Boas ideias para sair do óbvio no painel da TV
Funcional para resguardar os fios e cabos das Smarts TVs, a arquiteta Cristiane Schiavoni aposta em modelos que vão além da madeira pareada com a largura do rack
Eles surgiram para otimizar as instalações das primeiras televisões de plasma, quando houve a necessidade de fixar e organizar os fios e cabos, além de suspender o equipamento para fixação. Mas de lá para cá, com o advento das Smarts TVs dos mais variados modelos e tecnologias, os painéis de TV ganharam espaço não apenas por sua eficácia, mas pela forma como participam do décor de interiores de salas de estar e dormitórios.
Com uma certa predominância das versões em madeira, a arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente de seu escritório homônimo, afirma que é possível ir muito além e trabalhar com outros materiais que se alinhem ao estilo do projeto e que designe o devido destaque para a peça. “Além da beleza que entregamos ao ambiente, o painel é um grande auxílio para conquistarmos uma estética mais agradável e clean, já que ele nos possibilita ocultar toda fiação necessária para o conforto de sentar na frente da TV e assistir ao que se quer, seja os canais a cabo ou as tantas possibilidades de streaming“, avalia.
Com a abrangência que ela mesmo gosta de executar, a profissional já trabalhou com painéis realizados em vidro, porcelanato e drywall – inclusive, o sistema de estrutura metálica com fechamento de chapa de gesso é amplamente empregado pelo vão interno que possibilita a passagem da infraestrutura.
A seguir, acompanhe inspirações realizadas pela arquiteta Cristiane Schiavoni em seus projetos:
Dentro do conhecido ‘não tem como errar com um clássico’, nessa sala de estar a arquiteta trabalhou com o painel em uma leitura diferente: ao invés de facear apenas uma parte da parede, a marcenaria acompanhou o pé-direito e estendeu-se pelo teto. Com sua primorosa atenção aos detalhes, Cristiane ladeou a peça com boiseries que igualmente marcam presença em outros ambientes do mesmo apartamento.
Provando que a combinação de elementos é um ajuste muito bem sucedido para a realização dos painéis de TV, nesse home theater Cristiane combinou marcenaria e revestimento com efeito de pedra rústica e, para completar, encapsulou a extensa TV dentro de um vidro.
Em mais esse home theater, a marcenaria entrou em cena, mas dentro de uma outra roupagem diferente: além de ocupar toda a parede, o projeto realizado pela arquiteta envolveu as caixas de som e embutiu a TV na estrutura que ainda contemplou armários e prateleiras para outros equipamentos.
Não parece madeira, mas é: nessa sala de estar, a profissional, brincou com a maleabilidade de acabamentos e texturas para, de um lado ressaltar o efeito ripado e, do outro, construir nichos em uma estrutura que parece mármore. “O efeito ficou tão realista, mas na verdade se trata de um MDF com revestimento melamínico”, detalha Cristiane. De acordo com ela, esse detalhe complementa a parede oposta que também conta com esse visual.
Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.
Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.