Brasília

Terracap investe em pista de patinação de alta velocidade em Águas Claras

“Patinódromo” poderá receber competições nacionais, além de ser palco para a formação de novos atletas; Parque Sul recebeu R$ 8 milhões de investimentos da Terracap

Parte do projeto do Parque Sul de Águas Claras, uma pista de patinação de alta velocidade é a nova atração da região administrativa. Até então, no Brasil, havia uma única pista apropriada para a prática do esporte, localizada na Cidade de Sertãozinho (SP) – atualmente, no entanto, o espaço encontra-se desativado. O mais novo patinódromo brasiliense tem atraído de atletas profissionais a iniciantes e poderá receber competições nacionais.

O Parque Sul de Águas Claras está na última etapa de execução. O investimento da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) no local é de aproximadamente R$ 8 milhões. Na área de 30.403 m², além da pista de patinação, já foi realizada toda urbanização, com calçadas, gramado e plantio de árvores. Foram instalados, ainda, circuito de ginástica e parque infantil – ambos inclusivos, quadras de tênis e de vôlei de areia. O Centro de Atividades e o Módulo de Apoio compreende a última etapa do projeto, esta em andamento.

Segundo o presidente da Terracap, Izidio Santos, a Terracap devolve à população em obras os recursos arrecadados com as vendas de imóveis. Ele reitera que mesmo ainda em fase de finalização, o Parque Sul já mudou a rotina do morador de Águas Claras, ofertando mais qualidade de vida ao morador local. “É a mãe que pode levar as crianças a um parquinho, o idoso que pode realizar seu exercício diário, o jovem que pode jogar uma partida de vôlei, o atleta que passou a ter uma pista de patinação profissional”, exemplifica Izidio.

Há mais de uma década, Brasília vem formando atletas campeões nacionais, incluindo um campeão Panamericano e medalhistas Sulamericanos na patinação de velocidade. A pista prevista no projeto original continha 5 metros de largura. Para atender os anseios dos atletas profissionais em formação, o projeto foi adequado aos padrões internacionais, com alterações na metragem da pista para 6 metros, assim como na pintura, com revestimento de poliuretano antiderrapante, e proteção na lateral, com altura de 1,30m.

Não faltam elogios do treinador da Equipe Jaguar de patinação, Cleber Dalapícolla. “A pista está linda, é perfeita para a prática da patinação de velocidade e a gente precisava mesmo de um local assim, pois é a única no Brasil.” Ele conta que a equipe se arriscava treinando em estacionamentos e na rua. “Agora temos um local apropriado e seguro”, acrescenta. Dalapícolla diz que percebeu que o patinódromo tem atraído muitas pessoas, gente curiosa para ver os atletas patinando em alta velocidade, além de pessoas querendo aprender a patinar.

Embora já utilizada pela população, a pista ainda não foi inaugurada, faltando receber o revestimento de poliuretano antiderrapante. Uma equipe de São Paulo virá à Brasília para finalizar a adequação do patinódromo.

O parque Sul de Águas Claras fica na rua Babaçu, próxima à esquina da rua 25 Sul, em frente ao hospital Brasília Águas Claras.

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.