Mesa de cabeceira: dicas e inspirações para diferentes estilos de quarto
Minimalistas ou multifuncionais? A dupla de arquitetas Claudia Passarini e Vanessa Paiva, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, orienta sobre como caprichar na escolha do apoio lateral da cama para deixar um ambiente organizado e harmonioso
Nos projetos de quartos, um item que jamais pode passar despercebido é a mesa de cabeceira. Além de contribuir para a estética diferenciada do ambiente, o móvel também é pensado para guardar itens e servir de apoio ao morador. Abajur, livro, óculos, copo com água, um objeto decorativo: a peça traz conforto no dia a dia e pode se tornar um dos destaques da decoração, brincando com cores, desenhos e materiais.
Mas como combinar? Qual o melhor estilo? É possível apostar em mesas de cabeceiras diferentes em cada lado da cama? Para responder às principais dúvidas, a dupla de arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, à frente do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, preparou uma lista de dicas e inspirações de ambientes onde esse pequeno móvel dá um show de design e funcionalidade.
Combinações Diferentes
Uma das principais dúvidas que permeiam esse assunto é se há necessidade de dois apoios laterais iguais, um de cada lado da cama. Para as arquitetas, tudo depende das dimensões do dormitório, do estilo do cliente e da proposta do projeto. Em um décor mais clássico, a opção por apoios laterais idênticos segue um padrão para não ‘destoar’ no conjunto. Mas, em propostas mais modernas, os móveis podem ser diferentes, propiciando mais personalidade ao ambiente e atendendo melhor a singularidade de cada morador.
Use a Criatividade
Em espaços com linguagem contemporânea, é sempre válido abusar da imaginação. Cadeiras, banquinhos ou mesas de diferentes alturas também podem fazer o papel de apoio de cabeceira. “Para decorar e trazer personalidade ao quarto, quanto mais criatividade, melhor. Então, abusar de materiais, tamanhos e desenhos fora do convencional é sempre uma ótima alternativa”, conta a arquiteta Vanessa Paiva.
Altura Recomendada
Para eleger a mesa de cabeceira ideal, tudo começa na medição da área disponível no quarto. O recomendado é que o móvel apresente o mesmo tamanho, ou bem próximo, da altura do colchão, de maneira que o dono (a) do quarto possa acessá-lo facilmente enquanto estiver deitado na cama. Também vale lembrar do quesito estético, já que a mesa de cabeceira deve ser funcional, pois não pode impedir a pessoa de se sentar ou se levantar da cama ou, ainda, bloquear a passagem do ambiente. Ainda é fundamental deixar, pelo menos, 15 centímetros da cama para a mesinha lateral a fim de não atrapalhar o caimento da colcha.
Sobre o escritório Paiva e Passarini Arquitetura
A parceria entre as profissionais Claudia Passarini e Vanessa Paiva é uma prova de que a sofisticação e a técnica trazem excelentes resultados. O escritório Paiva e Passarini já assinou mais de 600 projetos em mais de 14 anos de união, tendo como pontos de destaque o atendimento aos clientes e a qualidade técnica dos projetos. A dupla imprime a sofisticação de uma maneira que atenda às necessidades reais das pessoas, engenhosamente combinando a marca Paiva e Passarini com a expectativa dos clientes para realizar sonhos.
(17) 3235-2618
arquitetura@paivaepassarini.com.br | www.paivaepassarini.com.br
@paivaepassarini