Início Casa&Decoração Dia do Meio Ambiente: Cerâmica Atlas prioriza cuidados com a natureza na...

Dia do Meio Ambiente: Cerâmica Atlas prioriza cuidados com a natureza na fabricação de produtos cerâmicos

Destaque deste banheiro, o revestimento REC, referência Ischia (10 x 10 cm), produzido pela Cerâmica Atlas, reutiliza sobras da fábrica | Projeto Ketlein Amorim - Casa Cor RJ 2018 | Foto: André Nazareth
Publicidade

Hoje 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A importante data tem como objetivo conscientizar pessoas e empresas da necessidade de preservar o nosso planeta, pensando no hoje e também nas futuras gerações. Nesse sentido, a Cerâmica Atlas, com 56 anos de história e líder no segmento de pastilhas de porcelana, apresenta algumas ações presentes em seus processos diários, com foco na sustentabilidade.

“Consideramos as nossas pastilhas de porcelana um dos revestimentos mais duráveis presentes na arquitetura, a exemplo dos projetos de fachadas de prédios, entre outros usos, que se encontram há décadas lindos e intactos. O uso de produtos resistentes, que quase não pedem manutenção e nunca saem de moda, também ajuda a reduzir o descarte no meio ambiente”, acredita Cristina Ricciardi Brisighello, diretora da Cerâmica Atlas.

Entre as principais iniciativas estão o tratamento da água por meio de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a produção da linha de revestimentos sustentáveis REC, a partir da composição com resíduos moídos do próprio processo de fabricação, o descarte consciente de materiais, além da utilização de bicicletas para a locomoção interna nas dependências da fábrica.

Na fábrica, localizada em Tambaú, interior de São Paulo, a Cerâmica Atlas se preocupa com a gestão e controle dos resíduos sólidos classificados como perigosos (Classe I) e há uma estação de tratamento de efluentes | Foto: Divulgação

Estação de Tratamento de Efluentes

Da água utilizada na fabricação dos revestimentos, cerca de 80% é reaproveitada para utilização do processo fabril. Os demais 20% são utilizados na composição do processo das moagens de massa. Para isso, a Cerâmica Atlas modernizou a sua planta com a construção de uma estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Dessa forma, a água usada nos processos industriais da empresa é levada até a ETE através de encanamentos, que vêm dos setores de moagem de massa, moagem de esmaltes, prensas e esmaltação.

A capacidade de cada reservatório para tratamento é de aproximadamente 70 mil litros de água. Sendo assim, os reservatórios 1, 2 e 3 são dedicados ao recebimento da água a ser tratada (efluentes). Após os reservatórios alcançarem o nível demarcado de efluentes para tratamento, então são adicionados produtos químicos específicos para decantação (em que sua agitação é realizada com a utilização de ar comprimido). Após a decantação completa, a água limpa é transferida por meio de uma bomba para os reservatórios 4 e 5.

Após o processo de tratamento, os resíduos que ficarem depositados no fundo dos tanques serão bombeados para o equipamento Filtro Prensa, para que ocorra a prensagem (denominada Torta de Resíduo), e então o reaproveitamento posterior na composição da massa.

Linha REC

Os materiais (resíduos) do processo fabril que ainda não foram queimados, assim como os que já passaram pelo processo de queima, mas estão fora dos padrões de qualidade, são então destinados ao processo de moagem, para serem moídos novamente nos tamborões /moedores, se tornando parte da composição dos produtos da linha REC, que consistem em revestimentos cerâmicos, em diversas cores, no formato 10 x 10 cm.

Indicados para projetos arquitetônicos sustentáveis que priorizam produtos ecologicamente corretos, a linha REC atende às exigências de órgãos que conferem aos empreendimentos o certificado de sustentabilidade. Com essa coleção, a Cerâmica Atlas, mostra toda a sua preocupação e respeito com o meio ambiente. Na composição do produto final são utilizados materiais que seriam descartados pela fábrica, como: resíduos queimados/não queimados e bandejas refratárias.

Descarte de materiais e resíduos fabris

Foto: Divulgação Atlas

Os resíduos do processo fabril da Cerâmica Atlas são acondicionados em locais específicos para esse fim, que são devidamente pavimentados e protegidos, para que não ocorra nenhum tipo de exposição ou acidente ambiental.

Depois disso, o destino final é uma empresa especializada em gerenciamento de resíduos industriais, no caso em questão, a Eco Primos, após a emissão do CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental)que aprova o encaminhamento a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final, licenciados ou autorizados pela CETESB.

Outros tipos de resíduos considerados não perigosos ao meio ambiente, são destinados a coletores ou cooperativas da região, com o intuito de fortalecer as relações econômicas e sociais da cidade.

Parque fabril da Cerâmica Atlas | Divulgação Atlas

Bikes para locomoção interna

Com sede na cidade de Tambaú, interior de São Paulo, o parque fabril conta com mais de 100 mil m² de área construída, em que são produzidos mensalmente mais de 600 mil m² de revestimentos. Para facilitar o transporte interno entre os funcionários que vão de uma área a outra da empresa, a Atlas conta com bicicletas, que não poluem o meio ambiente.

Utilização de bikes para o transporte interno dos funcionários | Divulgação Atlas
Sobre a Cerâmica Atlas

Fundada nos anos 60 por Geraldo Ricciardi, empresário de grande visão e ousadia, a Cerâmica Atlas é líder nacional no segmento de pastilhas de porcelana. Em mais de 55 anos de trajetória, alcançou alto nível de qualidade, volume, variedade de formatos e cores, atributos reconhecidos pelo mercado brasileiro e internacional. Sua ampla expertise no desenvolvimento de pastilhas e revestimento para fachadas, piscinas e demais ambientes residenciais e corporativos permite oferecer com exclusividade pastilhas de porcelana e revestimentos, em diversos formatos e cores.

Cerâmica Atlas

Contato: (19) 3673-9600
Site: www.ceratlas.com.br
Facebook: www.facebook.com/CerAtlas
Instagram: @CeramicaAtlas

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Por favor insira seu nome aqui