Conhecida como Ateliê de Alta Costura dos Estofados, a empresa “meio italiana e meio brasileira”, que já atravessou
três gerações, têm como diferencial a produção artesanal em São Paulo
Uma casa na antiga Rua João Passalaqua, no coração do bairro do Bixiga em São Paulo, foi onde abrigou a primeira sede da Paschoal Ambrosio – empresa de estofados premium.
Móveis exclusivos, fabricação de peças sob medida, de forma mais artesanal, certamente é o grande diferencial da marca.
Resumindo a empresa reúne a tradição do passado e está sempre de olho no futuro para oferecer mais do que móveis, uma experiência memorável e inesquecível.
História
São Paulo é conhecida como a cidade que abraça todos os povos. E, foi exatamente assim, que aconteceu com a história da família Ambrosio.
O idealizador da marca, Paschoal Ambrosio (1912 – 1983), veio ainda na barriga da mãe da Itália para São Paulo (no principal período da migração italiana no Brasil). Sua família é natural da região de Nápoles, do município de San Giuseppe Vesuviano.
Desde jovem, Paschoal sempre teve muita facilidade para aprender, apenas observando o trabalho de outras pessoas. Nos anos 40, foi na Tapeçaria Alemã – uma das maiores do Brasil (que depois se tornaria Tapeçaria Paulista) – onde ele aprendeu muito, por meio do trabalho diário.
Contudo tempos depois, ele começou seu próprio negócio nos fundos de casa, em que morava com a família, na antiga Rua Passalaqua.
Com alma de artista e olhar atento aos detalhes, pouco a pouco ele foi conquistando a alta sociedade da época com estofados que impressionavam pelo conforto, durabilidade e beleza. Assim, nascia uma das mais tradicionais empresas de decoração do Brasil.
Fiore, filho de Paschoal, cresceu dentro da fábrica, herdou o encanto pela tapeçaria e o talento de seu pai. “Desde menino, ele me colocava para abrir crina animal e vegetal que utilizávamos para a confecção dos móveis, pois naquela época ainda não havia a espuma como a gente conhece hoje” lembra Fiore.
Na adolescência, Fiore a desmanchava sofás e almofadas, para entender como eram feitos e, depois, produzi-los. Por fim, também atendios os clientes. Tanto que, após a morte do deu pai, vários deles continuaram. “E, assim, eu segui os passos dele, aprendendo com a experiência”, afirma Fiore.
Ateliê de alta costura para estofados
Entre as peças confeccionadas há sofás, poltronas, cadeiras, pufes, cabeceiras e chaises. Acima de tudo há enorme cuidado com os detalhes.
Tamanho, altura, formato, tipo de tecido e outras particularidades podem ser escolhidas por você. Lembrando que você ainda consegue acompanhar todas as etapas do processo. E o melhor: com atendimento único, em que a própria família receberá você.
Além disso, a possibilidade de ter um móvel nas medidas e formas desejadas faz a peça ser única. Um mobiliário com valor sentimental, que muitas vezes, é passado para os filhos e netos, e que duram para toda a vida.
De olho no Futuro
Prova de que essa receita traz bons frutos é o fato de que os irmãos Camila e Luiz Ambrosio, terceira geração da família, agora seguem os passos do pai e avô e mantêm a essência da empresa, por meio de um olhar inovador e conectado.
Contudo desde anos 70 até os dias atuais, a empresa mantém a sede em uma simpática casa, também no Bixiga. Enquanto a fachada tombada remete à tradição, seu interior revela uma fábrica moderna e antenada com as tendências do mercado, por meio de uma gestão eficiente focada nos novos tempos.
“Eu e meu irmão aprendemos com nosso pai os verdadeiros valores da empresa. Esperamos prosseguir com essa história, sempre conciliando os avanços tecnológicos, um planejamento criterioso seguido à risca e a essência da marca”, afirma Camila Ambrosio, sócia da 3ª geração.
Grandes Momentos em SP e no Brasil
A empresa também esteve presente em momentos históricos, como por exemplo, a fundação de Brasília, em 1960. Ou seja, diversos móveis do Palácio da Alvorada foram confeccionados pela Paschoal Ambrosio.
Da mesma forma aconteceu com o Palácio Campos Elíseos e dos Bandeirantes, em São Paulo, no Governo de Abreu Sodré, entre outros endereços históricos como o Jockey Club do Rio de Janeiro, além do clássico Copacabana Palace nos anos 1960.
Entre os clientes grandes celebridades, tais como: Hebe Camargo que recebia seus convidados em casa com um legítimo sofá da marca, o ator Anselmo Duarte, famoso pelo clássico O Pagador de Promessas, e o cantor Silvio Caldas, que ganhou até uma cabeceira de cama personalizada com um violão tacheado, em sua homenagem.