, com misturador Era | Foto: Divulgação

O banheiro no estilo romântico nunca sai de moda. Conhecido também como provençal, esses ambientes ganham itens de decoração com menos contraste, tons pastel e podem ter diversos tipos de combinações.

Uma proposta é usar louças sanitárias na cor Rose da Incepa que, ao harmonizar com uma bacia cinza, aflora esse romantismo. Se as paredes forem estampadas com desenhos florais, pátina, papel de parede ou tecido, escolha louças brancas com acabamento matte, criando um ar mais acolhedor. Combinando com espelhos vitorianos, o banheiro lembrará os romances dos séculos XVIII e XIX.

Cuba de apoio Platinum, na cor Rose e acabamento Matte | Foto: Divulgação

Bacia sanitária Neo, disponível em diversas cores e acabamentos. Na imagem, escolhemos as cores Branco e Gris, ambas no acabamento matte para aflorar o romantismo | Foto: Divulgação

 

7) Estilo moderno: 

O banheiro em estilo moderno preza pelas linhas retas, cores neutras e um bom projeto de iluminação | Foto: Divulgação

Entretanto, se a sua personalidade for mais ligada aos tempos de hoje, o estilo moderno é o seu par perfeito. Valorizando as tecnologias, ele prioriza formas retas, cores mais neutras e poucos elementos. Outra dica importante para montar um banheiro moderno é investir em um bom projeto de iluminação, o que realçará a decoração. Assim, usar lâmpadas de LED nos espelhos,recurso comum para ampliar os ambientes, dá aquele toque final.

Para escolher as louças sanitárias, o ideal é buscar as peças brancas ou com cores mais neutras, como o champagne com acabamento matte. Os metais cromados combinam em um espaço cheio de surpresas. A presença da tecnologia nos equipamentos também é muito valorizada nesse estilo.

Cuba Platinum champagne com acabamento matte | Foto: Divulgação
Monocomando bica baixa da linha Misano, com tecnologia Cold Start | Foto: Divulgação

8) Estilo clássico: 

Bacia Neo e Cuba de apoio Platinum / Foto: Divulgação

Ao contrário do moderno, o clássico é inclinado ao uso de detalhes rebuscados, formas torneadas e cores elegantes como dourado, prateado e branco. Atemporal, suas diretrizes são o luxo, a sofisticação e bastante informação visual. Dessa forma, os banheiros que seguirem esse perfil precisam ter a presença do mármore ou do porcelanato com padrão marmorizado.

Cuba da linha Ocean | Foto: Divulgação
Bacia sanitária Neo, em branco matte | Foto: Divulgação

Além disso, espelhos com molduras trabalhadas, metais e louças em linhas retas ajudam a reforçar o classicismo. Por sempre se modernizar, esse desenho independe da época para ser bonito.

Misturador de mesa Neo | Foto: Divulgação
Sobre a Incepa

Desde 1952 tem o privilégio de fazer parte da sua vida. Fundada na cidade de Campo Largo, no Paraná, pela marca suíça Laufen a Incepa iniciou a sua jornada como fabricante de pisos cerâmicos, e em 1976 iniciou a fabricação de louças sanitárias. Em 1999, foi comprada pelo Grupo espanhol Roca, líder mundial no segmento de louças sanitárias, integrando o portfólio das marcas da Roca Brasil. 

Estamos presentes no seu lar em cada momento, em cada fase, em cada nova conquista, oferecendo soluções completas para banheiros com amplo portfólio em louças, metais, móveis, banheiras, assentos sanitários e revestimentos para espaços residenciais e corporativos. 

Sempre trabalhamos para realizar sonhos, entender as diferentes realidades, criar a possibilidade de materializar seus desejos, pensando em soluções integradas que completem o seu lar e a sua história, afinal nós fazemos parte dela, e nos orgulhamos disso. 

Saiba mais em: 
Site: www.banheirosincepa.com.br
Showroom: Av. Brasil, 2188, Jardim América | São Paulo/SP
tel. (11) 3061-5266 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui