Início noticias-corporativas Presidente de Cabo Verde e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares instalam...

Presidente de Cabo Verde e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares instalam Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial

Publicidade

São Paulo, SP. 3/8/2021 –

Em sua segunda visita à instituição comunitária de ensino, Jorge Carlos Fonseca recebe a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro.

Em sua segunda visita à instituição comunitária de ensino, Jorge Carlos Fonseca recebe a Medalha do Mérito Cívico Afro-brasileiro. “É uma coincidência feliz estar no Brasil e poder participar da instalação do Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial, porque o mundo em que vivemos é complexo, com altos e baixos, com alguma dose de imprevisibilidade. Por isso, apoio e empresto minha solidariedade moral à Universidade Zumbi dos Palmares e ao reitor Jose Vicente, por esta iniciativa e a tudo que vem sendo feito em prol de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática”. A afirmação é do presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que, na tarde deste sábado (31/7), visitou pela segunda vez a instituição comunitária de ensino superior e, ao lado do reitor, instalou o novo Centro.

O presidente do país africano disse ainda que “quando vejo a criação de um centro como esse percebo que as metas de justiça, equidade e igualdade são uma luta comum e permanente. Nada está adquirido, infelizmente”. Ele destacou também que “a democracia rima com igualdade de gênero e racial e com o combate à desigualdade social, que é inaceitável”.

Já o reitor José Vicente disse que “estamos e continuamos sendo bastante desafiados a construir caminhos para uma pátria igualitária. Mas com esse grupo, vamos contribuir para a realização desses propósitos”. E desejou que, quando Fonseca voltar ao Brasil, “já tenhamos virado essa página”.

Sobre o Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial, o reitor afirmou acreditar que “vai produzir respostas para esses problemas” e lembrou que, mesmo durante o isolamento social exigido pela pandemia de covid-19, a letalidade policial continuou e que “78% dos jovens mortos eram negros”.

Integrante do novo Centro, o ex-ministro Aldo Rebello enfatizou que “em nome dos demais membros, saúdo a iniciativa de sua criação, bem como os feitos da Universidade Zumbi dos Palmares e do reitor José Vicente pela luta em favor das causas sociais”.

Ao final da cerimônia, o reitor e a secretária de Justiça da cidade de São Paulo, Eunice Prudente, entregaram ao presidente de Cabo Verde a Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro.

Também participaram do evento o cônsul de Cabo Verde em São Paulo, Emanuel Rocha; o ex-secretário da Justiça de São Paulo, Antônio Claudio Mariz de Oliveira; o ouvidor da Polícia de São Paulo, Eliseu Lopes; o secretário executivo do Clima, Fernando Pinheiro Pedro; Adriana Vasconcelos e Rodrigo Massi, representando a secretária de Relações Internacionais, Marta Suplicy; Felipe Costa, que representou o secretário da Educação de São Paulo, Fernando Padula; e Ingrid Soares, representante do secretário Municipal de Cultura, Alê Youssef.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Igualdade, Segurança e Justiça Racial tem como objetivo orientar e realizar debates e estudos voltados para o estabelecimento de políticas públicas e privadas antirracistas e de promoção da igualdade racial no âmbito da segurança pública e privada e da justiça.
O Centro é integrado por oito ex-ministros: Luiz Carlos Bresser Pereira/Fazenda (1987); Cristovam Buarque/Educação (2003-2004); Aldo Rebelo/Defesa (2015-16); Raul Jungmann/Segurança Pública (2018); José Henrique Paim/Educação (2014-2015); José Eduardo Cardoso/Justiça (2011); Edson Santos/Igualdade Racial (2008-2010); Elói Ferreira/Igualdade Racial (2010-2011) e Luís Inácio Adams/Advocacia Geral da União (93-2017).
Participam também juristas, educadores, médicos, antropólogos, físicos, artistas e profissionais das áreas da segurança pública e justiça.

Website: http://www.zumbidospalmares.edu.br

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Publicidade
Artigo anteriorFRT promove Rio Grande do Norte como destino da nova Campanha de Vendas
Próximo artigoSicoob UniCentro Br apresenta novas linhas de crédito

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui