Início Casa&Decoração Time de arquitetos ensina como aproveitar as liquidações de janeiro

Time de arquitetos ensina como aproveitar as liquidações de janeiro

44

Com expertise na área, os escritórios Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores, Dantas & Passos, Karina Korn Arquitetura, Infinity Spaces, Andrade & Mello Arquitetura e Oliva Arquitetura revelam os truques para não cair em cilada durante as promoções de início de ano

No mês de janeiro, as lojas de móveis aproveitam para liquidar os produtos e abrir espaço para as novas linhas. Para ajudar a aproveitar bem cada desconto, reunimos as orientações e dicas com os melhores arquitetos.

Assim como nas lojas de roupas que trocam de coleção e fazem as famosas queimas de estoque em janeiro, as lojas de móveis aproveitam a virada do ano para liquidar os produtos e abrir espaço para as novas linhas.

Mas vale a pena comprar?

Durante o mês de janeiro, grande parte das lojas apresenta descontos imperdíveis, pois costuma trocar o showroom. “Nesta época, elas se preparam com antecedência negociando com os fornecedores para poder oferecer bons descontos aos consumidores. Sempre indico para os meus clientes aproveitarem esta época do ano, mas, claro, com muita atenção e pesquisa porque sempre pode ter alguma cilada”, revela Cristiane Schiavoni, do Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores.

A arquiteta Karina Korn, do Karina Korn Arquitetura, reitera: “Em época de liquidação, temos que ficar de olhos bem abertos. É essencial saber o preço real da mercadoria, ter feito orçamentos prévios para ter certeza dos descontos”, fala Karina.

Para a arquiteta Erika Mello, da Andrade & Mello Arquitetura, vale a pena visitar diferentes tipos de lojas, tanto de mobiliário como de objetivos decorativos. “É uma época boa para adquirir tanto móveis como tapetes, almofadas, acessórios e adornos de parede. Vale a pena conferir e comparar os preços. Mas nada de sair comprando a primeira peça que encontrar na frente só porque o preço está bacana. Ter essa consciência é importante. Se der para aproveitar o momento e o produto se encaixar no seu ambiente, vale muito a pena”, finaliza Erika.

Pesquise com antecedência

A opinião dos arquitetos é unanime: antes de tirar a carteira do bolso, é preciso de muita pesquisa. E não é só preço que você precisa saber antes de adquirir uma peça nova. “Antes de ir às compras, procure por lojas com credibilidade no mercado. É importante comprar em estabelecimentos confiáveis que estejam bem estabelecidos e com endereço fixo. Afinal, estar informado é meio caminho andado”, recomenda Danielle Dantas, do Dantas & Passos Arquitetura. Sua sócia, Paula Passos, completa: “Pesquise marcas e valores em diferentes estabelecimentos. Visite pessoalmente as lojas em promoção, não escolha nada por fotos ou sites. Não compre por impulso e defina antes de ir às lojas um valor prévio do que pretende e pode gastar.”

Primeiros passos

Após pesquisar as lojas de confiança e qualidade, é importante fazer uma análise sobre tudo aquilo que precisa, como explica a arquiteta Cristiane Schiavoni: “A grande cilada de qualquer liquidação é comprar o que não está precisando, por isso, o planejamento é primordial. Planejar o espaço é o primeiro passo. Depois, pesquisar nas lojas para ver qual é o melhor custo-benefício”, diz Cristiane.

As arquitetas Bianca AtallaElisa Ju e Fernanda Mendonçado Oliva Arquitetura, lembram também da importância de analisar o que você já tem. “O ideal é avaliar bem cada peça e pensar em como ela se insere na sua decoração atual, para não acabar com um elefante branco nas mãos. Por isso, para aproveitar bem os descontos, selecione lojas de qualidade e avalie bem as proporções das peças e como elas serão inseridas no espaço”, fala Fernanda.

As profissionais do escritório Dantas & Passos Arquitetura dão uma dica de ouro: “Se está em dúvida, peça ajuda a um profissional da área, para que juntos vocês possam verificar tamanhos, cores, materiais, etc. Tudo isso para a decisão mais correta de compra. As peças escolhidas com certeza devem ter um bom design e conforto, mas antes de tudo, devem ser inseridas naturalmente ao ambiente”, completa Paula Passos.

O que levar em conta antes de comprar

Como muitas peças em promoção se tratam de itens que estão expostos no showroom, a atenção com o estado da peça é imprescindível. “Vale analisar o estado de cada item, verificar arranhões em pintura, manchas nos estofados, alinhamentos das portas, etc. Isso é essencial para garantir que você ficará satisfeito com sua compra”, lembra a designer de interiores Giseli Koraicho, da Infinity Spaces.

Além do estado das peças, outras coisas pedem atenção redobrada, por isso, anote as dicas do escritório Dantas & Passos: “Verifique os prazos de garantia e entrega. Leia com atenção os contratos da venda, afinal, não é porque você está pagando um preço menor que deve abrir mão da qualidade”, revela a arquiteta Danielle Dantas.

De olho nas tendências

De nada adianta comprar um móvel ou item decorativo que já está ultrapassado. Por isso, vale a pena identificar o que é tendência na arquitetura de interiores antes de adquirir qualquer nova peça. Separamos alguns itens que continuam em alta na decoração em 2020:

  • As profissionais da Oliva Arquitetura apontam como tendência o Classic Blue, eleito pela Pantone para 2020: “Em 2020, o azul veio com tudo na decoração. A cor está presente em diversas aplicações, seja em peças de mobiliário ou superfícies de parede. Quanto ao design, estamos vendo já há um tempo o uso de mais formas curvas e orgânicas na decoração, e essa tendência que deve se manter ao longo do ano, fazendo par com o uso de materiais naturais e muita madeira”, fala a arquiteta Bianca.
  • “A tendência de 2020 está nas cores e decoração que remetem ao bem-estar. É algo que já vem de outros anos e vai se consagrar ainda mais em 2020. São cores como branco, cinza e outras que remetem a um ambiente sereno e relaxante”, revela Cristiane Schiavoni.
  • “Propostas de reaproveitamento de materiais com personalização e valorização da natureza estão em alta. Trazê-la para dentro de casa acompanhada de nuances como verde, azul e tons terrosos continua com tudo. Para completar e harmonizar os espaços, indicamos usar palhas, tecidos naturais, tecidos ecológicos e sustentáveis”, conta Danielle Dantas e Paula Passos.
  • A arquiteta Karina Korn dá a dica: “Outra tendência interessante que tem se fixado no décor é o tom sobre tom. Inspirações bacanas de ambientes monocromáticos têm aparecido cada vez mais. Aposte no menos é mais e, principalmente, em uma decoração que faça você se sentir bem em casa, muito além das tendências.”
  • Para quem vai adquirir revestimentos, a designer de interiores Gisele Koraicho, da Infinity Spaces, revela as tendências: “Azulejos quadrados e coloridos estão em alta. Assim como estampas com padronagens e paredes com colagens”, diz.
  • O arquiteto Renato Andrade finaliza sobre as tendências para 2020: “Acreditamos que os imperfeitos e o feito a mão vão continuar aparecendo em acabamentos e revestimentos. Materiais como cimentício, cerâmica e argila estão voltando com força na arquitetura de interiores”.

Para facilitar a rotina de compras de quem quer aproveitar as promoções, a designer de interiores Giseli Koraicho preparou o roteiro completo. Siga os passos e renove sua casa aproveitando as promoções sem cair em nenhuma cilada:

  • Antes de sair verificar o que realmente precisa trocar e o quanto pode gastar;
  • Acompanhe os preços antes da liquidação;
  • Confirme com a loja se o produto é novo ou reembalado. Em caso de devolução, veja se não estão com algum problema;
  • Verificar o custo de frete, taxas e serviços;
  • É importante considerar que as tendências de decoração estão sempre alinhadas com as tendências de moda. Imprescindível estar conectado em eventos, feiras e mostras.

Sobre Infinity Spaces Arquitetura e Interiores

Giseli Koraicho, designer de interiores formada pela Panamericana de Arte e Design, à frente da empresa Infinity Spaces, que atua na área de projetos de arquitetura e design de interiores, tem como principal meta tornar sonhos em realidade.

