Início Comportamento Casais em isolamento social: O que fazer?

Casais em isolamento social: O que fazer?

60

Desde que a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou oficialmente uma pandemia, milhões de pessoas ao redor do mundo passaram a ter que lidar com sentimentos desafiadores como a angústia, o medo e a incerteza.

As pessoas enfrentam a tarefa de gerir os relacionamentos com os parceiros, enquanto estão isolados em casa, durante semanas com pouco ou nenhum acesso ao mundo exterior.

O tempo em quarentena tende a intensificar as emoções, o que os psicólogos dizem que pode resultar num boom de natalidade ou em maiores taxas de divórcio.

Uma cidade na China noticiou um número recorde de pedidos de divórcio, o que, segundo algumas fontes, provavelmente se deve aos casais estarem mantidos em quarentena.

Nem todos estão totalmente isolados. Há muitos profissionais que estão em quarentena junto aos filhos, cônjuges e familiares.

Para alguns pode ser uma experiência maravilhosa, para outros um grande desafio. O momento pede por tolerância e adaptabilidade.

No caso de pais que estão com crianças e adolescentes em casa, é necessário reforçar as adaptações.

Aos casais, cuidado com as distrações. Seja pela vontade de ficarem juntos, permitindo que suas tarefas se acumulem, o que gera ansiedade, ou também devido aos conflitos que possam surgir pelo excesso de convivência. Lembrem-se, tenham paciência!

Em casos de ansiedade leve, uma boa conversa com quem você ama já é de grande ajuda.

Porém se você perceber que as sensações de medo, falta de ar, insônia, pensamentos de tensão constantes e irritabilidade não passam, não hesite em buscar apoio psicoterapêutico.

Muitos psicólogos e psicanalistas atendem pela internet, principalmente neste momento.

Estamos isolados mas não estamos sozinhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui