Início Brasília Setor Bancário Sul passará por revitalização

Setor Bancário Sul passará por revitalização

Foto: Divulgação/Seduh
Publicidade

Reforma acontecerá nas quadras 1 e 2 do Setor Bancário Sul, por onde passam cerca de dezesseis mil pessoas por dia

O projeto de requalificação das Quadras 1 e 2 do Setor Bancário Sul (SBS) foi aprovado em reunião virtual pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Entre as melhorias previstas está mais acessibilidade, novas calçadas, arborização e reorganização do sistema viário da região.

Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o projeto teve a parceria do Centro de Espaços Públicos da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), na avaliação do diagnóstico do setor.

O trabalho, coordenado pela Arquiteta e Professora Gabriela Tenório, também conselheira do Conplan, avaliou os espaços públicos do SBS, assim como as condições de acesso, deslocamento e permanência da população que frequenta o local.

“Quero agradecer muito essa parceria que aproveita a produção do conhecimento da Universidade. O projeto traz ganhos importantes para a população de Brasília especialmente para pessoas com mobilidade reduzida, além de favorecer a conexão com os setores próximos e a circulação de pedestres no centro da cidade”, ressaltou Gabriela.

De acordo com o Diretor de Espaço Público e Qualificação Urbana da Seduh, Clécio Rezende, a proposta de requalificação restringiu-se às Quadras 1 e 2 por ter sido identificado neste trecho o maior fluxo de pedestres no setor, onde passam mais de 16 mil pessoas por dia.

“O objetivo é atender as demandas por acessibilidade no local, para isso serão construídas 16.495 m² de novas calçadas, além de rampas, facilitando o acesso para cadeirantes, idosos, pessoas com deficiência e outros com dificuldade de locomoção”, explicou Clécio.

Para garantir mais pontos de acesso à área, serão instaladas plataformas elevadas nos principais pontos de travessia para interligar o SBS aos setores vizinhos, como os de Autarquias Sul, Comercial Sul e Cultural Sul, facilitando o trânsito dos pedestres.

Já a arborização do setor contará com novas espécies nativas de cerrado e mais de 7 mil m2 de área verde e forrações resilientes para qualificar os percursos dos pedestres e torná-los, além de acessíveis, mais sombreados e agradáveis.

Próximo passo

Encerrada a etapa do Conplan, o projeto ainda precisa ser aprovado por portaria e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Em seguida, deverá ser encaminhado para a Secretaria de Obras (SO) para a elaboração dos projetos complementares, como drenagem, iluminação e sinalização viária, com o objetivo de viabilizar a implantação das melhorias.

Com informações da Seduh

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorBrasil perdeu 484.470 empresas no 3º quadrimestre de 2021
Próximo artigoPaulo Câmara acompanha ações de apoio aos municípios em situação de emergência

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui