Brasília

Serviço de Deformidades de Face do HRSM completa quatro anos

Procedimentos são fundamentais para a recuperação da autoestima e qualidade de vida de pacientes, que celebraram a data nesta terça-feira (13) ao lado de profissionais de saúde da unidade

O serviço de odontologia e cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) fez um encontro nesta terça-feira (13) com profissionais de saúde, colaboradores, pacientes e convidados para celebrar os quatro anos do serviço de deformidades de face da unidade hospitalar. A atuação das equipes desse segmento tem sido fundamental para ajudar na recuperação da autoestima e qualidade de vida dos pacientes. O encontro contou com apresentações de colaboradores do HRSM – cirurgiões-dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e enfermeiros.

“As ações do serviço de odontologia, especialmente as que tratam das deformidades faciais, retratam a excelência do serviço e seguramente entregam a melhor experiência ao paciente”, destacou a superintendente do HRSM, Eliane Souza de Abreu.

Tratamento

Em 2022, nos meses de janeiro, fevereiro e maio, a equipe do serviço de odontologia e cirurgia bucomaxilofacial do HRSM registrou três cirurgias ortognáticas; de agosto a dezembro do mesmo ano, foram sete. Já no primeiro semestre deste ano, o serviço alcançou um número maior de atendimento: de janeiro a junho, foram oito cirurgias do tipo. “Espera-se que até o fim de 2023, por volta de dez  a 15 pacientes se somem a esse quantitativo”, estimou o ortodontista do HRSM Paulo de Tarso Neves dos Santos.

O tratamento ortodôntico, que prepara o paciente para a cirurgia ortognática, tem duração média de dois anos, período necessário para o alinhamento e preparação dos dentes, garantindo resultados satisfatórios e duradouros. “A equipe do HRSM se dedica incansavelmente a atender a todos os pacientes na fila de espera, buscando oferecer o tratamento necessário de forma eficiente e com máxima qualidade”, reforçou Erika Maurienn, chefe desse setor do HRSM.

A auxiliar notarial Maria Paula Gonçalves Abreu, 25,  manifesta gratidão por todo acolhimento recebido pela equipe de odontologia do HRSM. “Torço todos os dias para que todas essas pessoas que compõem essa equipe hoje possam continuar realizando sonhos, assim como realizaram o meu”, disse.

Sonho realizado

A cirurgia ortognática sempre foi um sonho para Maria Paula desde a primeira consulta com um ortodontista, há anos, quando ela soube que seu caso era cirúrgico. Em meados de 2019, o tão aguardado momento chegou: a consulta foi marcada e ela conheceu o médico ortodontista do HRSM Paulo de Tarso Neves dos Santos. “Ele me acompanhou durante todo esse tempo e ainda me acompanha. É um ser humano ímpar, de bom coração e atento aos detalhes”, destacou.

Maria Paula começou a utilizar aparelho ortodôntico e, dois anos depois, ainda no HRSM, obteve mais informações durante consulta com o cirurgião bucomaxilofacial José William Santos, responsável por sanar suas dúvidas e explicar como seria a cirurgia. Em 4 de janeiro deste ano, foi feito o procedimento cirúrgico. “O trabalho lindo que ele fez, eu admiro todos os dias em frente ao espelho”, ressaltou.

Para José William, transformar a vida de outra pessoa por meio da cirurgia ortognática é recompensador. “Me sinto extremamente feliz e com a sensação de dever cumprido, devolvendo saúde e autoestima. É um sentimento inenarrável. Só tenho a agradecer a Deus e ao hospital por permitir que nossa equipe ajude tantas pessoas”, disse. “Ver a sua transformação positiva nos lembra do propósito do nosso trabalho e nos motiva a continuar ajudando os outros da melhor forma possível”, completou Paulo de Tarso Neves dos Santos.

*Com informações do IgesDF

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.