Atuante no mercado residencial e corporativo, Giseli, tem como principal objetivo manter-se sempre atualizada e em constante aprimoramento profissional. Só assim, acredita ela, conseguimos bem atender e superar expectativas. Cada projeto é encarado como único e é sempre um novo desafio – “Nada melhor após a conclusão de um projeto, sentir e comprovar que meu cliente sente-se acolhido no ambiente projetado e, mais do que isso, que sua personalidade está marcada dentro de cada um dos espaços”, diz a profissional que vem atuando no mercado há mais de cinco anos.

No mercado corporativo, Giseli, desenvolveu projetos para grandes empresas do mercado de escritórios, como a Infinity Officing Network (HQ Global Worplaces), que demanda não apenas ambientes personalizados, mas infraestrutura e total capacidade de adaptação de espaços de acordo com cada cliente.

“Escritórios são extensões de nossas residências, por isso o bem estar e a funcionalidade nesses locais devem ser tratados como prioridade na execução de um projeto. Hoje, passamos a maior parte de nosso tempo trabalhando e, por isso, sentir-se bem no seu ambiente de trabalho é essencial.”, acredita Giseli, que mantém seu foco nas necessidades individuais de cada empresa e na personalização de cada projeto corporativo.

(11) 3736-8600
www.infinityspaces.com
@infinityspacesarqdesign

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

Av. Imperatriz Leopoldina, 957, sala 1914, Vila Leopoldina, São Paulo
Tel. (11) 3649 4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni

Sobre a Dantas & Passos Arquitetura

A Dantas & Passos Arquitetura desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para os segmentos residencial e comercial. Atuando no mercado desde 1996, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos valorizam os projetos que os clientes possam realmente aproveitá-los.  Cores neutras e atemporais fazem parte da essência da dupla, que tem um vasto portfólio nas cidades de São Paulo, interior e Miami. “Buscamos sempre pensar em soluções exclusivas e feitas sob medida para cada cliente, sempre respeitando os sonhos de cada um. Participamos pessoalmente de todas as etapas do projeto, desde a criação até os objetos de decoração.”

Dantas & Passos Arquitetura
@dantaspassos.arquitetura

Andrade & Mello Arquitetura e Interiores

Formados em Arquitetura, Renato Andrade e Erika Mello são sócios-fundadores do escritório. Em 12 anos de trabalho, somam mais de 100 projetos entregues com a certeza de terem proporcionado aos seus clientes todo profissionalismo nas intervenções realizadas. Além de atuar nos projetos, devotam suas experiências profissionais ao ensino: ambos respondem como professores titulares do Centro Paula Souza e lecionam disciplinas no curso técnico de Edificações.

www.andrademelloarquitetura.com.br
@andrademelloarquitetura

Sobre a Oliva Arquitetura:

À primeira vista, quem observa a juventude do trio formado por Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o escritório Oliva Arquitetura e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.

Com especialização em reforma de interiores residencial, o escritório também atua com excelência em projetos comerciais e corporativos, desenvolvendo áreas comuns de prédios, como halls, e apartamentos decorados. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade são as marcas registradas de Bianca, Elisa e Fernanda, que juntas se dedicam à criação de ambientes atemporais com um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de tons e de materiais incomuns. Nesse caldeirão de ideias, apurado através de viagens, literatura, cinema e eventos nacionais e internacionais de design e arquitetura, tem sempre lugar para elementos bem brasileiros, como os tijolos e os ladrilhos hidráulicos.

Tel.: (11) 97178 2643 / (11) 99657 9979
www.oliva.arq.br
@oliva.arquitetura

 Sobre Karina Korn Arquitetura

O amor por arquitetura e decoração levou Karina Korn a uma jornada de 23 anos dando forma a residências, lojas, consultórios e restaurantes – tanto no Brasil, quanto internacionalmente, com projetos reconhecidos em Tel Aviv e Miami. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Karina também se especializou em decoração e design gráfico pela Escola Panamericana de Artes. Seu vasto portfólio conta com passagens em diversas edições da CASACOR, e mostras como a CAD Brasil, Artefacto e Favorita, além de ações sociais no Projeto Casa da Criança, contribuindo para a transformação de abrigos e creches infantis.

Prioriza sempre o excelente atendimento ao cliente junto à sua equipe multidisciplinar, do projeto ao acompanhamento das obras. Para ela, arquitetura e decoração são muito mais que projetar – significam realizar sonhos.

Tel. (11) 98848-6858 / (11) 98849-9669
karinakorn@karinakorn.com.br
www.karinakorn.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui