Casa&Decoração

Como aproveitar e otimizar os ambientes em aptos pequenos

Segundo a arquiteta Carina Dal Fabbro, plantas com espaços reduzidos demandam estratégias sob medida e algumas dicas precisas deixam o imóvel mais acolhedor

Há algum tempo, era uma total novidade e suscitava dúvidas sobre a possibilidade de viver com conforto. Mas atualmente, os apartamentos compactos se configuraram como uma realidade no mercado imobiliário. Se no passado o pouco espaço era sinônimo de uma morada apertada, com pouco armazenamento e com a sensação de faltar algo, a arquiteta Carina Dal Fabbro, à frente do escritório que leva seu nome, afirma que essa percepção ficou no passado. “Planejamento e boas ideias implantadas em um contexto coerente são capazes de resultar em transformações surpreendentes“, afirma.

Confira as dicas que ajudam os proprietários de aptos pequenos a concluírem a missão de ter a morada ao seu jeito:

  1. Cores claras oferecem amplitude no apartamento
    Para a arquiteta, a aposta em tons claros, seja nas paredes, piso ou móveis, é senso comum na arquitetura de interiores. Mas não faltam motivos para levar essa medida ao pé da letra. “A inclusão de cores mais fortes pode aparecer de forma pontual em detalhes decorativos, adicionando um charme muito bacana ao décor“, analisa.

    Combinado com os tons claros, nesse apartamento a arquiteta Carina Dal Fabbro investiu na integração da sala de estar e jantar. Ela explica que a aplicação da mesma tonalidade de tinta para revestir paredes propicia o refletir da luz, dando a impressão de um espaço mais amplo e arejado | Foto: Rafael Renzo
  2. Cozinha pequena: versatilidade com os eletrodomésticos e os utensílios
    Cozinhas de tipo corredor são costumeiras em apartamentos pequenos e os armários podem ser os vilões, caso sejam colocados em excesso. “Uma parede estreita pode comportar prateleiras ou um armário com nichos e gavetas, sendo uma ótima opção de projeto. Além disso, recomendo não adotar eletrodomésticos grandes para que os espaços sejam preenchidos de forma coerente“, avalia Carina.
    “Aprecio móveis versáteis, pois nos ajudam na tarefa de otimizar os espaços“, ressalta Carina. Ela também sugere o uso de mesas e banquetas com baú, forno com micro-ondas e torneira com filtro embutido, que são excelentes para ambientes pequenos.
  3. Aposte em nichos
    Os nichos são elementos práticos que auxiliam no aproveitamento de uma parede ou mesmo de uma sobra. Assim, são peças fundamentais para concepção de espaços com dimensões reduzidas.

    Na marcenaria da cozinha, o nicho abre um vão para atender, de forma personalizada, as necessidades diárias da família | Foto: Rafael Renzo
  4. Marcenaria Inteligente
    A marcenaria inteligente acompanha demandas específicas do local a ser instalada e podem oferecer múltiplas funções para o morador.

    Nesta sala de estar projetada pela arquiteta Carina Dal Fabbro, o rack da TV também faz às vezes de buffet para guardar os itens dos moradores. Na parte superior, o nicho com um armário ripado camufla o ar-condicionado, além de contribuir com o décor | Rafael Renzo
  5. Menos é mais
    Ao invés de preencher toda a parede com um sofá grande, a decisão por um modelo menor contribuiu com a ideia de oferecer uma área maior de circulação na sala de estar. O detalhe ficou por conta das duas cores na parede. | Foto: Rafael Renzo
  6. Organização com prateleiras
    Cada centímetro é de suma importância em um apartamento pequeno e, uma maneira eficiente de aumentar o espaço disponível é utilizar as paredes para armazenar objetos. “Há uma variedade de móveis aéreos, como as prateleiras, que podem ser instaladas nas paredes para armazenar objetos e liberar espaço no chão. Além disso, as paredes podem ser usadas para fixar quadros, espelhos e outros objetos decorativos, tornando o ambiente mais acolhedor e personalizado“, conclui.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura. Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado a cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação. O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obras, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura
www.carinadalfabbro.com.br
@carinadalfabbroarq

INSCREVA-SE E FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES, SORTEIOS E PROMOÇÕES

Invalid email address
Prometemos não enviar spam para você.  Pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento de nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.